Páginas

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PRIMAVERA COMEÇOU NO INÍCIO DA MADRUGADA

PRIMAVERA
A primavera começou aos 9 minutos da madrugada dessa quinta-feira. É a estação das flores e do início das chuvas, que serão muito bem vindas, não na forma de granizo, como em Guarulhos, na tarde de terça-feira.

EXEMPLO
Ildebrando, funcionário do ano da Câmara
O motorista Ildebrando Morais Ribeiro foi eleito o funcionário do ano de 2010 da Câmara Municipal de Taubaté. Ele obteve 70 votos, de 121 possíveis. Ivete Monteiro de Albuquerque, assessora do vereador Luizinho da Farmácia (PR) ficou em segundo lugar. A agente Glória Alice de Barros ficou em terceiro.
COMUS
A Diocese de Taubaté lançou ontem a revista Comus, que será bimestral. Entre os colaboradores está o padre Fábio de Melo, um dos ícones da música gospel brasileira. A direção editorial é do padre Kleber Rodrigues da Silva. Valquíria Vieira é a jornalista responsável, ficando a diagramação e a arte por conta de Diego Simari.

Valquíria Vieira e Diego Simari, da Revista Comus, órgão da Diocese de Taubaté
RESPOSTA
Recebi, do Museu Monteiro Lobato, instituição do governo do Estado, resposta a crítica feita nessa coluna sobre a situação do Sítio do Picapau Amarelo no dia 10 de setembro. Não farei nenhum comentário. Deixo o julgamento por conta dos leitores.
  • Os personagens citados no texto são estagiários contratados pela prefeitura e trabalham apenas 6h por dia, conforme a legislação vigente. De terça a sexta, há duas turmas que se revezam, mas aos finais de semana e feriados uma única equipe fica das 9h às 12h e das 14h às 17h, período em que há atividades para crianças.
·         Como o museu está localizado em um sítio, a poeira se acumula mais rapidamente. A direção informa que os originais de Monteiro Lobato que ficam nas vitrines são limpos uma vez por semana, às segundas-feiras, dia em que o museu fecha para manutenção. Por segurança, não é permitida a limpeza nos outros dias da semana. Já os livros da biblioteca (cerca de 9 mil títulos), segundo a direção do museu, são limpos com espanador de pó diariamente.
·         O museu acaba de passar por obras que incluíram a reforma do telhado, do sistema elétrico e da rede de telefonia. O telhado ficou pronto no final de julho, e, no dia 31 de agosto, foi reaberto o teatro do museu, com palco, som e iluminação novos e capacidade para 150 crianças sentadas.
·         O museu está cadastrando seus cerca de 9 mil livros em um programa especializado, com a intenção de, em breve, funcionar como uma biblioteca, emprestando livros. A maior parte desse acervo é composto por obras infantojuvenis.
·         Existe um projeto para restauro completo e requalificação do museu em desenvolvimento, que será apresentado ao Iphan e Condephaat, para apreciação e aprovação. O museu também aguarda uma aprovação do Iphan para dar início à manutenção de todo o parque arbóreo, incluindo a centenária jaqueira.
LOMBADAS
O vereador Rodrigo Luís da Silva, Digão (PSDB), pede à Prefeitura a instalação de lombadas na Cecap, na rua Estevam Soldi. Ele exagera na dose: “Muitos atropelamentos e colisões já ocorreram neste local”. Será?

TRÂNSITO
Já o vereador Alexandre Villela (PMDB) quer melhoria urgente nos semáforos de Taubaté. No requerimento, Villela justifica que o trânsito tem piorado nos horários de pico e que a manutenção dos semáforos é fundamental para solucionar o problema.

CAPIVARA
Um leitor me envia a informação segundo a qual 80% dos guardadores de automóveis de Taubaté tem passagem pela polícia, mas continuam “trabalhando” normalmente, deixando a todos preocupados. “É como deixar a raposa tomando conta do galinheiro”, conclui. A origem da informação é a Polícia Militar.

ÁGUA
A vereadora Pollyana Gama (PPS), solicitou à Prefeitura o prolongamento da rede de água do Barreiro até a estrada municipal Sítios do Barreiro. A água dos poços dos sítios é salobra e tem mau cheiro. Ela sugere parceria entre a Prefeitura e a Sabesp para a realização das obras.