Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

MARINA SUPREENDE E TIRA VOTOS E DILMA NO PRIMEIRO TURNO

SURPRESAS
As eleições reservam surpresas impossíveis de serem detectadas por institutos de pesquisa. Creio que estamos de acordo com isso. Assim, a votação expressiva de Marina Silva (PV) – 19.636.170 – a transforma no fiel da balança do segundo turno. Portanto, eleitor, não se fie em pesquisas eleitorais. O eleitor sempre tem uma surpresa para os mais apressadinhos.


TIRIRICA
Eleito deputado federal, Tiririca (PR) obteve em Taubaté exatos 8.186 votos, ou seja, 4,89%, dos 170.169 eleitores taubateanos que foram às urnas, fizeram questão de jogar seus votos na lata de lixo. Uma pena.

CHALITA
Gabriel Chalita (PSB) foi o segundo candidato mais votado do Estado, atrás do indefectível Tiririca. Em Taubaté Chalita bateu Tiririca, com expressivos 9.399 votos (6,4%). Chalita é de Cachoeira Paulista.


ALTA
A porcentagem de eleitores taubateanos que se abstiveram de votar nessas eleições chegou a 17,59% (36.327 votos). Os votos nulos e brancos para presidente, senador, deputado federal e deputado estadual diferem entre si porque o eleitor tem a opção de anular o voto ou votar em branco para cada um dos candidatos.

VOTAÇÃO
Os eleitores taubateanos deram 45.915 votos somente para os candidatos que se elegeram deputado federal e que são de outras cidades. Ou seja, os candidatos de fora levaram mais votos que os dados, por exemplo, para Henrique Nunes (PV), o mais votado em Taubaté.

FEDERAIS
Os candidatos de Taubaté a deputado federal obtiveram 64.670 votos, equivalente a 38% dos 170.169 eleitores que foram as urnas. Não estão descontados os votos brancos e nulos.

ESTADUAIS
Os candidatos a deputado estadual por Taubaté tiveram uma margem maior de votos: 89.388, ou 52,52% dos 170.169 eleitores da cidade. Também aqui não descontamos os votos anulados e os votos em branco.

CONCLUSÃO
Taubaté elegeu um deputado estadual – padre Afonso (PV), reconduzido a Assembléia Legislativa pela terceira vez. Com um pouco mais de esforço, com o número de eleitores que a cidade possui, Taubaté poderia ter eleito um representantes para a Câmara Federal. Com oito candidatos, não elegemos nenhum. Quem sabe na próxima?

DROGA
O vereador Rodrigo Luís Silva “Digão” (PSDB pediu à prefeitura de Taubaté a criação de leitos hospitalares específicos para usuários de droga, além da ampliação dos serviços de atenção aos drogados e qualificação dos profissionais de saúde da rede pública municipal.

VERBA
Digão disse que o governo federal tem mais de R$ 140 milhões para a ampliação da rede de atenção integral aos usuários de drogas, incluindo a capacitação de profissionais. A idéia do governo federal é implantar 6.120 novos leitos, dos quais 3.260 pela rede pública de atenção à saúde.

MEDICINA
A Universidade de Taubaté – Unitau – abriu inscrições para concurso público de residência médica. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro. Mais informações no site www.unitau.br, ou pelo telefone (12) 3525-4110.


ESPECIALIDADES
As residências médicas oferecidas são para as áreas de cirurgia geral, clínica médica, obstetrícia e ginecologia, ortopedia e traumatologia, pediatria e urologia. Os cursos duram três anos e são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).São oferecidas 26 vagas.