Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESCOLHA UM NOME PARA A SUA RUA

INCOMODADO
Alguém nessa Terra dos Guaianás (me perdoe, Barão) já se perguntou por que temos uma das principais artérias da cidade batizada de John Kennedy? Além de ter sido presidente dos Estados Unidos, o que este senhor fez por Taubaté?

ANÔNIMO?
Em 1963, ano de seu assassinato, por acaso Kennedy sabia da existência dessa cidade de cerca de 80 mil habitantes no interior do Brasil? Ou ele teria ajudado, anonimamente, o antigo Asilo de Velhos da cidade e não ficamos sabendo? Onde estavam “O Taubateano” ou “A Voz do Vale” que não noticiaram fato tão auspicioso e relevante para Taubaté?

INEXISTENTE
Como os jornais da época não deram notícia a respeito de uma possível ajuda de Kennedy ao Asilo de Velhos de Taubaté, presumo que essa ajuda nunca existiu.

QUEM PEDIU?
Fica a pergunta: a avenida John Kennedy recebeu este nome para atender a um pedido do Congresso dos Estados Unidos à Câmara Municipal de Taubaté? Ou existia, na época, algum político na cidade que tinha um parentesco longíquo com o presidente americano assassinado? Confesso que não sei.

SUGESTÃO
Quero sugerir aos vereadores da Câmara Municipal de Taubaté, agora que a cidade tem quase 280 mil habitantes, segundo o censo demográfico de 2010, e a assassinato de Kennedy, que ocorreu há quase 50 anos, não comove mais nem os norteamericanos, que o nome da avenida John Kennedy seja substituído por outro, de preferência que tenha ligação com Taubaté.

NOMES
Será que ninguém vai se lembrar de alguém que foi importante para Taubaté, que faça parte da história da cidade. Nomes não faltam. Amácio Mazzaropi, Cely Campello (assim mesmo, com seu nome artístico), Monteiro Lobato, Jaures Guisard e Guido José Gomes Miné, para falar dos que morreram. Com um pouquinho de esforço, e pesquisa, outros nomes aparecerão, com certeza.

AJUDA
Vou aproveitar a boa vontade dos leitores e solicitar a ajuda de todos. Pode ser para criticar os nomes sugeridos ou acrescentar novos nomes, não importa. Nomes importantes de nossa história não podem dar nome a ruas ou avenidas em locais de pouca importância ou de movimento pequeno. Vamos mudar o nome da avenida John Kennedy? Claro que podemos!

EXPLICAÇÃO
As assistentes sociais de Taubaté estão descontentes com a nomeação de Luciana Peixoto, primeira-dama do município, para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Elas protestam e dizem que Taubaté tem excelentes e competentes assistentes sociais.

INOCENTES
As assistentes sociais, acostumadas ao trabalho árduo de lidar com as carências humanas, não entendem porque o poder público não aplica recursos nos problemas sociais mais prementes. Coitadas. Mal sabem elas que a condução da política social em Taubaté, pelo que se pode prever, será meramente política. Continuem a trabalhar, meninas, e ajudem o povo a se conscientizar que o voto pode tirar do poder os politiqueiros.

CORREÇÃO
Escrevi, no Confira de ontem,19 de janeiro, que Isaac do Carmo é o presidente do PT de Taubaté. Na verdade, Isaac preside o Sindicato dos Metalúgircos. O diretório municipal do PT de Taubaté é presidido por Nilson Coutinho. O diretório municipal do PT taubateano reúne-se dia 13 de fevereiro, para debater sobre candidaturas às eleições municipais do ano que vem. Não mencionei a data da reunião na coluna  de quarta-feira por puro esquecimento. Desculpem-me.

SERGIPE
A Unitau participa este ano de mais um Projeto Rondon, no Sergipe. O embarque dos estudantes taubateanos deve ocorrer nesta quinta-feira (21) e o retorno está previsto para 7 e fevereiro.

HOLANDA
O jornalista Barbosa Filho, que retorna de sua viagem à Holanda na primeira quinzena de fevereiro, deve promover uma grande exposição sobre os Países Baixos em Taubaté, pois este é o ano a Holanda no Brasil. A Wikipédia ensina que os Países Baixos são formados por doze províncias e que é tecnicamente errado chamar os Países Baixos e Holanda que, são, na verdade, duas províncias, uma ao norte e outra ao sul dos Países Baixos, chamados de Holanda.

HISTÓRIA
Até meados do século XX, o atual Suriname era a Guiana Holandesa. A Guiana era Guiana Inglesa. A Guiana Francesa ainda existe, mas como um departamento ultramarino da França. Os holandeses chegaram a ficanar raízes em Pernambuco e no nordeste brasileiro, no século XIX. Maurício de Nassau foi o principal explorador holandês no período.

SEGURANÇA
A Câmara de Taubaté promete intensificar os trabalhos do fórum permanente de segurança criado o ano passado. Tomara que funcione.

INSEGURANÇA
Como acreditar na polícia quando um delegado, que deveria zelar pela segurança pública, age e forma discriminatória e covarde contra um cadeirante, inclusive agredindo-o com coronhadas de revolver? O policial, o delegado Damásio Mariano, agrediu um cadeirante porque este reclamou que o poliial havia estacionado seu veículo em vaga especial para deficientes físio.

AGRESSOR
Irritado por ter sido alertado, o delegado, afirmou o cadeirante, agrediu-o com uma coronhada na cabeça e a com o cano do revólver no rosto. O advogado contratado pelo delegado, afirmou na reportagem da Globo News, exibida nesta quinta-feira (20), que o delegado recebeu uma cusparada do cadeirante. E reagiu.

DESPREPARADO
O delegado Damásio Mariano mostrou-se despreparado psicologicamente para o cargo que ocupa. Ou é normal um delegado de polícia agir com tamanha violência conta um cadeirante desarmado? A Polícia Civil precisa ser mais rigorosa nos exames psicotécnicos de seus agentes. Queremos segurança! Delegado de polícia deve obedecer a lei e não tem o direito de estacionar em vaga para deficiente só porque é delegado de polícia. Espero que o inquérito que a Corregedoria de Polícia vai abrir contra o delegado, o puna com a demissão. Por enquanto ele continua trabalhando.