Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

VITÃO LARGA NA FRENTE EM ENQUETE DO JC SOBRE SUCESSÃO EM PINDAMONHANGABA

O JC produziu a primeira enquete sobre a sucessão municipal em Pinda. Como era de se esperar, o ex-prefeito Vito Ardito larga na frente. A divisão de candidatos, à primeira vista, favorece o candidato do PSDB, que mantém eleitorado cativo na casa dos 30%. Nada que não possa ser alterado até as eleições municipais do ano que vem.

NÚMEROS
Os números são significativos e demonstram o que já se sabe em Pinda: a preferência por Vito Ardito continua inalterada. Por isso o temor da divisão. Há os que defendem que um número grande de candidatos favorece o ex-prefeito. Foram consultados 952 eleitores nos pontos de ônibus da cidade.

PORCENTUAL
Vitão larga na frente quando o entrevistado é perguntado se sabe quem serão os candidatos à sucessão do prefeito João Ribeiro com 353 citações (30,5%) ou em qual candidato votaria dos nomes mais citados com 289 indicações (30,3%).

SEGUNDO
Paulo Sérgio Torino, recém-convertido ao PMDB e virtual candidato do partido à sucessão municipal, aparece em segundo lugar nas duas perguntas. Na primeira questão Torino foi citado por 217 possíveis eleitores (18,7%) e na segunda pergunta o número despenca para 91 (9,5%).

EMPATE I
A vice-prefeita Myriam Alckmin (PPS) e o vereador Isael Domingues (PV), disputam o terceiro lugar na preferência dos 952 consultados. Há empate técnico. Entre os possíveis candidatos citados espontaneamente pelos populares, Myriam Alckmin obteve 143 citações (12,3%) e Isael Domingues 123 (10,6%).

EMPATE II
Quando a pergunta é sobre qual candidato seria sufragado pelo entrevistado, Myriam Alckmin foi citada 36 vezes (3,7%) e Isael Domingues 34 (3,5%). Novamente, empate técnico entre eles.

VIRADA
Torino foi vereador pelo PFL (atual DEM) em 1996 e candidato a prefeito de Pinda em 2004 pelo mesmo partido. Na época, Torino disputava o eleitorado de Pinda com João Ribeiro, o que favorecia a candidata do PSDB Sandra Tutihashi, apoiada pelo então prefeito Vito Ardito.

HERDEIRO
Com a cassação da candidatura de Sandra Tutihashi nas eleições de 2004, boa parte dos votos da candidata do PSDD foi para Torino que, mesmo assim, foi fragorosamente derrotado por João Ribeiro..

DEPUTADO
Torino foi candidato a deputado federal pelo PSB nas eleições de 2010. Não se elegeu e permaneceu no partido até seu chefe, Paulo Skaf, decidir que ele deveria ir para o PMDB para ser o candidato do partido em 2012.

FUGA
Com Torino no PMDB, membros do PV de Pindamonhangaba estão se bandeando, pois não estariam dispostos a apoiar o vereador Isael Domingues. Pelo jeito, padre Afonso vai ter muito trabalho nos próximos meses.

BRONCA
O vereador Isael Domingues não gostou de uma brincadeira que teria sido feita pelo assessor do vereador Marcos Aurélio (DEM) sobre sua recente filiação ao PV. Edmilson Géia, o assessor de Marcos Aurélio, ouviu poucas e boas do vereador do PV.

TESTEMUNHO
A bronca foi testemunhada por funcionários da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Até quem estava na parte superior da Câmara ouviu a bronca em altos brados.