Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ELEITOR SABE QUAIS VEREADORES NÃO DEVEM VOLTAR À CASA DR PEDRO COSTA

A pesquisa feita em Taubaté pelo Instituto GPP nos dias 10 e 11 de setembro deste ano revela o que os eleitores pensam sobre os atuais vereadores e as possibilidades de cada um em 2012.

RESSALVA
É preciso, contudo, ressalvar que o vereador Digão (PSDB) e a vereadora Graça (PSB) foram pesquisados com seus nomes reais e não pelos apelidos com os quais são conhecidos. Digão foi pesquisado como Rodrigo Luís Silva e Graça como Maria das Graças Oliveira.

PREJUÍZO
Digão (3,9%) e Graça (1,8%) se tivessem sido pesquisados por seus apelidos, por certo seriam lembrados por mais eleitores, dada a atuação de ambos no processo de cassação do prefeito Roberto Peixoto.

TRANQUILO
Alexandre Villela (PMDB) aparece em segundo lugar na pesquisa, com a indicação de 21,1% dos eleitores taubateanos, atrás da vereadora Pollyana Gama (PPS) que tem 25,8% das indicações.

RÁDIO
Cada pesquisado indicou os dois melhores vereadores em sua avaliação. Neste quesito, Mário Ortiz (PSD) aparece em terceiro lugar (15%). O fato de Mário Ortiz e Alexandre Villela ocuparem, respectivamente, os microfones da Rádio Metropolitana e da Rádio Cacique diariamente explica, em parte, o desempenho que tiveram na pesquisa patrocinada pelo PPS de São Paulo.

FICHA SUJA I
Rodson Lima (PP) é, pela avaliação do eleitorado, o quarto melhor vereador da Câmara Municipal, com 14,2% das indicações. Depois aparece Henrique Nunes (PV) com 11,8% das indicações. Ambos têm ficha suja e não poderão se candidatar o ano que vem nem a inspetor de quarteirão.

LIXO
Henrique Nunes, que poderia ser o diferencial no processo de cassação de Peixoto, deve estar arrependido até agora por ter votado pela absolvição do prefeito canastrão. Jogou sua carreira política no lixo por uma e$tranha fidelidade.

FORÇA
Ary Kara José Filho (PTB) deve o sexto lugar na pesquisa (7,5%) à força do nome do pai. O eleitor não esquecerá que ele votou pela absolvição de Peixoto e cobrará o vereador nas urnas, se ele não for cassado antes das eleições de 2012.

COTAÇÃO
A cotação do vereador Jeferson Campo (PV) não é das melhores. Ele obteve apenas 5,4% das indicações dos eleitores, que poderiam votar em dois vereadores. Está na frente do vereador Digão (3,9%) que teve seu verdadeiro nome colocado na pesquisa o que, com certeza, o atrapalhou.

FICHA SUJA II
Chico Saad (PMDB) está com a ficha suja e impedido de se candidatar em 2012. Obteve 3,8% das indicações. Como se percebe, demagogia barata ainda dá resultado. Vanone está em décimo lugar com 3,2% das indicações.

INFLUÊNCIA
O vereador Carlos Peixoto (PMDB) também está com a ficha suja. A influência nefasta de seu tio, o prefeito canastrão Roberto Peixoto, fez com que apenas 2% dos eleitores o indicassem entre os melhores da Câmara Municipal.

DESGASTE
A baixa indicação de Carlos Peixoto parece provar a tese segundo a qual o apoio do prefeito Roberto Peixoto significará desgaste político para ficar com o Cavalo de Tróia das eleições municipais. O candidato apoiado por Peixoto carregará o ônus de tudo de ruim que ele deixará como herança.

REPETECO
Vou repedir o que disse da vereadora Graça (PSB): ela aparece só com 1,8% das indicações porque, a exemplo de Digão, não teve seu nome pesquisado como é conhecida dos eleitores. Foi prejudicada por isso.

CONSTATAÇÃO
Luizinho da Farmácia, pesquisado como Luiz Gonzaga Soares, foi indicado por apenas 1,7% dos eleitores entre os dois melhores vereadores da CVâmara Municipal. Luizinho é ficha suja e não será candidato o ano que vem.

PIOR
A vereadora Maria Teresa Paolicchi (PSC) é a de pior desempenho na Câmara Municipal. Somente 0,9% dos pesquisados a escolheram como um dos dois melhores vereadores de Taubaté. Como se não bastasse, ela está sendo processada por improbidade administrativa.

DESCONHECIMENTO
Dos eleitores pesquisados, 27,8% não souberam indicar dois dos melhores vereadores de Taubaté ou não responderam ao quesito.

CONSIDERAÇÕES I
Se considerarmos que a vereadora Pollyana Gama (PPS) deve ser candidata a prefeita o ano que vem, Rodson Lima (PP), Henrique Nunes (PV), Chico Saad (PMDB), Carlos Peixoto (PMDB), Orestes Vanone (PSDB) e Luizinho da Farmácia (PR) estão inelegíveis, dos quatorze vereadores atuais, sete não voltarão à Câmara em 2013.

CONSIDERAÇÕES II
Por fim, imaginando-se que Maria Teresa Paolicchi (PSC) dificilmente voltará como vereadora à Câmara Municipal e que os vereadores Ary Kara José Filho (PTB) e Jeferson Campos (PV) terão muita dificuldade para se reelegerem, significa que dos vereadores atuais, somente quatro voltarão à Casa Dr Pedro Costa com certeza: Alexandre Villela (PMDB), Digão (PSDB), Graça (PSB) e Mário Ortiz (PSD), que deseja ser candidato a prefeito.

RENOVAÇÃO
Caso Mário Ortiz seja candidato a prefeito, dos dezenove vereadores a serem eleitos em 2012, pelo menos quinze novos vereadores irão debutar na Câmara Municipal. Oremos!