Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PT MOBILIZA FILIADOS EM TAUBATÉ, RESTA TRANSFORMAR MOBILIZAÇÃO EM VOTOS

O encontro de petistas em Taubaté, na noite de quinta-feira (17/11), no salão da Associação de Cabos e Soldados, reuniu cerca de quatrocentas pessoas. O presidente regional do partido, deputado estadual Edinho Silva, participou do encontro, que serviu de pano de fundo para o lançamento da candidatura de Isaac do Carmo a prefeito de Taubaté.

Finalmente, PT descobre que Vera Saba tem capital político para se eleger
A vice-prefeita Vera Saba, que foi cortejada por outras legendas para mudar de sigla e candidatar-se por outro partido, resistiu ao assédio e permaneceu no PT, que relutou, mas reconheceu o potencial político de sua futura candidata a vereadora.

Os discursos se sucederam dentro da normalidade. Não tocaram na tragédia do governo municipal do prefeito canastrão.

O que estava em jogo era a manutenção da unidade partidária à qual, humildemente, Vera Saba se submeteu. Reside neste ato singelo a grandeza da decisão da vice-prefeita, que vai terçar armas dentro do PT quando o mais cômodo para ela seria bandear-se para outro partido.

Isaac do Carmo tem apoio da cúpula do PT, falta apoio da base do partido
Ao aceitar a condição de postulante a uma cadeira de vereadora na Câmara Municipal, a vice-prefeita demonstra respeito às instâncias superiores do partido e a grandeza dos líderes que negociam com seus pares antes de impor sua vontade às bases.

Algumas observações feitas por este blogueiro:

1)    Vera Saba ignorou a presença de Jacir Cunha, representante do PMDB, ao ser chamada para compor a mesa diretora da reunião.

2)    José Luiz Gonçalves, assessor do deputado estadual Marco Aurélio (PT), disse que num eventual segundo turno entre PV e PSDB, o partido apoia o PV.

3)    O vereador Henrique Nunes (PV) afirmou que apoiará o petista Salvador Soares para vereador em 2012. Seu gabinete na Câmara Municipal já está ocupado pelo suplente de vereador José Antonio de Angelis – Bilili (PSDB)

4)    O vereador Mário Ortiz (PSD) foi representado na reunião petista por sua auxiliar Helenice Ferrari.

5)    Jefferson Cabral e João Marcos Vidal, ambos da executiva do PSB de Taubaté, pertencem à ala do partido que pretende apoiar o PT nas eleições municipais de 2012.

6)    O deputado Edinho Silva, presidente regional do PT, disse que o partido aposta suas fichas na eleição de Vera Saba para vereadora.

7)    Paulo Sérgio Torino, virtual candidato a prefeito de Pindamonhangaba pelo PMDB, participou do evento ao lado do vereador pindense Alexandre Faria.

8)    Preso pelo engarrafamento de automóveis em São Paulo, o ex-deputado Salvador Khuriyeh ausentou-se. Será candidato a vereador, mas precisará permanecer mais tempo em Taubaté para se eleger.

9)    O discurso de Isaac do Carmo, ao contrário do de Vera Saba, não empolgou. Vai precisar de muito treino para afiar seu discurso de candidato.

10)  Taubaté é uma das cem cidades paulistas nas quais o PT vai investir em candidaturas próprias.

11)  O jogador de futebol Gilsinho garantiu que será candidato a vereador nas próximas eleições pelo PT. Está tomando lições com gente do ramo.

Verdade seja dita: a capacidade de mobilização do PT é infinitamente superior a dos demais partidos, incluídos o PMDB e o PSDB, que são grandes em número de representantes no Congresso Nacional, assembleias legislativas, câmaras municipais e em filiados, mas incapazes de mobilizar fortemente seus simpatizantes.