Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ENQUETE DA METRÔ É SÓ UMA SATISFAÇÃO A PRÉ-CANDIDATO TUCANO EM TAUBATÉ

Senhores pré-candidatos do PMDB, PV, PPS e PT, não percam o sono com a enquete divulgada pela Metropolitana, que aponta uma misteriosa liderança de Ortiz Jr com 65 indicações (21,6%) de possíveis eleitores entre os mais de 300 munícipes que teriam sido ouvidos pela emissora.

A mentirosa pesquisa começa a ser desmontada pelos próprios números que apresenta. A constatação feita por mim logo após ler o comentário do engenheiro Mauro Taddeo, que adora asa de tucano, foi confirmada por outros atentos leitores deste blog nesta quinta-feira (15/12).

Desconfio que alguém quer enganar alguém. A emissora diz que ouviu “pouco mais de 300 munícipes”. Se somarmos os votos dados aos possíveis candidatos mais os votos brancos e nulos, chegamos a 532 consultas. Quem está com a verdade?

A enquete é só uma consulta popular sem nenhuma base científica. Na verdade, ela serviu para a Metrô, talvez a maior audiência da cidade entre 6 e as 9 horas da manhã, satisfazer o ego do pré-candidato tucano, que precisa deste afago para tentar alavancar sua campanha, que desce ladeira abaixo.

A consulta feita pela repórter Flávia Giovana, que recebi via comentário postado pelo tucano Mauro Taddeo, não indica se as respostas foram espontânes ou a pergunta aos entrevistados foi estimulada. Neste caso, é importante saber em que ordem foram formuladas.

Por fim, digo ao pré-candidato tucano que a entrevista dada recentemente à Metrô e as inserções de comentário crítico ao governo municipal (críticas merecidas, aliás, se fossem feitas em outro contexto) deram-lhe os quinze minutos de fama a que tem direito como aspirante à Prefeitura de Taubaté.

Ortiz Jr precisa vir a público explicar por que a emissora lhe concedeu espaço generoso em sua programação. Por que o privilégio? Os outros pré-candidatos serão entrevistados pela emissora ou ficarão à ver navios até a abertura do horário eleitoral gratuito a que terão direito em 2012?

Pesquisas científicas realizadas no primeiro semestre deste ano, todas devidamente registradas, com a metodologia a ser aplicada, mostram Ortiz Jr em queda livre, inclusive em pesquisa patrocinada pelo próprio PSDB. Em três delas, o filho de Ortiz está em terceiro lugar.

Milagrosamente, Ortiz Jr saltou do patamar de 15% dos votos obtidos em Taubaté nas eleições de 2010, quando foi candidato a deputado estadual, para pouco mais de 21% na enquete da Metropolitana. Crescimento espantoso.

Aqui, o comentário de Mauro Taddeo.

Mauro Taddeo disse...

"Enquete

Pela primeira vez Taubaté vai ter em 2012 o segundo turno durante as eleições municipais. Os principais partidos do município já anunciam as suas intenções e possíveis candidatos para uma disputa que promete ser bastante acirrada. A equipe de reportagem da Metropolitana foi às ruas para ouvir a intenção de votos dos eleitores. Segundo eles, foram ouvidos pouco mais de 300 munícipes.

A apresentadora Flávia Giovana falou o resultado parcial: Bernardo Ortiz Junior 65 votos; Padre Afonso 50 votos; Mário Ortiz 47 votos; Alexandre Villela 37 votos; Isaac do Carmo 14 votos; brancos somaram 285 votos, e nulos, 34 votos."

Fonte: RÁDIO METROPOLITANA 13.12.2012