Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RECONTAR A HISTÓRIA DE PINDA
PARA RECOLOCÁ-LA NO LUGAR

Em períodos de pré-eleição os ânimos se exacerbam. A paixão turva os olhos dos eleitores mais apaixonados por um ou outro candidato. Pindamonhangaba tem quatro postulantes à Prefeitura: Torino (PMDB), Vito Ardito (PSDB), Gugu Mello (PSDC) e Carlinhos Casé (PT).

Faremos uma rápida digressão sobre a história recente de Pinda, que trocou sua vocação agropecuária no início dos anos 1970 com a eleição de João Bosco para prefeito da cidade em 1972.

Foi a partir desta época que a cidade encontrou sua vocação industrial. As grandes empresas trazidas por João Bosco respondem, até hoje, por 80% do ICMS que a cidade produz.

Portanto, não há o mérito que se atribui a Vito Ardito de que ele teria quadruplicado a arrecadação de ICMS.

Fosse verdadeira a assertiva, as indústrias que se instalaram na cidade nos anos 1970 estariam respondendo por menos de 30% do ICMS da cidade atualmente.

Não passa de falácia atribuir a Vito Ardito a construção do Pronto Socorro Municipal.

A obra é do ex-prefeito Francisco de Assis Vieira – Chesco. Esta é a história real. Não é lenda.

Outro exagero cometido por seguidores de Vito Ardito é atribuir a ele a instalação de rede de água e esgoto por toda a cidade.

Não é verdade!

Pindamonhangaba cresceu no quesito saneamento a partir da assinatura de contrato com a Sabesp, feita pelo ex-prefeito João Bosco, que assumiu o serviço de água e esgoto da cidade.

A expansão do saneamento básico de Pindamonhangaba é gloria não de uma administração. Começou com João Bosco, passou por Geraldo Alckmin, prosseguiu com Chesco e o próprio Vito Ardito. Todos tiveram méritos.

Vito Ardito construiu várias quadras poliesportivas e campos de futebol em vários bairros da cidade.

Para construir um campo de futebol basta um terreno grande o suficiente, plantar grama, erguer um alambrado e demarcar o campo. Tarefa simples.

Inauguração do Centro Esportivo José Ely Miranda - Zito. Da esquerda
para a direita: Zé Rabelo, Thier Fernandes Lobo (hoje desembargador),
João Bosco Nogueira (prefeito), Zito (o homenageado) e este repórter
Os maiores centros esportivos de Pindamonhangaba foram obras dos governos João Bosco/Geraldo Alckmin (João do Pulo) e de João Bosco (Zito, Luís Caloy e Juca Moreira).

Até hoje estes centros esportivos são modelo no Vale do Paraíba. Vito Ardito não fez nenhuma obra do tipo. Se bem me lembro, ao deixar a Prefeitura  em 2005, Vito Ardito entregou a Juca Moreira em frangalhos. A reforma da quadra foi a primeira obra de João Ribeiro.

O apregoado rebaixamento da linha de trem que corta a cidade ao meio foi uma ideia de João Bosco em 2004, quando foi candidato (eleito) a vice-prefeito na chapa de João Ribeiro.

Não é obra simples, que se resolva em uma década.

Acredito que seja difícil para os eleitores e amigos de Vito Ardito entenderem que suas administrações foram as que menos produziram em termos de benefício para a comunidade. O tucano Chesco foi muito mais produtivo.

Quando fala em experiência, Vito Ardito esconde de sua biografia o fiasco que foi a pretensa construção do teatro municipal da cidade, ao lado da via férrea, e toneladas de concreto lançadas dentro de uma rede de água pluvial.

Desperdício e falta de planejamento, além de um projeto compatível com a importância da obra que se pretendia realizar.

Se o eleitor de Pindamonhangaba considerar a experiência do administrador Vito Ardito, é melhor pensar um pouco mais antes de decidir.

O que está em jogo é o futuro de Pinda. A cidade tem que olhar à frente. O passado é história e deve servir de espelho para se planejar o futuro.

Os pindamonhangabenses dos anos 2030, 2050 agradecerão os eleitores de hoje pela escolha que fizerem nesta eleição.

13 comentários:

  1. Brilhante Irani!
    Se todos os cidadãos tivessem um pouco de seu vasto conhecimento nossos políticos estariam mais atento aos municipes!
    Uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja percebi!!!! Quanto conhecimento..................

      Excluir
  2. Incrível! A cada dia que passa, mais a máscara do coronel cai! Impressionante as escamas que impedem as viuvinhas do lerário de enxergar a realidade! O voto do povo vai se consolidando em busca de um grande futuro para Pindamonhangaba! o mau passado nunca mais!

    ResponderExcluir
  3. Irani, não podemos esquecer que agora o Vito vai poder contar com a capacidade administrativa do Sr Arthur (ex diretor de estatal chutado pelo Governador por corrupção e atual Secretario de governo que estava na folha com salarinho de R$ 20.000,00 mensal recebendo da Verdurama)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nao sabia!???? Mais eo Torino??? quem ta ajudando ele??KKKKKKKKKKK

      Excluir
  4. Existe condenação do artur? é igual ao carlos cachoeira ou o goleiro bruno ou o zé dirceu. sem prova, não tem crime.

    ResponderExcluir
  5. Irani lima aproveitando sua fala"Para construir um campo de futebol basta um terreno grande o suficiente, plantar grama, erguer um alambrado e demarcar o campo. Tarefa simples" Joao Ribeiro e Myrian construiram 2, e tao facil !!
    Caro Irani nao subestime a População Mais uma vez vou usar sua fala"
    O apregoado rebaixamento da linha de trem que corta a cidade ao meio foi uma ideia de João Bosco em 2004, quando foi candidato (eleito) a vice-prefeito na chapa de João Ribeiro" Foi o Joao Irani.............Agora conta para População para os leitores , o que aconteceu na administração do Joao Ribeiro e Myrian que e atual Vice do Torino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está ficando cansativo ouvir essa ladainha de quem não tem argumentos contra o Torino e fica tentando usar a Myrian como bucha de canhão. Então vamos acabar logo com isso e vamos aos fatos. Pra começar, na administração passada do JR (quando surgiu o caso Verdurama), a Myrian era vereadora e portanto não tinha nenhuma influencia nas decisões do prefeito. Na atual gestão, a vice Myrian não assumiu a cadeira de prefeito um dia sequer durante esses quatro anos! Isso mesmo, até quando ele estava doente, não se afastou. Durante essa gestão, a Myrian trabalhou muito como secretária de relações institucionais onde foram firmados inúmeros convênios com o governo de Estado e governo federal. Foi a Myrian quem administrou contatos com o governo federal pra conseguir liberação de verbas pra construção da PEC em Moreira César, foi a Myrian quem irá finalmente trazer o SENAC para Pinda, foi a Myrian quem preparou as condições para se instituir convenio com a Polícia Militar para implantação do sistema de função delegada em Pinda para melhorar a segurança da nossa cidade, etc... O que alguns candidatos dizem por aí, não é digno de crédito. É desespero e políticagem baixa. Mentem ou omitem para enganar o eleitor. Se quero um Brasil melhor, é preciso me informar para votar com consciencia. Então isso posto, sem paixão ou emoção, pergunto qual a argumentação para não votar no Torino? Nenhuma! Posso não mudar o mundo, mas pelo menos faço minha parte e voto consciente. Um abraço a todos.

      Excluir
  6. Irani, sempre acompanho seu blog. Você tem muito prestígio e propriedade pra escrever. Bom seria se todos os eleitores de Pinda pudessem ter acesso a essas informações. E um quesionamento que não me sai da cabeça: com tudo que João Bosco já fez por Pinda, por que ele não se candidata novamente a Prefeito? Na cena atual atropelaria todos! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo...
    João Bosco, como todo grande homem público, foi um prefeito visionário. Administrava a cidade pensando trinta anos à frente de seu tempo. Pindamonhangaba deve a ele sua transformação econômica. Bosco poderia, sim, ser candidato a prefeito. Infelizmente, para a cidade, ele pendurou as chuteiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Joao Bosco pindura chuteira hoje........ Mais pinduro cada um ....ne!!!??KKKK

      Excluir
  8. Realmente eu a não gostava do Vito agora então ... Eu so não sei como tem pessoas que ainda vota nele depois de tudo que ele " Não Fez " por Pinda , Voto pela 1° vez esse ano e ja sei que meu voto nao sera dele ...E nunca fez nada de mais pq Pinda e ainda vem criticar as coisas feita pelo João Ribeiro Acho que os moradores dessa Cidade nao que ve-la ir pra frente pois votando nele Pinda mais ficar mais 4 anos paradas as pessoas que vota nele ou são cegas ou tentam tapar o sol com a peneira ...Ou melhor são vendidas pois é so isso que ele sabe fazer em epoca de eleição comprar voto em troco de 100 reais alguns metros de areia ,uma pinga no bar etc... Vito nem pensar povo

    ResponderExcluir
  9. E a compra de voto continua, Vito apresenta propostas de 20 anos atrás, não consigo ver renovação de idéias, se vangloriar por termos a cootep é uma vergonha, ou seja de ao povo o que ele merece, assim pensa Vito Ardito. Cultura não é só teatro, museu, "dança de salão" aff. quanta desinformação, cultura tem que ser destinada ao povo, e não apenas a um segmento fanático que pensam que a cultura da cidade só depende deles. Será que o referido candidato sabe o que significa cultura.

    ResponderExcluir

Não toleraremos comentários ofensivos ou discrminatórios