Páginas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A IMPRESSIONANTE FORÇA CHAMADA LULA

Eram pouco mais de 18 horas, céu claro e muito calor humano. O caminhão de som vinha lentamente pela avenida Visconde do Rio Branco, sentido praça Dom Epaminondas. Acenando com as mãos para a multidão de fãs-eleitores e fotógrafos, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva quebrou protocolo, se misturou com o público que o aguardava ansiosamente com o objetivo de abraçá-lo e emocionou muita gente em Taubaté.

Cerca de cinco mil pessoas presentes. Foi o suficiente para provar aos taubateanos que o seu carisma contagiante, que muitos conhecem apenas pela televisão, é verdadeiro e inegável. Que o seu poder de arregimentar pessoas não tem explicação, a ponto de surpreender os próprios coronéis e caciques políticos que tomam conta do Bom Conselho há mais de trinta anos. Esta força chamada Lula impressiona, inclusive a direitona mais conservadora desta urbe quase quatrocentona.

Lula chegou um pouco mais cedo em Taubaté a tempo de circular com o candidato Isaac do Carmo por algumas ruas e avenidas da cidade. Enquanto isso, o palco montado para recepcioná-lo ao lado da Catedral de São Francisco das Chagas estava rodeado por centenas de militantes, eleitores, admiradores, jornalistas e até mesmo adversários, penetrados no meio da multidão para ouvir o que Lula tinha a dizer. Não devem ter ficado satisfeitos.

Em um dos trechos do seu discurso, o ex-presidente lembrou que é acusado pelos tucanos de eleger postes pelo Brasil, se referindo à presidenta Dilma Rousseff, ao candidato a prefeito de São Paulo Fernando Haddad e, em Taubaté, Isaac do Carmo. Em resposta, Lula disse que “eles não podem eleger postes por que causaram um apagão no país em 2001. Mas, eu posso eleger postes, por que de poste em poste, estou iluminando o Brasil”, levando o público ao delírio.

Lula falou cerca de vinte minutos e fez comparações de sua vida pregressa com a de Isaac – ambos nasceram em famílias pobres, se tornaram metalúrgicos e presidentes do sindicato da categoria. “Nossa origem é o povo simples e humilde e por isso sabemos como governar para quem precisa. Conhecemos como funciona o chão de fábrica e como é a realidade dos nossos trabalhadores”, destacou.

O ex-presidente ainda cutucou o candidato tucano Ortiz Junior após o petista Isaac ter apresentado no palco a mulher que lhe deu o primeiro emprego com carteira assinada aos 15 anos, em uma loja do centro de Taubaté. “O Isaac apresentou para vocês a responsável por sua primeira experiência profissional. Agora eu pergunto: o tucano pode apresentar para vocês quem lhe ofereceu o primeiro emprego com carteira assinada? Ele fez isso em algum momento?”, ironizou Lula.

Entre o público presente, era possível ouvir a todo instante frases e palavras que confirmam esta força chamada Lula: “se ele veio à Taubaté é porque realmente confia no Isaac”; “esse homem brilha como uma estrela”; “a simplicidade e a importância do Lula em minha vida me emocionam”; “como ele é carismático e atencioso com as pessoas”...

Confira, abaixo, alguns momentos da visita do ex-presidente Lula:









Até mesmo o CQC, representado pelo repórter-humorista Ronald Rios, compareceu à visita de Lula