Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

TUCANOS ASSUMEM PATERNIDADE
DE PROGRAMA DE LULA

Antonio Barbosa Filho, jornalista

DELFT (Países Baixos) - Leiam a propaganda abaixo e digam-me se ela não induz o leitor a pensar que as 1.600 cirurgias gratuitas (anunciadas para começarem em fevereiro) são "um presente para Taubaté" dados pelos vereadores Digão e Bilili (do PSDB), com alguma participação do prefeito-provisório Juninho Ortiz, que aparece na foto. Ali está, com todas as letras: "Tal reunião resultou na conquista de 1.000 pequenas cirurgias e mais 600 cirurgias para Catarata, Vascular e Otorrino". Se a reunião foi entre os dois vereadores (aos quais, por sinal, admiro bastante), o co-prefeito (há um outro dividindo a cadeira, Ortiz pai) e diretores da empresa que administra o Hospital, depreende-se que uma dessas partes ou todas elas seriam as responsáveis pelo "presente", não é?

Quando o vereador Digão postou esta propaganda em sua página no Facebook eu perguntei-lhe quem estava proporcionando este importante benefício a Taubaté, pois há custos naturais: médicos, auxiliares, internação e centros cirúrgicos, materiais, anestésicos, etc. Ele relutou em responder-me e deu uma indireta, nesses termos:

“E tem gente que e ingrata mesmo,infelizmente,mas isso só me dá mais vontade de lutar em beneficio da população”.

Como se eu não estivesse reconhecendo seus méritos apenas por perguntar de onde vinha tal "conquista".

Outros admiradores do vereador bateram na mesma tecla, insinuando que minha pergunta fosse impertinente ou provocativa. Confesso que, na minha ingenuidade, até pensei que a empresa que gere o Hospital estivesse dando este brinde à cidade - o que seria muito estranho, pois ela visa lucros e não fazer favores a quem quer que seja.

Depois de alguns minutos, porém, Digão esclareceu: 

“Quem irá pagar este custo será o Ministerio da Saúde, beneficio este que já existia e que nunca a administração passada se preocupou em correr atrás para beneficiar o taubateano, tenho certeza que vamos diminuir muito o sofrimento destas pessoas que há anos esperam por um cirurgia, bom final de semana a todos, e pelo contrario que disseram não é presente e sim obrigação do município em tentar ajudar a pessoas

Portanto, fica explicado que tais cirurgias gratuitas resultam de um programa do Governo Federal, criado pelo ex-presidente Lula e ampliado pela presidenta Dilma Roussef, ambos do PT.

É ótimo que os vereadores do PSDB entendam-se bem com o Governo Federal, em benefício da cidade. Estão de parabéns o Digão e o Bilili.

Só que, por uma questão de apego à verdade, poderiam ter dito isso na propaganda que estão divulgando. Do jeito que está, sem qualquer menção ao Governo Federal, dá a impressão de que ambos querem pegar uma carona num bom projeto do governo petista. E ainda dar algum mérito inexistente ao prefeito cai-não-cai.

Eis o anúncio dos ilustres vereadores que se distraíram e esqueceram de dar a informação completa (não precisam agradecer por minha correção, sou apenas um cidadão atent

Esta e outras informações podem ser lidas em nossa fã page.