Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PENSANDO EM VOCÊ

Coluna semanal publicada no Jornal da Cidade, de Pindamonhangaba

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

LEÃO VAI COMER MENOS – Liminar do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) libera do limite de dedução do IR, gastos com escolas e material, já este ano, apenas aos filiados do sindicato dos auditores fiscais.  A vitória é parcial. Pode ser revogada pelo pleno do Tribunal. Detalhe é que são os próprios fiscais da Receita Federal que estão pulando. Afinal, gasta-se mais de 8 mil reais por ano com educação e se desconta apenas 3 mil e 91 reais e 35 centavos. Há inclusive uma ação análoga movida pela ordem dos Advogados no Supremo Tribunal Federal. Esta vai valer para todo mundo.

PROFECIA BÍBLICA - Aos que sonham com a possibilidade de troca de comando no Executivo em Pindamonhangaba e Taubaté, minha fonte no Tribunal Superior Eleitoral envia uma reflexão profética, depois de exame mais acurado das matérias, envolvendo prefeitos empossados: “é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha...” – (Mateus 19:24).

AMÉM, AMÉM, AMÉM - Para alivio de todos, o Prefeito de Pinda garantiu na Associação Comercial que o proprietário da gleba conhecida como “Mata do Padre” fez acordo com o Ministério Público para retirar árvores de apenas 10 por cento da área, com garantia de preservação do restante da florestinha urbana. Todos entenderam que, com isso, o velho projeto de arruamento da mata, até com nome das vias, estaria abortado. Deus seja louvado... Quem é o dono afinal?

LÓGICA JAPONESA – Espantoso o desprendimento de 200 engenheiros aposentados, voluntários a substituir trabalhadores mais jovens num perigoso trabalho: a manutenção da usina nuclear de Fukushima, seriamente afetada pelo grande terremoto e tsunami no Japão. Os reparos e a operação envolvem altos níveis de radioatividade cancerígena. Yasuteru Yamada, de 72 anos, usa lógica tão simples quanto assombrosa: "Em média, devo viver mais uns 15 anos. Já um câncer vindo da radiação levaria de 20 a 30 anos para surgir. Logo, tenho menos risco de desenvolver câncer no que ainda me resta de vida...”. Na contramão do individualismo, quer dar a última contribuição. Ser útil em seus últimos anos e permitir que alguns jovens possam chegar à idade dele com saúde e disposição. É como pensam os demais também. Fica a bela lição...

HONRA E ORGULHO – O jornalista Irani Lima me distinguiu com a republicação dessa Coluna em seu festejadíssimo blog. Pois esta distinção me fez conhecido da Senhora Edna Guisard Thaumaturgo que muito me honrou expressando ao Irani textualmente o seguinte: “Excelente, Irani. Eu ainda não conhecia a coluna "Pensando em Você" de José Carlos Cataldi. Mais uma para ler sempre”... Irani Lima, o Jornalista da Cidadania me informa que Dona Edna é filha do Digníssimo Jaures Guisard, Prefeito (com “P”) de Taubaté. Enfrentou a ditadura de cabeça erguida. Obrigado Irani. Muito prazer, e, igualmente obrigado, Senhora Edna. Parabéns pelo Pai. Estou orgulhoso em tê-la como leitora.

AMIZADE SINCERA I – Por ocasião da Páscoa recebi, em casa, a visita do Grande Amigo e Jurisconsulto Paulo de Andrade. Por várias vezes me aconselhou e socorreu... Dessa vez veio trazer a primeira edição do vídeo de seu depoimento para o projeto “Memória Viva”, gravado pelo também Amigo Adelson Cavalcante de Souza. Muito interessante. Assisti e gostei.

AMIZADE SINCERA II – Também por ocasião da Páscoa recebi a carinhosa visita de meu Amigo José Raul Machado Ribas, trazendo delicadíssimo ovo trufado, produção artesanal, e, deliciosa, de sua Amada Filha. A gente começa a saborear com os olhos, pela belíssima embalagem. Depois pelo sabor do chocolate propriamente dito. Nunca havia comido um ovo de páscoa trufado. Maravilhoso!!! Tomara chegue logo a Páscoa que vem e que eu seja de novo agraciado...

PARABÉNS CAL – A honestidade de propósitos e a dedicação pelas causas da Cidade, e, particularmente de Moreira César, ao contrário de outros que pirateiam iniciativas, me faz entusiasta do mandato do vereador José Carlos Gomes. Já conseguiu empenho estadual para a reforma da Rodovia Luiz Dumont Villares, que recebe todo o fluxo de importantes empresas como a Gerdau, Confab e Martifer. Mas, ainda cobra do DER uma intervenção emergencial, tipo “Tapa Buracos”, antes que a obra definitiva se inicie. 
NO AGUARDO - Donos de autoescolas e instrutores continuam confiantes de que o ‘Mané da Sub’ vá conseguir o que prometeu: melhorar a iluminação do pátio de treinamentos de Moreira César... É que agora são exigidas aulas noturnas dos novos motoristas.

ESPERANÇA QUE NÃO MORRE – Os moradores do Residencial Dr. Lessa continuam orando para que a Praça Dr. Catioca, no bairro, seja concluída ainda nesta gestão. As coisas aqui em Pinda são homeopáticas. Vide Praça do Imigrante Japonês que não fica pronta nunca... No Lessa também esperam que o antigo buffet desapropriado com objetivo de se tornar centro comunitário numa das gestões do prefeito Vito Ardito finalmente tenha a finalidade cumprida.

PRIMEIRO MILAGRE DO PAPA – Circula na internet: “Francisco está conseguindo que todo mundo goste de um argentino”.

REFLEXÃO FINAL – Quer uma mulher que faça todas as suas fantasias? Contrate uma costureira de escola de samba... Ora pois!

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.