Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PENSANDO EM VOCÊ

Publicado originalmente pelo Jornal da Cidade, de Pindamonhangaba

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

VALE A PENA – Procurar o posto de saúde, e vacinar contra vários tipos do vírus “influenza” é decisão importante. A Saúde de Pindamonhangaba está preparada para atender, logo, integrantes dos grupos de alto risco: crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, profissionais da saúde e mulheres pós-parto. A 15ª Campanha Nacional de Vacinação vai de 15 a 26 de abril. Dia 20 dedicado à mobilização nacional. O slogan é “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Faz sentido...

DIA DA ARMA DE ENGENHARIA – Para quem não sabe, a data de hoje foi consagrada à Engenharia do Exército por ser o dia da morte do patrono da Arma, o Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita. O bravo militar, filho de brasileiros – o pai servindo na Cisplatina ocupada - Uruguai; comandou o 1º Batalhão de Engenheiros, na Campanha da Tríplice Aliança. Protagonizou uma das mais belas páginas da História Militar brasileira, sobretudo na conquista da Ilha de Redenção, decisiva para a vitória dos aliados, na Guerra da Tríplice Aliança. Tomou Itapiru, onde morreu atingido por um estilhaço de artilharia, ironicamente, enquanto redigia o relato da vitória.

FORMATURA – Em Pinda, o Comandante da Guarnição Federal e do 2º Batalhão de Engenharia de Combate, Tenente Coronel Mauricio Máximo de Andrade lembra a data com formatura às 10 horas na Praça do Quartel.

JUSTA HOMENAGEM – A Câmara de Taubaté outorga a José Ely de Miranda – o Zito; o título de Cidadão Taubateano. Zito nasceu em Roseira a 8 de agosto de 1932. Foi imortalizado no Santos Futebol Clube. Para morar, divide-se entre Santos e Pindamonhangaba. Mas, na realidade, nasceu para o futebol em Taubaté. Foi do “Burro da Central” que alçou vôo para a glória no Santos e na seleção brasileira. Na qualidade de torcedor da “Fla Santos” saúdo o amigo Zito – o Gerente - e parabenizo o legislativo Taubateano pela oportunidade do reconhecimento. Aryzinho Galvão foi quem me deu a notícia no Posto 10 de julho, pulsar político da Cidade.

PROTESTO DEMOCRÁTICO – Tal como a ‘Brizolândia’ no Rio de Janeiro, a Praça Santa Terezinha, em Taubaté, virou palco para o “Debate Cabeça” sobre o destino da política. Jovens na faixa dos 16 aos 20 anos vão chegando ali por volta das 3 da tarde, e, sem formalidade alguma, externam sua inconformidade com a administração. Foi assim no finalzinho da “era Peixoto” e está se reeditando agora, em protesto contra a demora da justiça eleitoral em dar resposta ao processo em que o Ministério Público pede a cassação de Junior Ortiz (PSDB). Para o dia 20 de abril está sendo convocado um ato público, no horário de sempre.

ATENÇÃO É TUDO – Congratulações ao Vereador Salvador Soares (PT) que cobra licitação, quando a prefeitura pretende entregar a ‘folha de pagamento’ a um banco que oferece 15 milhões em troca. Salvador lembra que o ato de “vender” a folha é habitual, mas, é preciso ver quanto o escolhido vai cobrar do funcionalismo para perfazer soma tão elevada em contrapartida. Olho vivo!

ALIÁS – Reitero ao Vereador Salvador Soares que também acompanhe, como eu estou vigilante, o processo que imagino ser de moralização do Hospital Escola. Não adianta substituir o 6 por meia dúzia, ou seja, demitir o pessoal que entrou pela janela e readmitir pela mesma janela outra vez. Há pelo menos um concurso público em andamento, seguindo o edital 01/2011, cujo resultado só foi homologado em julho daquele mesmo ano, creio eu. O concurso foi convocado para preencher vagas de pessoal da saúde na Fundação Universitária de Saúde de Taubaté, ou seja, até prova em contrário, o Hospital Escola.  

PEGANDO NO PÉ – Deu no blog do Irani que o advogado Eduardo Bello Visentin, especialista em licitações públicas, está mudando para o Vale do Paraíba. Que desconforto para quem não anda na linha!!! Consta que vai acompanhar de lupa as contas das prefeituras locais. Visentin, em São Paulo, colocou em dúvida a credibilidade da gestão na FDE, e, agora estaria questionando o edital 26/2013, com o qual a Prefeitura de Taubaté estaria licitando a compra de carnes, embutidos e queijos. É o que consta, por enquanto. Fora as ameaças...

PERDA DE ESPAÇO – A julgar pelos acontecimentos, padre Afonso (PV) estaria perdendo terreno político em seus feudos. Parceiro do PSDB em Pinda e Taubaté, não avançou muito no primeiro município e já sofreu duas baixas no segundo: as secretárias de saúde e meio ambiente, Aldineia Martins e Andréia Gonçalves, respectivamente. Mesmo assim teria confidenciado que mantém apoio à parceria política. Falta de opção?

QUEM DÁ MAIS? - Acelerado pelas medidas populistas da presidente Dilma Rousseff, como a desoneração da energia elétrica e da cesta básica, o governador Geraldo Alckmin decidiu reduzir as tarifas de pedágio nas rodovias paulistas, onde se cobra mais caro em todo o país. Desgaste para os tucanos há pelo menos dez anos... O valor da redução pode variar de 10 a 20%, dependendo de cada contrato. Duas das principais gerenciadoras já acertaram: comandam os sistemas Anchieta-Imigrantes, Anhanguera, Bandeirantes e Castello Branco. As outras estão em fase final. Nada como uma eleição à vista para o Povo se beneficiar dos apelos políticos.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com - Blog: http://pensandovoce.blogspot.com.