Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

SEMIÓTICA TUCANA ESCONDE
PROPAGANDA NAS ESCOLAS

O ex-prefeito Mário Ortiz foi punido pela Justiça por usar logotipo em obras públicas que lembrava suas iniciais. A mesma linha semiótica é aplicada agora pelo tucano Ortiz Júnior, futuro ex-prefeito de Taubaté.

Ao “revitalizar” prédios públicos e pintá-los de amarelo, fica clara a intenção tucana de associar a cor escolhida à cor predominante na bandeira de seu partido, o PSDB.

A semiótica ensina que dada a exposição sistemática de um símbolo, o imaginário popular sempre fará a associação com algo real.

A cor vermelha é imediatamente associada ao PT quando pensamos politicamente sobre a cor que estamos vendo.
O amarela faz parte da logomarca tucana. Logo, prédio
público não pode ter cor que remeta a partido político

O vermelho é parte da logomarca do PT, como o amarelo é do PSDB. Ortiz está fazendo propaganda política de seu partido quando manda pintar as escolas na cor amarelas.

Ortiz Júnior dá mais um tapa na cara dos incautos taubateanos, que aceitam pacificamente os desmandos de nossas autoridades em todas as áreas como se nada estivesse acontecendo.

A isto se dá o nome de comunicação subliminar. Quando as eleições chegarem, será inevitável a associação que o eleitor fará do amarelo que cobre nossas escolas com as cores do PSDB.

O tom discursivo deste pequeno texto é também o desabafo de um cidadão que se sente ultrajado pela desfaçatez que domina as ações das nossas autoridades.

Espero que algum advogado ou vereador acione o Ministério Público para impedir que dinheiro público seja usado para nos enganar.

O que está em jogo não é a revitalização das escolas públicas. Joga-se politicamente com as próximas eleições e pela sobrevivência de partido que está agonizando por falta de propostas.

Ortiz Júnior usa descaradamente as cores de seu partido para, subliminarmente, colocar o “amarelo” na mente dos taubateanos.

As cores oficiais de Taubaté são o branco e o azul. Que seja usado, portanto, o branco e o azul.

OBS: agora pela manhã uma internauta liga para informar que a Prefeitura está podando árvores na Rua Jacques Felix fazendo um barulho infernal com as motosserras ligadas em pleno horário comercial 3 e uma artéria movimentada.