Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

REELEIÇÃO NO BRASIL PODE ACABAR

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

Texto aprovado pelo Grupo de Trabalho da Reforma Política da Câmara dos Deputados propõe o fim da reeleição, além de mudanças no sistema eleitoral, da representação e dos partidos.

Para uma importante corrente de juristas, à qual me filio, a reeleição representa ofensa ao princípio da igualdade entre os participantes do pleito eleitoral.

O gestor que fica muito tempo no poder acaba prejudicando a população, vez que começa a se preocupar mais com a reeleição do que qualquer outra coisa. Existe até um chavão que diz que a campanha da reeleição começa no primeiro dia do primeiro mandato.

A alternância no poder é muito boa para a democracia, além de tudo porque diminui a utilização da máquina pública para fins eleitorais.

O texto sugerido será encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça. Caso aprovado, acabará com as coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados, vereadores, inclusive a de senadores.

A aprovação da proposta pode mudar o comportamento de quem está no comando. O governante passará a se preocupar mais com projetos nacionais.

Falei e disse!