Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

GOVERNO NÃO SABE SE ABAIXA
OU AUMENTA A CONTA DE LUZ

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

Consumidor pode pagar mais caro pela conta de luz. A ANEEL, órgão regulador colocará em audiência pública, até o dia 16 de março proposta de reajuste de 4,6% nas tarifas.

Na consulta pública, clientes e agentes do setor elétrico podem opinar ou questionar a proposta, necessária, segundo a Aneel, para cobrir déficit de quase 6 bilhões de reais na Conta de Desenvolvimento Energético.

O cliente das concessionárias que quiser participar da audiência pode enviar sugestões por carta, FAX ou e-mail dirigida à agencia.

Dificil é entender a argumentação da ANEEL. A Conta de Desenvolvimento Energético seria um dos pilares do plano de barateamento das tarifas de luz aplicado em setembro do ano passado.

Conclui-se que o corte foi demagógico naquela oportunidade, pois o governo acabou com a cobrança de encargos que arrecadavam recursos para a Conta de Consumo de Combustíveis, e nesse morde assopra, ainda vai permitir que as concessionárias transfiram para as prefeituras, e, estas para nós, a cobrança pela iluminação pública.

Em tempo de eleição acontece de tudo.

Falei e disse!