Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2014

A 30 DIAS DA COPA, PINDA CELEBRA
GUSTAVO NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Pindamonhangaba tem muito a se orgulhar com seus atletas. O mais celebrado de todos é João Carlos de Oliveira – João do Pulo, ex-recordista mundial do salto triplo conquistada no México com 17m89 em 1975

Na Olimpíada de Londres, outro pindense se fez presente: o velocista Ambrósio integrou a equipe de revezamento 4 x 400 nas pistas londrinas. Ganhou medalha nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro em 2005

Luiz Gustavo, pindense, na seleção brasileira da Copa
 A convocação da seleção brasileira a semana passada confirmou a expectativa dos torcedores pindamonhangabenses: o volante Luiz Gustavo foi confirmado entre os convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

O esporte, em Pindamonhangaba, foi massificado pelo ex-prefeito João Bosco Nogueira em seu segundo mandato (2003-2008), inspirado pela proeza de João do Pulo no México, nos Jogos Panamericanos.

Em seu primeiro mandado (1973-1978). João Bosco iniciou a construção do Centro Esportivo João Carlos de Oliveira (João do Paulo).

A obra teve prosseguimento no único mandato de Geraldo Alckmin à frente da Prefeitura local e foi concluída por João Bosco Nogueira em seu segundo mandato.

Ambrósio, medalhista panamericano
Pindamonhangaba deve à iniciativa de João Bosco a construção do Centro de Treinamento Luiz Caloi, para ginástica olímpica, e a reconstrução da Quadra de Esportes Juca Moreira, com piso especial para jogos de vôlei.

 Era assessor de imprensa da Prefeitura de Pindamonhangaba quando João Bosco Nogueira inaugurou o Centro Esportivo José Ely Miranda – Zito.

Quadra poliesportiva, campo de futebol, piscinas, pistas de atletismo e uma extensa área de lazer foram construídas com verba do Projeto Cura, dinheiro do governo federal que veio para a cidade a “fundo perdido”.

João do Pulo, um salto record em 1975
O Centro Esportivo Zito, erguido no distrito de Moreira Cesar, foi a “casa” onde Luiz Gustavo deu os primeiros chutes na bola e disputou suas primeiras partidas de futebol.

Os adversários políticos dirão que Luiz Gustavo e Ambrósio são talentos natos, o primeiro para o futebol e este para o atletismo..

Eu pergunto: e se Pindamonhangaba fosse estagnada esportivamente como Taubaté, onde não há um grande centro esportivo público (o Sesi é semipúblico, não pertence ao município).

Desde a massificação do esporte em Pindamonhangaba, com João Bosco Nogueira, há mais de 30 anos, a cidade é destaque nos Jogos Regionais, onde perde apenas para São José dos Campos.

E Taubaté? Teremos um dia o esporte massificado em nossos bairros ou o interesse é somente o esporte profissional, que dá visibilidade ao prefeito de plantão?

Por que não fazer como fez João Bosco Nogueira em Pindamonhangaba. Os profissionais de basquete e vôlei que atuavam na cidade eram o espelho para os meninos que sonhavam em atuar em ginásios lotados de torcedores.

Quem não se tornou um grande atleta em Pinda, com certeza tornou-se um grande homem.

Abaixo, parte do programa do Sportv na noite de domingo sobre Luiz Gustavo