Páginas

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

“PENSANDO EM VOCÊ”
(BLOG DO CATALDI)

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado*

Sexta-feira 03 de outubro.

ENFIM, BOM SENSO - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro José Antonio Dias Toffoli, vai propor ao Congresso a redução da campanha eleitoral dos atuais três meses para 45 dias. Não morro de amores pelo ministro. Mas, sem duvida é posição de bom senso. O longo período de Campanha gera gastos excessivos. Paralisa o Congresso. Engessa o país por quase um semestre. A proposta prevê alteração completa no formato atual do horário eleitoral: substituição de trucagens e efeitos especiais por apresentações de programas e debates ao vivo entre os candidatos. Reduz o programa obrigatório no Rádio e TV, de 45 PARA 21 dias. Ora, ora, até que enfim!

MUITO ESTRANHO – Andando alhures anotei coisas estranhas. Vito Ardito Lerário apoia Cappez, Vaz de Lima e Andréia (ex-assessora do Padre Afonso) para Dep. Estadual (campanha comandada pelo Reinaldão do Morumbi). Também apoia Marquezelli e Junji Abi (na macumba chamam isso de cabeça de oratório, recebe todos os santos). Muito discretamente, em poucos cavaletes, apóia o atual Presidente do PSDB? Estranho, não? Afinal das contas, Goffi é o Presidente do PSDB... Já aqueles que ajudaram Vitão a ser eleito, Gugú (PSDC) e do Dr. Isael (PV) foram totalmente ignorados. Aliás, o Partido Verde também não ta nem aí para o Dr. Isael que pode ser um dos 4 que o PV vai eleger no estado, apesar do mais recente escândalo (conto adiante)... Mas, curioso! O presidente do PV está firme com Cappez (PSDB) e Pena (PV) Federal. O PT, por sua vez, trouxe turma de fora. Tanto para Estadual como para Federal. Casé ficou em segundo plano. Coerente nisso tudo está o ex-vereador Paulo Ramos Mello, sempre fiel ao Padre Afonso para Estadual (PV). Não vi grande movimentação de Paulo Sérgio Torino (PMDB) por nenhum deputado da legenda. Nem por Ary Kara, que dobra curiosamente com Isael (PV). Movimenta apenas a bandeira de Skaf a governador.

SORTE LANÇADA – Dificilmente alguém tira a reeleição de Dilma Rousseff. A direita brasileira é incompetente quando faz oposição. Aécio NEVER (!!!) cometeu o pecado da gula. Avançou no prato de Marina. Será castigado, no curto ou médio prazo. Ao dificultar canibalisticamente a vida da seringueira, não conquista pontos para si. O desgaste de Marina, posta com cara de ET na WEB, já pode ser visto até num eventual segundo turno. É tudo que vai conseguir o netinho de Tancredo...

INQUÉRITO – Partiu da iniciativa popular a provocação ao Ministério Público para abrir investigação sobre a atitude atribuída ao candidato Dr. Isael (PV) que teria ressuscitado a sogra, morta em 2011, para transferir ações de uma empresa em que era sócio dela, em 2014, sem abrir inventário. A promotora Paula Gizzi de Almeida Pedroso Guirado determinou textualmente pelo ofício MP 38.0378.0001957/2014-8 (vi o documento), que o delegado Vicente Lagioto investigue “haja vista em princípio, presente a hipótese de Crime de Falsificação de Documento”.

MEIA ENTRADA – Bela iniciativa do vereador Professor Osvaldo Macedo Negrão. Altera dispositivos da Lei n° 2681, de 14 de julho de 1992 para instituir ‘meia entrada’ para estudantes de 1°, 2° e 3° graus, nos cinemas, cineclubes, teatros, espetáculos musicais, circenses e eventos esportivos no município de Pindamonhangaba. Sobre o REBAIXAMENTO DA LINHA – o vereador continua aguardando a resposta do prefeito sobre retardo na execução do projeto.

CADÊ O SENAC? – Seria bom que alguém da câmara pedisse explicações ao prefeito da cidade, como anda o projeto de implantação do SENAC no Bairro do Santana. O terreno foi cedido sob cláusulas: Prazo para implantação da sede, obrigatoriedade do SENAC dar início a cursos em prédio alugado, enquanto as obras não estivessem concluídas, entre outras... Talvez o presidente do Sincomércio possa esclarecer se a prefeitura está ajudando ou travando o projeto...

MEIO AMBIENTE? – O Vereador Felipe César (PMDB) xerife da Cruz Pequena, além de festejar a inauguração da nova escola que ele vem reivindicando há mais de 15 anos, cobrou da prefeitura que restaure o curso do riacho que secou na preparação do terreno, e, informou que o setor de obras já sinalizou que vai restabelecer o caminho das águas. Têm acontecido muitas agressões ambientais na ‘Cidade das Manilhas’! É fogo na reserva do Lessa... É cupim de aço na mata do padre... É destruição dos ipês na Manoel César Ribeiro... Depois querem água!

MEDO DE SOMBRA. – Amigos (que lembraram) fizeram festa surpresa para a queridíssima Maria Rita, ex-chefe de gabinete da prefeitura. Depois, inocentemente, postaram fotos no facebook. Pra quê? Por ainda terem cargos, passaram por rigoroso interrogatório das chefias submissas. Tudo porque o local da festa era a casa da “sombra que apavora”... Mesmo nadando um KM todo dia...

CAIXA DE PINDA É PIOR QUE O SUS – Repercute denúncia aqui da coluna quanto à situação precaríssima da agência da CEF no centro da cidade. Os Vereadores Felipe César e Magrão, leitores assíduos do Blog e da Coluna decidiram pedir explicações à Caixa Econômica quanto à falta de acessibilidade para idosos e deficientes físicos. Felipe oficiou a gerência de Pinda. Magrão oficiou a presidência, em Brasília. Sugiro que diante do volume invulgar de pessoas que transitam diariamente pela agência, seja pedido também o plano de segurança contra incêndio e pânico, número e validade de extintores, e, se funciona a porta de acesso e escape para portadores de marca passo e cadeirantes.

*José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN. Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. email: josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com