Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

BLOG DO CATALDI

 




SEXTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO DE 2014

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 31 de outubro. Faltam 61dias para o fim do ano.114 para o fim do horário brasileiro de verão. O folclore anglo-saxão festeja o Dia das Bruxas. Seria aniversário de Meu Amigo, El Brujo José Antonio de Oliveira. É dia da Dona de Casa, da Normalista, da Poupança e do Repórter Policial. Num dia como hoje foi instituída a vacinação obrigatória (1904). Morria Charles Taze, fundador das Testemunhas de Jeová (1916). Orson Welles causava pânico, transmitindo, pelo Rádio, uma fictícia invasão marciana (1938). Assassinato de Indira Gandhi, primeira-ministra da India (1984). Morte também do cineasta Federico Fellini (1993).

Sábado, 1º de novembro. Dia de “São Nunca”, porque a Igreja Católica dedica a data a todos os santos. Em dia como hoje, Varnhagen iniciava em Sorocaba, São Paulo, a fundição de ferro em escala industrial no Brasil (1818). Foi registrada a patente do Sutiã (1914). Morria o escritor e jornalista Lima Barreto (1922). É aniversário do novelista Gilberto Braga (1945).

Domingo, 2 de novembro. Dia de finados. Data da inauguração da primeira emissora de Rádio do mundo, nos Estados Unidos (1920). Morte do escritor, crítico e dramaturgo irlandês Bernard Shaw (1950); também do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini (1975) e da cantora Jovelina Farias Belfort, a Jovelina Pérola Negra (1998). Assassinato do banqueiro Edmond Safra, em Mônaco (1999).

PRO VALE

SAUDADE – Meu saudoso amigo José Antonio de Oliveira faria 60 anos nesta sexta-feira. Figura muito badalada na Cidade, ‘Zé do Jornal’ não era homem de meias palavras. Amado ou odiado! Não tinha meio termo... Coração valente e generoso. Vou revelar um detalhe: fui a última pessoa a falar com ele. Fez verdadeiro testamento verbal ao telefone, o qual fui impedido de cumprir. Queria que na falta de sucessores eu tocasse o jornal. Vendesse seus bens pessoais e pagasse todas as obrigações trabalhistas... Depois deu um grito de dor e nunca mais falou nada. Fui impedido de manter o Jornal da Cidade por alguém que disse que tocaria “com as próprias pernas”. Deu no que deu... Não sobrou nem a rotativa, da qual tanto meu querido e saudoso José se orgulhava. Que Pena!

NOTA DO BLOG: Trabalhei muitos anos, em vários períodos, com o Zé do Jornal, o “Gravatão”, como era chamado. Sempre nos respeitamos. Desafetos ele tinha aos montes. Amigos fieis também, entre os quais me incluo.

JUSTA HOMENAGEM – Está ficando muito bonito o Parque da Cidade. Tomara que não esqueçam que, em sessão solene, o Vereador Ricardo Piorino anunciou que dava a área o nome de Parque José Antonio de Oliveira. Lembrarei sempre!

CIDADE QUE INVESTE - Taubaté usa atletas de seleção como modelos para estimular o crescimento do vôlei local. Prova está que, depois da conquista do campeonato paulista, o time reserva, com prata da casa; já venceu o primeiro jogo contra o Minas. Atenção Pinda: chama-se a isso investimento e visão de futuro.

NOTA DO BLOG 2Peço licença ao meu amigo José Carlos Cataldi para explicar o seguinte: “Taubaté investe em esporte de alto rendimento com 30 anos de atraso em relação a Pindamonhangaba. Isto prova que João Bosco Nogueira não era um prefeito visionário e sonhador: ele dizia, em 1985, que precisava de atletas profissionais na cidade para estimular os jovens a praticar esporte e não precisar construir cadeia no futuro. A proliferação de cadeias no Vale do Paraíba prova que Boco estava certo. O velocista Ambrósio, que nasceu esportivamente nas pistas do “João do Pulo”, foi um dos garotos que se profissionalizou graças à visão de João Bosco. Preciso falar alguma coisa sobre Luiza Gustavo, jogador da seleção brasileira de futebol que começou jogando na Terra dos Ypes? Taubaté está um passo atrás, como sempre.”

A BEM DA VERDADE – O governador Geraldo Alckmin, ao rediscutir o problema da falta de água, prova desconhecimento do destino final do manancial do Paraíba do Sul. Diz que a agência reguladora prioriza a geração de energia da Light em Piraí/RJ, em detrimento da sede do Povo de São Paulo. Além da falta de planejamento da SABESP, tenta sublimar o fato de que a água do Paraíba, bombeada em Barra do Piraí, depois de gerar energia; forma à calha do sistema adutor de Guandú, responsável pelo abastecimento d’água a toda a capital do Rio de Janeiro e baixada Fluminense. Antes, mantém as torneiras de boa parte do interior paulista, inclusive Pindamonhangaba. Afora isso, a vazão reduzida do rio na foz, permite a invasão do mar ao Pontal de Atafona, em Campos dos Goitacazes, no norte do Estado do Rio. Como o governador Geraldo não é dado a mentiras, creio que lhe falta apenas um pouco mais de conhecimento.

VAMOS PAGAR PELA AVENIDA – Quem pensa que foi de graça a duplicação da Avenida Nossa Senhora de Bonsucesso se engana. Não podendo cobrar pedágio, porque seria um escândalo, o Governo já instalou radares nos dois sentidos da via. Pagaremos a melhoria através da multagem eletrônica, por pardais posicionados sem a menor justificativa. A não ser a travessia de minhocas entre um pasto e um projeto de loteamento ainda inabitado. Diante da Faculdade Anhanguera não puseram. Engraçado, não? Quem mandou votar no homem...

ALIÁS, ATENÇÃO MOTORISTAS – Fiquem espertos, amigos! Entram em vigor neste primeiro de novembro as alterações no Código Brasileiro de Trânsito que majoram o valor de todas as multas por infrações de trânsito. Cachaceiros, principalmente, que se cuidem!!!

ANTEVI – A Coluna publicou em 03.10.14: “SORTE LANÇADA – Dificilmente alguém tira a reeleição de Dilma Roussef. A direita brasileira é incompetente quando faz oposição. Aécio NEVER cometeu o pecado da gula e foi castigado. Tirou o pão da boca de Marina e não conquistou os pontos para si. O desgaste da Seringueira já pode ser visto até num eventual segundo turno. É tudo o que conseguiu o netinho de Tancredo...”. Sou ou não um tremendo bidu!

BOM DE PREVISÕES – Acertei na eleição presidencial. Previ a prescrição do processo de “The Swimmer”, nosso Grande Nadador; quando muitos diziam que não haveria prescrição... Apostei na vitória de meu amigo Pezão contra Garotinho, e, em face do também amigo Crivella... Sou capaz de apostar que Ortiz Junior governa até o fim do mandato... Afirmei da inconstitucionalidade da tentativa de fechamento do Lessa. E não deu outra... O Ministério Público interveio na questão e pediu a revogação da lei, levando os interessados em murar o bairro a pedir na Câmara que o prefeito mostre documentos ou derrube os muros de condomínios que já nasceram como tais: Village Paineiras, Colonial Village e Real Ville, entre outros... Acham que pressionando outros coletivos, onde moram promotores e juízes, terão gás para submeter o Tribunal de Justiça, a Prefeitura e a Câmara em sua quimera particular.

NÃO QUERIA ESTAR NA PELE. – O vereador Professor Eric está em situação muito delicada. As ex-funcionárias Daniela Bairros e Cristina confirmaram todas as acusações de partilha de salários e distribuição gratuita do jornal Tribuna do Norte que, a rigor, deve ser vendido a 1 real. Cristina disse também que foi exonerada pelo vereador em plena licença médica e que vai cobrar da Câmara horas extras por dedicação integral 24 horas ao professor Eric que, volta e meia, interrompia seu sono com novas missões. Fui informado de que a CEI da Câmara troca informes com o inquérito que segue no Ministério Público. Os demais processos em face de políticos pindenses estão nas mesmas da edição passada.

EM BUSCA DA ARCA PERDIDA – Não se trata de Indiana Jones, mas o deputado João Dado e seu fiel escudeiro César Haiachi estão pretendendo excursionar a Pinda numa grande cruzada de rastreamento dos votos que deixaram de ter nas eleições. Dizem que tem “45 mil motivos” para cobrar “Solidariedade” dos que fizeram sua mal sucedida campanha, de resposta desproporcional ao que foi empenhado.

SABEDORIA DO BOSQUE – “Não existe remédio para batom na cueca.”

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. email: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com