Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BLOG DO CATALDI (14.11.14)



O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 14 de novembro. Faltam 47 dias para o fim do ano. 100 para o fim do horário brasileiro de verão. Dia nacional da alfabetização e do Bandeirante. Data da emancipação política de Lorena (1774). Morte da Princesa Isabel (1921); de Sacadura Cabral, primeiro a fazer a travessia aérea do Atlântico, por desaparecimento no mar (1924); e de José Flores de Jesus, o compositor Zé Kéti (1999). É aniversário do Príncipe Charles da Inglaterra (1948).

Sábado, 15 de novembro. Feriado da Proclamação da República (1889). Dia do esporte amador. Fundação do primeiro PSB – Partido Socialista Brasileiro (1932). Mário Juruna era o primeiro índio eleito deputado federal, pelo PDT do Rio (1982).

Domingo 16 de novembro. Dia Internacional para a Tolerância. Aniversário de 87 anos do lançamento de “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato (1921). Nascimento do escritor português José Saramago (1922). Criação da UNESCO – Organização das Nações Unidas para educação (1945). Morte do ator norte-americano Clark Gable (1960); do cantor e compositor Candeia (1978); do ator William Holden (1981); e da novelista Janete Emmer Dias Gomes, mais conhecida como Janete Clair (1983).

PRO VALE

RECURSO DE ORTIZ – Continuo acreditando que Junior Ortiz cumprirá o mandato até final. Mérito á parte. A defesa do ainda prefeito de Taubaté protocolou ‘embargos de declaração’ apontando omissões no julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Se o relator Roberto Maia quiser pode decidir monocraticamente. Mas o razoável é que leve a matéria ao plenário. Depois disso ainda cabem recursos e medidas cautelares de permanência no cargo ao TSE e ao Supremo. De qualquer forma, o presidente da Câmara, Carlos Peixoto deve estar afiando os talheres, qual jacaré faz com os dentes à beira do pantanal, torcendo para a ‘chalana afundar’... 

SERIA A VOLTA DE JESUS? – O juiz carioca João Carlos de Souza Correa pensa que é Deus. No Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro os ‘DEUSembargadores’ deram certeza a ele, ao julgar recurso... No Supremo Tribunal Federal, no entanto, o ministro Lewandovisky fez ressurgir dúvida, ao declarar que juiz fora do ambiente do fórum é pessoa como outra qualquer... Penso que não sendo realmente ‘a volta de Jesus’, João Carlos não é mesmo Deus, data máxima vênia. Eis que depois de 2011, quando fez a cáca, continuou aprontando com a lei seca em 2013. Em nome da boa imagem da magistratura precisa ser punido.

BOMBA, BOMBA – O processo dos caronas que acabou arquivado na Câmara de Pindamonhangaba pode ter que voltar a ser examinado pelos vereadores. Fonte ligada ao Ministério Público informou a este colunista que será suscitada a nulidade da CEI, diante do voto do vereador Tuninho da Farmácia (PDT). Ele não poderia ter participado da votação porque era interessado. Era parte no inquérito que corria no MP. Já a Ação Pública que examina no Judiciário o mesmo episódio, do uso indevido dos carros oficiais, (visto até nos EUA por quem acompanhou o Fantástico) continua concluso ao honradíssimo Juiz Hélio Ferreira de Sena.
  
ALIÁS – Estive com o Juiz Hélio de Sena na solenidade de formatura das Promotoras Sociais Legais, na sede da OAB de Pinda. Paraninfo, ele fez belo e oportuníssimo pronunciamento, destacando a luta da mulher por sua emancipação cidadã. Dignidade é tudo! Este sim é um bom ícone da imagem da magistratura!

FINALMENTE – A Igrejinha de São José vai ganhar reforma. Incansável lutador pelas verbas de preservação cultural (afinal ali estão os Legionários da Independência do Brasil), o vereador Roderlei Mioto (PSDB) anunciou que o projeto de restauro sai finalmente do papel. Ele tem corrido atrás de apoios junto aos taxistas da Cidade. Mas acredito que seja em busca do sonho de, em outro partido, ir ao confronto com Vitão pelo Palácio de Cristal em 2016.

SONHO É SONHO – Creio, porém, que o único que pode bater Vitão (PSDB) nas urnas em 2016 seja o ex-prefeito João Ribeiro (PPS). O nome dele, por constatação, cresce dia após dia nas redes sociais.

MAUSOLÉO DOS BENEMÉRITOS – o Vereador José Carlos Gomes – CAL; estuda a viabilidade de um projeto autorizativo (já que há despesas) para que seja construído no Cemitério Municipal um mausoléu destinado a colocação de restos mortais (pós exumação) daqueles que em vida foram reconhecidos beneméritos por suas obras em favor de Pinda. Sugiro que seja transferido para lá o ossuário do Jornalista José Antonio de Oliveira.
SUCESSÃO NA CÂMARA – A proximidade da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Pindamonhangaba faz crescer a agitação nos bastidores. Consta que há um movimento (minoritário) tentando ‘desconstruir’ a candidatura do Vereador Marco Aurélio (PR). Missão difícil. O médico já tem 7 dos 11 votos.

EM BUSCA DE OPORTUNIDADE – Apresentando mais um balanço do belo trabalho que realiza na presidência do Pasin, o incansável líder comunitário Jorge Gonçalves anda em busca de um partido político para filiar-se. Provável que emplaque uma candidatura a vereador ou prefeito. Torço por isso!

CAMELÓDROMO DE PINDA – Durante exposição sobre o novo orçamento, o secretário de administração Edson Macedo de Gouvêa foi indagado sobre o futuro  camelódromo. Disse que já existe local: margeando a linha ferroviária. Em frente ao Pujol... Falta definir a construção. Vai depender do que a Cidade adotar:  rebaixamento da linha, ou mais um famigerado túnel tipo manilhão, daqueles que entopem quando um caminhão gigante passa... Porcaria, bem ao estilo.

TREMEMBÉ EM FESTA – A Cidade irmã de Pinda faz 118 anos dia 26 de novembro. O prefeito Marcelo Vaqueli está organizando a comemoração. Começa neste fim de semana, com filmes para a criançada na Casa de Cultura Quintino Junior. Haverá shows prestigiando artistas locais. E, em data a ser anunciada, apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

BRILHANTE – Tenho apreço muito grande pelo vereador taubateano Luizinho da Farmácia (PROS). Está postulando que idosos e deficientes fiquem isentos da cobrança do estacionamento nos shoppings. Tomara que o imitem em Pinda.

VERGONHA 2 – Funcionários do INSS estão felizes. Continuam sendo poucos para a demanda em Pinda, é bem verdade. Mas, pelo menos, depois do cacete aqui no Jornal, receberam material, tipo: toner, papel para impressão, e, inclusive, o higiênico... Sinal de que não é preciso temer esta Coluna. Basta respeitar.


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.