Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

BLOG DO CATALDI




O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 7 de novembro. Faltam 54 dias para o fim do ano. 107 para o fim do horário brasileiro de verão. Dia Nacional dos Tribunais de Contas. Aniversário do mais antigo jornal da América Latina, ainda em circulação: O Diário de Pernambuco (1825). Nascimento da escritora Cecília Meirelles (1901); e do compositor Ary Barroso (1903). Instalação do primeiro regime comunista do Mundo, com a vitória da revolução Russa (1917). Fundação do Grupo Comunista do Rio, por Astrogildo Pereira (1921). Aniversário de Geraldo Alckmin (1952). Morte do ator Steve MacQuenn (1980).

Sábado, 8 de novembro. Dia Mundial do Urbanismo e do Radiologista, por causa da descoberta do raio X (1895). Nascimento do ator francês Alain Delon (1935). Fracassava a primeira tentativa de Hitler em proclamar a “Revolução Nacional Socialista” na Alemanha (1923).

Domingo, 9 de novembro. Dia do manequim. Data do Baile da Ilha Fiscal, (último do império) com dinheiro da seca do nordeste (1889). Aniversário da atriz Eva Tudor (1920). Eleição de John Kennedy (1960). Morte de Cecília Meireles (1964); de Charles De Gaulle (1970), do estilista e figurinista Dener Pamplona de Abreu (1978); do cantor Altemar Dutra (1983).

PRO VALE

AINDA A QUESTÃO DA ÁGUA – Em tempo de cobertor curto, cada um puxa para o seu lado... Geraldo Alckmin, ao rediscutir o problema, prova  desconhecimento do destino final do manancial do Paraíba do Sul. Há quem diga que por ma fé. Será? Repete toda hora que a agência reguladora prioriza a geração de energia da Light em Piraí, no Rio; em detrimento da sede do Povo de São Paulo. Sublima, porém, o fato de que a água do Paraíba, bombeada em Barra do Piraí, depois de gerar energia, forma a calha do sistema adutor de Guandú, responsável pelo abastecimento d’água a toda a capital do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, mantendo bem antes, as torneiras de boa parte do interior paulista. Inclusive Pindamonhangaba... Não consegue enganar o governador Pezão que nasceu em Pirai, e, cujos pais trabalharam na represa em Ribeirão das Lages... Tudo isso está no colo do Ministro Luiz Fux que já marcou para 20 de novembro, às 10 horas, uma tentativa de mediação.

QUEREMOS VIVA PINDA – Agora é torcer para ficar... A Prefeitura de Pindamonhangaba decidiu convocar licitação para a concessão de 13 linhas de ônibus da Cidade. Antes renovou por aditamento até maio, para organizar o processo licitatório nesses 6 meses. Se não for tudo muito bem feito, corremos o risco duma empresa mambembe cair aqui de paraquedas e tirar a Viva Pinda que só faz aprimorar o atendimento, desde que ocupou o espaço da Tursan, sucessora da Pássaro Marrom. A Viva Pinda tem 100 por cento da frota provida de acessibilidade plena desde 2010. Atua com 42 carros. Tem certificação Iso 9001 e 14000. Desde 2012 não pratica aumento de tarifa, apesar de dois aumentos da folha de pagamento, do diesel, da água e da energia. Queremos Viva Pinda de novo.

REBAIXAMENTO – O Vereador professor Osvaldo continua insistindo em esclarecimentos do DNIT e da prefeitura quanto ao rebaixamento da linha do trem. Do DNIT, acaba de receber resposta de que o projeto do então prefeito João Ribeiro está aprovado pelo governo federal pela viabilidade técnica, econômica e ambiental. Executa Vitão !!! Tá esperando o quê?

VERGONHA – Funcionários do INSS estão envergonhados do serviço que vêm prestando aos munícipes de Pinda. São poucos para dar atendimento adequado ao público. Afora isso, não têm material nem equipamento. Um horror.

IMORALIDADE ? – Consta que procuradores estaduais e municipais estariam organizando movimento para trabalharem apenas 3 dias na semana. Não basta já receberem honorários de sucumbência pelas ações que postulam, dificultando a composição de acordos?... Ainda estariam querendo mais moleza? ... Tomara que esse vírus não contamine os procuradores daqui do Vale.

CASSAÇÃO DE ORTIZ – continuo prevendo que Junior Ortiz governa Taubaté até o fim do mandato. Perdeu por quatro votos a dois no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, mas vai recorrer. Primeiro, em cima da divergência. Depois, ao TSE, e, finalmente, ao Supremo. Não discuto o mérito da decisão. Apenas sustento que com chicana e a colcha de recursos que ainda cabem, Junior talvez ainda consiga estar com a ficha limpa na hora da reeleição.

LIÇÃO DE HUMILDADE – Passado o sufoco das urnas, fazendo a contabilidade, a campanha de Padre Afonso em Pinda, (leia-se Paulo Ramos Melo), demonstrou plena eficiência. Sozinho e Deus, o ex-vereador foi campeão de votos para o Padre. Mais votado que o candidato Fernando Capez, apoiado pelo prefeito e com cartazes e faixas por toda a cidade. Aliás, superou em eficiência as campanhas de Ary Kara e Isael Domingues, também. Não é a toa que Padre Afonso se refere a Paulinho, não como ‘cabo’, mas, como “general eleitoral”... Diferente de outros que por fazerem corpo mole deviam ser rebaixados. João Dado que o diga.

COTADO PARA A CÂMARA – O nome do Vereador Marco Aurélio é o mais cotado para presidir a Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Até o fechamento desta edição contava com o apoio de 7 dos 11 vereadores. Marco Aurélio é um conciliador nato. Certamente vai somar e quebrar o gelo entre o Legislativo e o Executivo da Cidade, fácil de ser observado hoje em dia.

ESFRIANDO A CABEÇA – A Presidente (a) foi esvaziar a cuca em Aratu e deixou o forno ligado entre ministros e aspones. Dólar lá em cima... Inflação explodindo... Maduro discursando na Venezuela... E a oposição idiota achando que vai conseguir auditar as urnas ou emplacar um impeachment... É melhor contar outra... Inda mais com o Supremo quase bolivariano que temos.

QUASE CEM ANOS – Há 97 anos, num 7 de novembro, era instalado o primeiro regime comunista do Mundo, com a vitória da revolução Russa, em 1917. Quatro anos depois, na mesma data, Astrogildo Pereira fundava o Grupo Comunista do Rio de Janeiro. Há motivos para reflexão.

ATUALÍSSIMA – Pensamento da filosofa Ayn Rand, radicada nos EUA (judia que, em 1920 conseguiu fugir da revolução russa): "Quando perceberes que, para produzir, deves obter autorização de quem não produz nada. Quando perceberes que o dinheiro não é para quem negocia bens, mas sim favores. Quando perceberes que muitos são ricos por suborno e influência, em vez de trabalho, e que as leis não nos protegem contra eles, mas, pelo contrário, são eles os protegidos. Quando perceberes que a corrupção é recompensada e a honestidade se torna autossacrifício, então poderás afirmar, sem medo de contradição, que tua sociedade está condenada".

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.co