Páginas

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BLOG DO CATALDI



SEXTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2014

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 21 de novembro. Faltam 40 dias para o fim do ano. 93 para o fim do horário brasileiro de verão. Dia Nacional da Homeopatia e da Televisão. Data da emancipação política de Nazareth Paulista (1676); da inauguração da Ford em São Bernardo do Campo (1958) e do lançamento do Livro Brasil Nunca Mais, com lista de 444 torturadores da ditadura (1985). Inauguração do Shopping Pátio Pinda – o primeiro de Pindamonhangaba. (2013).

Sábado, 22 de novembro. Dia da música e do músico. Data da revolta da Chibata. O “Almirante Negro”, João Cândido rebelava a armada contra castigos físicos na Marinha do Brasil (1910). Assassinato de John Kennedy em Dallas, Texas (1963) e do líder da Aliança Libertadora Nacional, Carlos Marighella (1969). Ascensão ao Trono do Rei de Espanha, Juan Carlos de Bourbon.

Domingo 23 de novembro. Dia Nacional de Ação de Graças. Renúncia do Marechal Deodoro elevando ao poder Floriano Peixoto (1891). Criação da Força Expedicionária Brasileira (1943). Morte de Adoniran Barbosa (1982).

PRÓ VALE

CRITICAS A DELAÇÃO PREMIADA – Duramente atacada, principalmente por criminalistas, a delação premiada está permitindo avanços importantes nas investigações sobre desvios na Petrobrás. O juiz federal Sergio Fernando Moro, tido como linha dura, concede o benefício para réus que colaboram com a justiça, e alcança conceito positivo perante a opinião pública. Críticos afirmam que a delação é tentativa clara de extorquir confissões através do terror, prisões cerceando o direito de defesa. Mas, para o juiz Moro, quem critica a delação, demonstra ser favorável à regra mafiosa do silêncio, também chamada ‘omertà’.

O VALE NO PETROLÃO - A REVAP não escapou do mar de corrupção. Mais fundo que o próprio pré-sal. Delatores dizem que há dinheiro de lá escorrendo para os ralos do maior escândalo de corrupção de todos os tempos... Quando Dilma afirma que o país vai “passar tudo a limpo”. Parece estar lendo o discurso do Collor. Aliás, Fernando Collor é ninfeta diante de tão experientes petistas...

PROBLEMA NOS AFETA - Fica em Pinda o maior fornecedor de tubos para a Petrobrás. Inclusive, e, aliás, praticamente cliente mais importante de nossa Confab... De há muito a Petrobrás não faz uma encomenda. Você imagina o que pode acontecer? E quantas empresas daqui não teriam a base de suas carteiras nessa fornecedora da Petrobrás?

DINHEIRO PELO RALO – Desperdício de quem brinca com dinheiro público!!! Apesar da mudança do Deptran de Pinda para o Crispim, nós munícipes continuamos pagando, com nosso imposto, o aluguel do prédio em que funcionava o ‘multeiro dos marronzinhos’ na Rua Fortunato Moreira. Isso é que é exemplo de má administração! O DEPTRAN devia ser multado. Por essa e outras trapalhadas. Sobretudo pela tinta guache com que pinta a sinalização de chão...

VARAS DE TRÂNSITO - Demorou, mas, parece que agora os motoristas terão de andar na linha. Projeto do deputado João Caldas, do Solidariedade de Alagoas, dá sentido ao Código de Trânsito Brasileiro, recém aprimorado para cobrar mais caro pelas infrações. Prevê a criação de juizados, promotorias e delegacias especializadas para punir de imediato os infratores... A proposta também prevê a inclusão da disciplina ‘Educação para o Trânsito’ no currículo do ensino fundamental. A matéria, aprovada na Comissão de Educação segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara Federal. Finalmente decidiram conduzir a questão com mais seriedade.

SAÚDE A SÉRIO – A prefeitura de Campos do Jordão adotou procedimento exemplar ao assumir a Saúde Municipal. Médicos e funcionários passam a ser contratados diretamente pelo poder público. O Prefeito Fred Guidoni notificou a Associação Civil Cidadania Brasil quanto ao rompimento do contrato de parceria e assumiu a gestão do Pronto Socorro, dos Postos de Saúde dos Bairros e do Centro de Especialidades. É preciso coragem para fazer isso. Romper com esses convênios de enganação. Parabéns. Que sirva de exemplo...

IMORALIDADE ? – Consta que procuradores estaduais e municipais estão mobilizados para trabalhar apenas 3 dias na semana. Estão indo em mutirões lobistas aos gabinetes de políticos para aprovar a jornada de apenas 18 horas. Êta molezinha boa! Será que não basta receberem honorários de sucumbência pelas ações que postulam contra os cidadãos, dificultando acordos?... Ainda querem mais moleza? ... Tomara que esse vírus não contamine vereadores daqui do Vale...

AINDA A QUESTÃO DA ÁGUA – Em tempo de cobertor curto, cada um puxa para o seu lado... Geraldo Alckmin devia buscar alternativas efetivas, não paliativas. A única saída para sempre é retirar sal e armazenar água do mar, como já se faz com qualidade no arquipélago de Fernando de Noronha. O Paraíba do Sul está morrendo, minha gente!

CONSOLIDADA – Importante político pindense dá como certo o nome do Vereador Marco Aurélio para presidir a Câmara Municipal de Pindamonhangaba. A Coluna vem antecipando a tendência. Pode haver unanimidade. Marco Aurélio é um conciliador nato. Ideal para costurar diálogo mais construtivo entre o Legislativo e o Executivo.

DÉBITO AUTOMÁTICO EM CHEQUE – Criado para facilitar o ‘débito automático’ tem provocado dor de cabeça em muitos clientes.  Há situações em que o consumidor é surpreendido com cobranças indevidas. Muitos acabam precisando recorrer aos PROCONS e Juizados. Já teve gente queixando de cortes no fornecimento de energia, porque o banco falhou no repasse do dinheiro retirado do correntista. Em situações assim o cliente tem direito de receber o dobro do valor cobrado, mais o dano moral. Muita gente está pedindo aos bancos o cancelamento do débito automático para não ter dor de cabeça.

REBAIXAMENTO – O Vereador professor Osvaldo acha que todo mundo deve insistir com o prefeito Lerário a deixar de lero-lero sobre o rebaixamento da linha do trem, já aprovado pelo governo federal. Ninguém quer saber de túneis...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.