Páginas

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BLOGUEIRO ALTAMIRO BORGES
FALARÁ SOBRE MÍDIA EM TAUBATÉ

Antonio Barbosa Filho, jornalista

(Publicado originalmente pelo Diário de Taubaté)

O jornalista e blogueiro Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, de São Paulo, estará em Taubaté no próximo dia 24 (segunda-feira) para debater o tema "O que é Democratização da Mídia".

O evento, aberto ao público, ocorrerá na Soapro, à Rua Eng. Urbano Alves de Souza Pereira, 330, no Jardim Santa Clara, a partir das 19:00 horas.


O Centro Barão de Itararé é uma entidade de âmbito nacional, que reúne milhares de blogueiros e internautas que buscam ampliar as fontes de informação no Brasil, contrapondo-se à mídia tradicional, hoje controlada por sete ou oito famílias - os grupos Globo, Band, SBT, Record, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e Editora Abril.

90% da informação consumida pelos brasileiros provém desses veículos e seus muitos associados menores espalhados pelo país.Há alguns anos, o tema da "Democratização da Mídia" vem sendo intensamente discutido, mas a "grande" mídia não admite qualquer alteração na estrutura atual. Quando se fala no tema, ela imediatamente alega que trata-se de uma tentativa de"controlar" ou de censurar a imprensa.

Ao contrário, o governo da presidenta Dilma deseja e tem anunciado uma regulamentação econômica da mídia, ou seja, impor medidas que impeçam a formação de monopólios e oligopólios no setor.

Recentemente, a Grã-Bretanha implantou um sistema muito mais rígido, que inclui o controle dos conteúdos de rádios, jornais e TVs.

Como as emissoras de rádio e TV são concessões dadas pelo governo, e pertencem, pela lei, ao povo brasileiro, a Comunicação é o único setor ainda não regulado no Brasil. A aviação, por exemplo, é também concessão do governo a empresas que exploram linhas aéreas e aeroportos - mas este setor, como o da distribuição de água, energia elétrica e vários outros, é perfeita e rigidamente regulado pelas autoridades.

O evento em Taubaté é promovido pelo Movimento Povo, Política & Participação, uma associação de fins culturais em vias de formalização.

Maiores informações podem ser obtidas pela página do Movimento no Facebook. Os organizadores esperam atrair principalmente os jovens, que mais utilizam a internet para se informarem.