Páginas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PASSOS PARA SAIR
DA MALHA FINA DO LEÃO

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

O contribuinte que não foi contemplado nos lotes de processamento do imposto de renda precisa rever declaração para sair da malha fina... Foram sete lotes. Quem teve a declaração glosada vai precisar fazer a verificação de eventuais pendências, erros de preenchimento ou omissões.

Por meio do extrato do Imposto de Renda – disponível no site da Receita Federal; o contribuinte consegue saber quais são as inconsistências. Depois de descobrir, pode enviar uma declaração retificadora e aguardar o novo processamento pelo fisco, e, quem sabe, a inclusão nos lotes residuais que começam a ser pagos no próximo ano.

Para enviar a retificadora, o procedimento é o mesmo que para uma declaração comum. A diferença é que, no campo "Identificação do Contribuinte", deverá ser informada que a declaração é retificadora.

Quem caiu na malha fina, mas, não encontrou erros na declaração pode aguardar que a própria Receita o convoque. Mas, se não tiver razão pagará multa de 75 por cento, além dos juros da taxa Selic.

O leão não ta pra brincadeira.

Falei e disse!