Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

BLOG DO CATALDI - 16/01/14



SEXTA-FEIRA, 16 DE JANEIRO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 16 de janeiro. Faltam 349 dias para o fim do ano. 40 para o fim do horário brasileiro de verão...É aniversário de José Eugênio Soares, nome completo do humorista e jornalista Jô Soares (1938). Morte do Regente italiano  Arturo Toscanini (1957). Cassação dos direitos políticos de 43 cidadãos, entre eles: Mario Covas, Cunha Bueno e Ivete Vargas (1969). Morte sob tortura do líder do PCBR Mário Alves, na PE do Exército do Rio (1970).

Sábado, 17 de janeiro. É data da primeira fotografia tirada no Brasil (1840). Instalação do Tribunal de Contas da União (1893). Morte do diplomata e abolicionista Joaquim Nabuco (1910). Aniversário de Cassius Clay –Mohammad  Ali (1942). Morte da pintora Tarsila do Amaral (1973). Morte sob tortura no DOI Codi de São Paulo do operário Manuel Fiel Filho (1976). Início da guerra do Golfo (1991). Morte da ex-miss Brasil Adalgisa Colombo (2013).

Domingo, 18 de janeiro. Morte do escritor Inglês Rudyard Kipling, autor do poema “Se” (1936). Aniversário do piloto Christian Fittipaldi (1971). Dissolução da empresa Proconsult, desmascarada na fraude que tramou para prejudicar a eleição de Leonel Brizola ao governo do Rio (1983). Morte do ator Walmor Chagas (2013).

PRO VALE

RECESSO – A Câmara de Pinda reabre trabalhos a 26 de janeiro. Ficou fechada desde meados de dezembro. Você notou alguma diferença? Tomara que sob a presidência de Felipe César (PMDB) os edis comecem a cobrar do prefeito que assuma, governe, e que, inclusive, execute o projeto de rebaixamento da linha do trem, aprovado pelo governo federal. Não precisa trazer o mar! A gente dispensa.

CÂMARA 2 - Carnaval vem aí, mas, continuaremos de olho na CEI da partilha e na questão do uso do carro oficial. Inclusive na tramitação judicial. Ah! E a história do batom... Nada foi esquecido!

‘MAMÃE! VOU ÀS COMPRAS’ - Vai para o arquivo o projeto que criminalizava a homofobia. O regimento interno do senado determina o arquivamento definitivo quando a matéria ultrapassa 8 anos de tramitação. A proposta polêmica ainda preocupa as Forças Armadas, já que o arquivamento sugere outras iniciativas. Os comandos temem processos por constrangimento e discriminação por parte dos que não conseguirem atingir metas em exercícios fundamentais... E têm razão em acreditar no extenso repertório dos defensores dos ‘gays’. A presidente da comissão de direitos humanos, senadora Ana Rita (PT/ES), por exemplo, vê no arquivamento, chance de vinda de novo projeto mais aprimorado, seguindo as novas tendências dos movimentos sociais. Já a senadora Marta Suplicy (PT/SP), afirma que vai lutar para incluir o tema na discussão do novo código penal. E a Deputada Federal Maria do Rosário (aquela do bafon com Bolsonaro) diz que tem outro pronto. Pode ser mais uma ‘vingancinha’ contra os militares.

TAXA DE ILUMINAÇÃO QUESTIONADA – Enquanto o prefeito de Taubaté, hoje também conhecido como “Junior 7 Vidas”, se precipitava em transferir para os munícipes a taxa de iluminação pública, outras cidades paulistas decidiram discutir a inconstitucionalidade do repasse. A matéria já está no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo em grau de recurso. A decisão do Juiz da 2ª Vara de Descalvado, no interior de São Paulo, Rodrigo Octávio Tristão de Almeida, é muito bem fundamentada, em minha opinião... Tudo porque a ANEEL regulamentou a Contribuição de Iluminação Pública sem ter capacidade legal para isso. Foi coisa de ‘embrulha e manda’, como essa multa da água que o governo de São Paulo inventou. A sobretaxa tinha de ser precedida por ampla campanha de esclarecimento e racionamento, para cumprir formalidades da legislação federal. A Proteste vai recorrer.

CHEGANDO PERTO – O Ministério Público de São Paulo abriu novas investigações para saber se o doleiro Albert Youssef intermediou pagamentos a agentes públicos em contratos de obras no Estado. Deu na ‘Folha’ que entre as obras investigadas estão projetos do Metrô, refinarias da Petrobras que ficam em território paulista e da SABESP, como a estação de tratamento de água Jurubatuba, no Guarujá (SP), a adutora Guarau-Jaguará, na Grande São Paulo, e a tubulação de Franca. A soma dos valores atribuídos a propinas nesses projetos, segundo os promotores, pode chegar a 30 milhões de reais.

ALIÁS – A Prefeitura de Igaratá pode impedir que a SABESP inicie obras de interligação entre a represa de Jaguari, que banha a cidade; e o Sistema Cantareira. Quer que o governador se comprometa a realizar antes, obras de saneamento no valor de 13 milhões de reais. Elzo de Souza foi textual: “Sabemos que não podemos evitar, mas podemos conter e atravancar as obras da transposição de água da Represa do Jaguari”. Igaratá está economicamente ligada ao reservatório. Precisa de redes de água e esgotos, e, tem de ser agora.

PONTO PARA SÃO JOSÉ – A ‘Rede Brasil Diário’ publicou, e, destaco: “a cidade de São José dos Campos fortaleceu sua vocação de maior pólo aeroespacial da América Latina”. Abriu, no ano que passou, 120 novos postos de trabalho nas empresas do setor. A previsão é de mais oportunidades em 2015. A contagem não incluiu a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e maior exportadora do município, com 19 mil funcionários divididos em 27 unidades, inclusive em 10 países. O resultado seria ainda mais expressivo.

PINDA NA RETAIL’S BIG SHOW - Quatro empresários do Vale do Paraíba integrarão a comitiva de 150 empreendedores paulistas que o SEBRAE de São Paulo levará à cidade de Nova York, entre 8 e 18 de janeiro, em visita a 104ª Retail’s Big Show. O evento é considerado o maior do mundo em lançamentos comerciais, promovido há mais de um século pela National Retail Federation. Entre os convidados estão nosso Antonio Cozzi Junior; Washington Rodrigues e Cristiano Bueno, de São José; e Marina Sissue Arima, de Campos do Jordão.
BOM PROGRAMA - Depois do grande sucesso da primeira versão, vem ai o segundo encontro de carros antigos de Pindamonhangaba. Promoção do CAAT – Clube de Autos Antigos de Taubaté, com apoio da prefeitura de Pinda. Acontece a 25 de janeiro de 2015, das 9,00 às 17,00hs., na Praça do Quartel, centro de Pinda. Nada será cobrado daqueles que desejarem expor seus carros e também aos visitantes da mostra.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.