Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

BLOG DO CATALDI - 27/02/15



O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 27 de Fevereiro. Faltam 307 dias para o fim do ano. 21 para o início do outono. É Dia Nacional do Livro Didático, do Idoso e do Agente Fiscal. Utilização dos raios X pela primeira vez numa cirurgia (1910). Nascimento de Elizabeth Taylor (1932). A Liga da Mulher Democrática impedia o comício de Leonel Brizola em Belo Horizonte (1964). Prisão, no Pará, do ex-PM matador Cabo Bruno, autor de mais de 50 assassinatos (1985). Criação da Unidade Real de Valor, URV, precursora do Real (1994). Morte do Banqueiro, ex-embaixador e ex-ministro Walter Moreira Salles (2001).

Sábado, 28 de fevereiro. Aniversário de emancipação de Silveiras (1842). Primeiro desfile de carros alegóricos no carnaval carioca, acabando com a violência do entrudo (1854). Seria aniversário da Vedete Virgínia Lane (1920). Morte da compositora Chiquinha Gonzaga (1935). Criação de Furnas Centrais Elétricas (1957). Dissidentes do PC do B criavam o Partido Comunista Brasileiro, fugindo da argumentação de que era braço do movimento comunista internacional (1962). Surgimento do CD (Compact Disc) na Europa (1983). Morte do dicionarista Aurélio Buarque de Holanda (1989). Anúncio do Plano Real pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso (1994). E não sendo o ano bissexto, é dia de lembrar as datas de 29 de fevereiro: nascimento, em Portugal, da pequena notável, Carmem Miranda (1909); e do Cartunista Jaguar (1932).

Domingo, 01 de março. É aniversário de Fundação da “Mui Heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro – tem este nome; (1565), do Jardim Botânico do Rio (1811). É dia Nacional do Turismo. Primeira eleição direta da história do Brasil elegia Presidente Prudente de Morais (1894). Morte de Rui Barbosa (1923). Destruição de imagens de Buda, construídas no ano 500, pelo governo talibã do Afeganistão (2001).

PRO VALE

BOA LEITURA – O espaço da Irmandade da Misericórdia de Taubaté será pequeno, certamente; para o numeroso público leitor que estará presente ao lançamento da 2ª edição revisada do livro “Casa de Custódia de Taubaté – Revoluções, Rebeliões, Berço do PCC” que meu querido irmão Samuel Messias de Oliveira (Tenente Samuel da Ilha) e o coronel Lamarque Monteiro estarão autografando a 6 de março. O livro marca a passagem do centenário do estabelecimento prisional. Se conseguir chegar a tempo de outro compromisso pré-assumido, estarei lá. Mas é certeza que não perderei a chance da leitura.

DEU NA VEJA – O empreiteiro Ricardo Ribeiro Pessoa, dono da UTC Engenharia, está disposto a fazer revelações sobre o uso de caixa dois em campanhas do atual ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), na Bahia. Também estaria disposto a dizer que a UTC ajudou no pagamento de despesas pessoais do ex-ministro José Dirceu, simulando contratos de serviços de consultoria. Dirceu! Ele de novo! Este é o PT...

DEU NA FOLHA – Vem aí tarifa extra... Com as finanças deterioradas, a Sabesp estuda aumento tarifário para abril, superior a inflação. Aquele que Geraldinho segurou durante a campanha. A companhia informa que é tudo consequência do dólar e dos gastos com a crise hídrica. Só não estão abatendo os lucros da empresa na bolsa de Nova Iorque, com o que deixou de investir em novos projetos. Bom que todos saibam que já se paga pelo ar nos canos, em decorrência do arrefecimento. Consumidores da Capital estão botando a boca no trombone. Mesmo antes do tal aumento, as contas aeradas já dobraram. Este é o PSDB dos tucanos emplumados... O daqui empurrou na gente a tarifa de iluminação com o nome de CIP. Já tem empresa terceirizada fazendo o serviço. Ô beleza!!!

PRESENTINHO – Inclusive, ao receber a conta de energia deste mês o consumidor vai se deparar com o presente ofertado pelo prefeito Vito Ardito Lerário (PSDB) e pelos vereadores Felipe César (PMDB), Martim César (DEM); Marcos Aurélio e Professor Eric (PR), Janio Ardito Lerário (PSDB), Toninho da Farmácia (PDT) e Cal (PTB). Este último, faltando à sessão, ajudou a que a taxa de iluminação pública, ou CIP, fosse aprovada.

É POUCO... – Eles dizem que o valor da CIP é pequeno... Detalhe: o muito é formado de vários poucos.

MINISTÉRIO PÚBLICO EM AÇÃO – Em Queimados, Rio de Janeiro, o Ministério Público agiu contra a LIGHT e conseguiu impor à empresa a emissão da conta com dois códigos de barras. Assim, quem não concordar em pagar a contribuição de iluminação pública inconstitucional, paga a tarifa de consumo domiciliar e não paga a outra, sem risco de ver cortado o fornecimento doméstico. Tomara que o MP daqui adote a mesma medida.

TAMUFU - Preparem-se! O arrocho está só começando. O clima de aperto econômico chegará também ao salário mínimo e às aposentadorias em 2016. O ministro Joaquim Levy tem admitido que o PIB - Produto Interno Bruto; pode ter sido negativo em 2014. Isso prejudicaria o piso de 2016, pois a fórmula considera a inflação do ano anterior mais o PIB de dois anos antes. Isso confirmado, nem o mínimo, nem o piso das aposentadorias terão ajuste real. Não passarão a inflação.

EFEITO ATAULFO - O país está entregue. Vem agora aumento de 50% na tarifa de luz da indústria, com cobrança retroativa a todo ano passado. Já viram para onde vão os preços ao consumidor??? Esse Levy está me fazendo ter saudade do Mantega ou manteiga, não sei bem... Diria cantando o filósofo Ataulfo Alves: “Eu era feliz e não sabia...”

UMA APÓS OUTRA – O ex-prefeito João Ribeiro tem recebido uma visita atrás da outra. Todo mundo pede que ele volte. Particularmente fui a ele pedir que lidere um movimento pelo rebaixamento da linha do trem. Respondeu que agora o problema é da União que já pagou por parte do projeto.

ROLA NA REDE – Fernando Frangão e Arley Souza também foram à casa do ex-prefeito. Está na rede: (sic) “... Frangão perguntou a João Ribeiro se ele vai sair candidato a prefeito em 2016 e quem ganha está eleição? João responde: - Não e não tem nenhum grupo de aposição contra Vito, seria eleito sem muito esforço!!! Porem se formar um grupo SERIO e UNIDO com o objetivo em PROL a CIDADE; Relembramos o episodio de 2008 que ouve (sic mesmo) um duelo só entre dois e claro nós vencemos, se em 2012 não tivesse saído 3 concorrente de Vitor, Tórino teria grande chance de vencer a eleição... OBS. Vamos dar uma chance aos jovens para governar !!! Frangão pergunta de novo : Estes jovens quem são ??? Seria, Totino, Dr. Isael, Carlinhos Caze, Vela, Ricardo Piorino Responde João: Seria, depende do trabalho que for feito !!! Por que hoje Vitor tem em media 35000 votos”. REPERCUSSÃO - curtiu.  Cazé esta fora... “nesse eu não voto. João Bosco na cabeça.... Taí!!!”.

CARONA CARA – Leitor pede explicação sobre o instituto da “transação penal” que pode favorecer aos caroneiros da câmara... É direito de qualquer réu primário que pratica crimes de menor poder ofensivo: acidentes de trânsito, conto do paco, pequenos furtos, malandragem, baralho de ronda viciado e trapaças, entre outros... Para a ação ser encerrada, o Ministério Público propõe o pagamento de cestas básicas a entidades de caridade. Em seguida o juiz homologa por sentença. Pode parecer pouco. Mas, o réu tem que ficar 5 anos pianinho. Nesse período não pode fazer nada errado, senão... Quem tem dois processos em curso, por exemplo, não tem remédio. Não pode se beneficiar de novo. É num ou noutro.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com.