Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BLOG DO CATALDI - 13/02/15



SEXTA-FEIRA, 13 DE FEVEREIRO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 13 de fevereiro. Faltam 321 dias para o fim do ano. 9 para o fim do horário brasileiro de verão, que não será prorrogado... Dia do Ministério Público Estadual. Aniversário de 93 anos da Semana de Arte Moderna de 22. Morte do Presidente Epitácio Pessoa (1942).

Sábado, 14 de fevereiro. Éder Jofre se despedia do boxe (1977). Morria o cantor Taiguara (1996).

Domingo, 15 de fevereiro. Morria Nat King Cole (1965).

PRO VALE

CULPA DAS URNAS - Eleição de dois em dois anos... Tipo da coisa que atrasa o Brasil... Não tivessem precisado mentir tanto para os eleitores, Dilma e Geraldo Alckmin teriam menos dificuldade hoje em dia para tocarem seus respectivos governos. Não teriam tamanha queda na popularidade... Ela, agora, tenta curar a tosse da vaca. E, Geraldo, tenta arranjar alguém para carregar a culpa da falta d’agua. Agora, acaba de surgir um tonto para dizer que o Rio de Janeiro lava esgoto com água limpa captada no rio Paraíba. Só da cabeça de tolo pode sair tamanha sandice... Dividindo ainda mais o país. Se os políticos não precisassem mentir tanto, a cada dois anos, talvez a gente fosse mais feliz...

MAIS BESTEIRA, AINDA – Pois bem, primeiro o governador de São Paulo disse que o Rio de Janeiro desperdiçava água do Paraíba do Sul para gerar energia elétrica à custa da sede do povo paulista. Foi desmascarado. Provei que a água captada, depois de gerar energia, também mata a sede de 90 por cento dos cariocas e de toda a Baixada Fluminense. Agora o deputado federal Eduardo Curi, do mesmo PSDB, declara pateticamente que os cariocas usam a água limpa do Paraíba para diluir esgoto. E eu que pensava que só Lula e Dilma mentiam... O Povo de São José dos Campos deve estar envergonhado da escolha que fez.

LEITOR DA COLUNA – Fico feliz em ter o governador Alckmin entre meus leitores. Agora já anuncia que a SABESP estuda a captação e dessalinização da água do mar, como venho pregando. Mas, ainda navega em equívoco. Disse que vai ser caro buscar a água no litoral a 700 quilômetros. Penso que a distância de Santos não seja tão grande. Mas Bertioga, São Sebastião e Caraguá talvez fiquem ainda mais perto, enchendo as represas do Vale e da capital, onde a água seria tratada. Pode pedir ajuda federal e ou parceria com o Rio de Janeiro. Depois de concluída a obra, o lucro cobrirá o investimento, como acontece com o gás trazido das profundezas dos oceanos ou da Bolívia. O lucro já cobriu o custo. E não esqueçam do “Aquífero Guarani”, bem embaixo de nós...

PEDÁGIO DISFARÇADO – Todo cuidado é pouco. Fim do mês entram em operação novos radares, instalados pelo DER em diversos pontos de Pindamonhangaba. O disfarce é alegar segurança. Mas, na realidade, o objetivo é arrecadar com as multas, vez que seria ridículo estabelecer pedágio em trechos tão curtos. Assim, a obra se paga com multas na SPA 092/060 – km 4,1 – Manoel César Ribeiro; SPA 099/060 – km1,8 – Nossa Senhora do Bonsucesso; SP 62 – km 156 – Amador Bueno da Veiga; SPA 085/060 – km1 – Engenheiro Luiz Dumont Villares; SP 123 – km 26,3 – Floriano Rodrigues Pinheiro; SP 132 – km 159,4 – Doutor Caio Gomes Figueiredo. E assim vamos vivendo à luz do PSDB: desgoverno, pedágio, presídios e falta d’agua...

ABERTA A CAMPANHA – Velada, mas, se inicia a campanha para prefeito de Pinda. Vito Ardito (PSDB) aparentemente nada de braçada. Vejamos: João Ribeiro (PPS) cansou... Torino (PMDB) não nega... Felipe César (também PMDB) diz que não quer. Mas, às vezes faz como rabo de cão: diz não quando é sim... Roderley Miotto (PSDB) espera o cavalo passar encilhado... Dr. Isael (PV, até quando não sei) tem sempre um problema... A novidade é João Bosco Nogueira, convidado a voltar ao palácio de Cristal – não como vice, mas, para compor chapa com Serginho do Sindicato dos Metalúrgicos... Diria Zé do Jornal – Oremos!

CHAPA QUENTE – Deu no “Jornal Ação Regional” que Sérgio Silva, também conhecido como Serginho do Sindicato dos Metalúrgicos teria convidado João Bosco Nogueira para formarem uma “chapa imbatível” à prefeitura de Pindamonhangaba, ano que vem. Bosco, para quem não lembra, figura na história de Pinda como prefeito da industrialização e dos esportes. A conversa entre os dois teria sido assim: (de Serginho para Bosco) – “Por que o senhor não sai para prefeito e eu de vice? Será a força da experiência com a minha juventude, nos tornando imbatíveis em 2016...” A resposta (de João Bosco Nogueira): - “Sim, nós podemos ser imbatíveis. Mas precisaremos de um grupo forte, candidatos a vereadores de prestígio...” Eu Colunista acrescentaria que também vão precisar de muito dinheiro. Mas não desanimem. Pinda merece mudança.

DEPOIS DA PORTA ARROMBADA O vereador Roderley Miotto (PSDB) propôs “Audiência Pública” para rediscutir a 11 de março próximo, a Resolução da ANEEL que transferiu ilegalmente aos municípios a responsabilidade de investir, manter e operar os serviços de iluminação nas ruas e logradouros das Cidades. Isso, depois de Vitão conseguir fazer a Câmara submissa votar lei, eivada de nulidade; criando a contribuição de iluminação pública para todos nós pagarmos à gigante chinesa EDP Bandeirantes (comprada pela “China Three Gorges” por 2 bilhões e 700 milhões de euros)... Caro vereador, a audiência agora não interessa mais. Momento é torcer para o Ministério Público acolher a postulação deste humilde jornalista para argüir a inconstitucionalidade da lei, por vício na origem: falta de capacidade da ANEEL para legislar e falta exatamente da audiência pública que o senhor tardiamente reivindica... Tudo mais é marola!

DEU NO BLOG DA SAL – Comentário de um munícipe sobre a votação da famigerada taxa de iluminação pública: “Ao que fui informado a votação foi assim: Ricardo Piorino (PDT) não votou porque presidia a sessão. José Carlos Gomes - CAL (PTB) faltou. Votaram com o prefeito, contra o Povo: Felipe César (PMDB); Martim César (DEM); Marcos Aurélio e Professor Eric (PR); Janio Ardito Lerário (PSDB) e Toninho da Farmácia (PDT). A favor do Povo, contra o prefeito: Professor Oswaldo Negrão (PMDB), Magrão (PPS) e Roderley Mioto (PSDB)”. 

DEU NO PINDA CIDADÃ – Será verdade? Bolinha Eleandro escreveu (sic): ”Nosso Prefeito fez um Decreto Municipal no qual proibi que a Empresa ABC Transporte pega passageiro do araretma x Pinda, Pinda x Araretama , ai lhe pergunto o Prefeito e para trabalhar para o POVO ou TRABALHAR para Empresa VIVA PINDA.Olha o que ele tirou (Passagem mais barata, ônibus de vinte em vite minutos,qualidade nos ônibus) se fosse ao contrario poderíamos ate concordar . Dito e Feito”.

ROLA NA INTERNET – vendo pelo mesmo preço que comprei na WEB... “Mais um presentinho de Dilma: quer obrigar os agricultores a emplacarem máquinas agrícolas. Pensamento petista: colocar placa em tratores agrícolas para que as pragas oprimidas pelo agrotóxico aplicado pelos agricultores opressores sejam identificados e punidos com severas multas. É bem provável que ainda criem uma lei para uso do cinto de segurança, para o caso de excesso de velocidade no meio rural”... Se não for piada, lembro que no Chile um presidente caiu a partir de protestos de caminhoneiros...

EM FAVOR DA POLÍCIA – O deputado federal Major Olimpio (PDT-SP) apresentou projeto para que toda ação criminosa contra policiais seja considerada crime hediondo. Muito bem!

REINAUGURAÇÃO – A Matriz Basílica de Aparecida (igreja velha) foi reinaugurada após 11 anos em restauração. A celebração contou com a presença do maestro Sérgio Militello (organista da Capela Sistina do Vaticano) pela primeira vez no Brasil; tocando o órgão de tubos de origem alemã, totalmente restaurado. A missa solene foi presidida por Dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar, acompanhado de missionários redentoristas. A matriz ficou linda. Entre outras obras, as imagens dos santos e obras do teto, vieram da Bahia. O altar, em mármore Carrara, e, o relicário de São Vicente, vieram da Itália.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.