Páginas

sexta-feira, 6 de março de 2015

BLOG DO CATALDI - 06.03.15



SEXTA-FEIRA, 6 DE MARÇO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 06 de março. Faltam 300 dias para o fim do ano. 14 para o início do outono. Independência de Gana (1957). Morte de Magalhães Pinto, um dos líderes civis do golpe militar de 64 (1996). Morte do Governador Mario Covas (2001).

Sábado, 07 de março. Dia dos Fuzileiros Navais. Fundação da Casa da Moeda (1694). Chegada da Corte Portuguesa ao Rio (1808). Aniversário de Danilo Caymmi (1948). Estréia do Sítio do Pica-Pau Amarelo na TV (1977). Morte de Luiz Carlos Prestes (1990). Morte do Filólogo Antonio Houaiss (1999).

Domingo, 08 de março. Dia Internacional da Cor e da Mulher. A origem do dia Internacional da Mulher foi a greve das tecelãs da Cotton, em Nova Iorque, pela jornada de 10 horas. Patrões provocaram incêndio criminoso, que matou 129 delas (1857). Pedro Álvares Gouveia (depois Cabral) iniciava a viagem do descobrimento (1500). Seria aniversário de Hebe Camargo (1929).

PRO VALE

OLHA O TREM – A julgar por uma bravata que anda circulando a boca pequena, a administração não pretende lutar pelo aproveitamento da proposta de rebaixamento da linha do trem em Pindamonhangaba. Parece seduzida pelo simplismo de viadutos e túneis daqueles bem fedorentos. Lembro mais uma vez que a municipalidade já pagou pelo projeto que está aprovado pelo tribunal de contas da união, passa por revisão no estadual, o que por isso não permite outras licitações, apesar de um laudinho ‘meia boca’, “made in home”, dando conta que os jornais noticiam que o governo federal não fará investimentos... Tem gente de olho nisso.

MELHOR SERIA – Os vereadores deveriam chamar seus deputados, estaduais e federais, para apoiarem o projeto de rebaixamento da linha, colocando emendas ao orçamento para execução no próximo ano. Túneis e pontes mambembes vão tornar a cidade mais feia e mais insegura. Ainda que fosse o caso do projeto conter imperfeições, seria melhor corrigi-lo ao invés de lançar insinuações maldosas...

LOCAL INFELIZ – Quem mora nas imediações da malfadada pista de skate que está sendo concluída no local em que ficava a torre da Rádio Difusora começa a temer pelo que ela representa para a tranquilidade do bairro. A pergunta que não quer calar: não ficaria melhor no Parque da Juventude? Tudo feito only coxas!

FINALMENTE – O Presidente da Câmara de Pinda, vereador Felipe César (PMDB) cobra do prefeito a reforma da Praça Monsenhor Marcondes, cartão-postal da cidade, inteiramente abandonada... Outra bandeira antiga de Felipão é reiterada ao governador: instalação de um ‘poupatempo’ rural, facilitando a vida do homem do campo como, aliás, foi feito em Itapetininga e Avaré.

TROFÉU CARA DE PAU - Tomar banho no local em que se ‘malha’ vira opção na luta contra a escassez de água domiciliar. Sujeitos levam na mochila sabonete para banho, barbeador, escova e pasta de dentes, e, etc... Depois da malhação é barba, cabelo e bigode... Tem dono de academia pensando em instalar temporizador no chuveiro...

PROCESSOS – Continuam na mesma os processos que envolvem algumas personalidades locais. Um concluso ao ministério público. O dos caronas aguarda sentença homologatória de transação penal. E aquele de Brasília que envolve contas de campanha continua na mesma. Ainda impede temporariamente candidaturas... Mesmo assim tem gente se assanhando de volta no pedaço.

ENTRE GAYS – Mais um estímulo a sair do armário. A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão inédita, considerou que as uniões estáveis entre homossexuais têm o mesmo regime jurídico protetivo conferido aos casais heterossexuais. Anteriormente, o STJ já havia autorizado a partilha de bens na separação e o pagamento de pensão previdenciária no caso de morte de um dos parceiros da união homoafetiva. Agora fechou a acumulada...

A MÁ NOTÍCIA – Começa o pesadelo anual da declaração que leva ao suplício do pagamento do imposto de renda, pra bancar a roubalheira nacional. Ainda por cima a peregrinação desesperada pelos documentos necessários, inclusive a tardia remessa das fontes pagadoras pelos empregadores. Prazo esgotado. Isso dá multa...

A BOA NOTÍCIA - A Receita Federal informa que começa a pagar no dia 15 de junho as restituições do Imposto de Renda. Nesse dia sai o primeiro dos sete lotes normais, sempre corrigidos pela taxa Selic, mais 1 por cento. Os outros serão liberados a 15 de julho, 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. Como em anos anteriores, idosos, deficientes e portadores de moléstias graves terão prioridade.

BOMBA NA REDE – Vendo o peixe pelo mesmo preço que comprei... Tem gente reclamando em nome dos que dependem do transporte especial para tratamento de crianças e idosos especiais. Será que a administração terá realmente coragem de suprimir o atendimento? A idéia seria distribuir cartões, mas, e o acompanhante, fica de fora do busum?

BASQUETE – A FAPI faz cesta de 3 pontos ao abrir espaço para implantação de um centro de preparação para o basquete, digno de seleção brasileira. Parabéns pela iniciativa ao Magnífico Reitor Luiz Otávio Palhari... Ele! Sempre ele! O campeão da Cidadania!!!

BOA LEITURA – Pena não poder ir logo mais ao lançamento da 2ª edição revisada do livro “Casa de Custódia de Taubaté – Revoluções, Rebeliões, Berço do PCC” que meu querido irmão Samuel Messias de Oliveira (Tenente Samuel da Ilha) e o coronel Lamarque Monteiro estarão autografando no espaço da Irmandade da Misericórdia de Taubaté. É nesta sexta-feira, 6 de março...

PÉROLA – boa do macaco Simão: O PMDB é igual a Halloween: Se não dão doce apronta travessura...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.