Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

BLOG DO CATALDI - 20/03/15




SEXTA-FEIRA, 20 DE MARÇO DE 2015


O DIA NA HISTÓRIA

Sexta-feira, 20 de março.Faltam 286 dias para o fim do ano. Enfim o início do outono. Chega às 19:45. É aniversário do ator global Paulo José (1937). Morte do escritor e jornalista Graciliano Ramos (1953), da atriz Dina Sfat (1989) e de Belini, capitão da Copa de 1958 (2014).

Sábado, 21 de março. Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial e Dia Mundial da Infância. Data da emancipação de Roseira (1965). Aniversário da Carteira de Trabalho, criada por Getúlio Vargas (1932). Morte do humorista Canarinho (2014).

Domingo, 22 de março. Dia Mundial da Água. Data da emancipação de Canas (1993). Instalação da Base Militar de Guantánamo, pelos Estados Unidos, em Cuba (1903). Aniversário de Jorge Benjor (1942). Morte do saudoso Moacyr Augusto Soares Brandão, o ator e comediante Brandão Filho - o primo pobre do Programa “Balança Mas Não Cai” da Rádio Nacional do Rio (1998).

PRO VALE

PAVIO CURTO – Tá no DNA... Cid Gomes é estouradinho como o irmão pindense. Disse verdades na Câmara e foi fulminantemente convidado a demitir-se pela Presidente (a) a qual defendia. Bem feito. Quem mandou puxar o saco? O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou com orgasmo a saída dele da pasta da educação. Após sessão conturbada, Cid afirmou que o “Congresso é povoado por achacadores”. MORAL: Não se deve dizer toda verdade aos abutres...

LEI DA DILMA - A receita anticorrupção da Presidente (a) é tão óbvia quanto os conselhos musicais do Carequinha: “o bom menino não faz xixi na cama... O bom menino não faz malcriação... O bom menino vai sempre à escola... E na escola aprende sempre a lição...”. Tanto tempo para sair com esse lixo! Os corruptos estão rindo a toa. Dilma, do coração valente! Era só cumprir o código penal...

UM PESO, DUAS MEDIDAS A Petrobrás, caridosa, reduziu preços de seus combustíveis no Paraguai. Ao mesmo tempo, endurece o jogo para o consumidor brasileiro. Em menos de um ano é a nona vez que somos generosos com o governo de Evo Moralez. O mesmo que expropriou nossas refinarias. Enquanto isso, nossos caminhoneiros roem beira de penico para pagar o diesel... O jornal paraguaio “Ultima Hora” anunciou que a Petrobrás prejudica até as distribuidoras guaranis, obrigadas a reduzir valores para competir em preços. Aqui no Brasil “o governo não tem como baixar o preço do combustível”, afirma Dilma Rousseff. A Petrobrás e Dilma são legais pra caramba! Ou não?

NÃO VALE ENGANAR - Impressionante como o governo estadual manipula informações. Sobretudo sobre a subida do nível dos reservatórios de água. O Ministério Público ingressou com medida para impedir que a SABESP continue manipulando dados. Aliás, a empresa que já não tem credibilidade interna foi rebaixada na aceitação perante a Bolsa de Nova Iorque...

DUAS CARONAS, DOIS DESTINOS - Fonte do fórum explicou o motivo da demora da sentença no processo dos ‘caronas da câmara’, concluso desde 20 de fevereiro. Um dos implicados não teria aceitado a transação penal. Se sente injustiçado e quer que o processo siga. O outro, aceitou o benefício. Mas dizem que terá de acertar na ‘raspadinha’ para poder quitar a conta.

AUDIÊNCIA PÚBLICA – Não aparece um vereador para defender os pindenses da sanha funerária. Dona Telma, da Funerária Santo Expedito quer botar a boca no trombone para denunciar a exploração comercial do velório (PÚBLICO) municipal onde já se paga de 300 a 600 reais pelo uso da sala fúnebre...

A NOVELA DA LINHA - Marcada para 1ºde abril (e é verdade), audiência pública requerida pelo vereador prof. Osvaldo Negrão, para discutir o rebaixamento da linha férrea em Pinda. Vai ser às 19h00, no Plenário da Câmara. Vale a pena falar sobre a importância da obra para a mobilidade urbana.

SEM NOÇÃO – A audiência pública convocada pelo Vereador Roderley Miotto sobre a Contribuição de Iluminação Pública – CIP: criada por Vitão com aval da própria Câmara, não enfrentou o cerne da questão. Em quase duas horas de blá-blá-blá tratou de lâmpadas queimadas, galhos de árvores nas linhas, postes de madeira, quando devia cobrar do alcaide porque não ingressou em juízo contra a inconstitucionalidade do ato da ANEEL, que transferiu o valor do serviço ao município, e, este, por comodidade e covardia, ao onerado contribuinte. Há empresas pagando mais de R$ 100 pela CIP. Acorda Roderley! Assim não volta.

DE NOVO A CORRIDA ÀS URNAS - Em no máximo 3 meses a campanha para o pleito municipal vai começar a tomar fôlego. Tem gente achando difícil a volta de Torino na cabeça de chapa do PMDB. Mas há quem aposte que isso vai acontecer, e, com apoio de João Bosco Nogueira como vice, para tentar bater a caminhada de Vito Ardito Lerário (PSDB) à reeleição. Na Câmara mais da metade não voltam...

EDUCAÇÃO NA BERLINDA – Chegou à Câmara de Pinda denúncia de que a administração municipal não tem seguido parâmetros para atender estudantes pretendentes da “bolsa Faculdade”, com a preterição de quem realmente tem direito e precisa. Consta que o vereador Ricardo Piorino (PDT) vai encampar a queixa e propor uma investigação. O assunto repercute nas redes sociais... Nas Escolas do Estado só agora chegaram os kits. Isso na terra do governador...

CONTANDO DATA - O 5º BPMI General Salgado comemora nesta sexta-feira, às 10 horas, os 118 anos do batalhão em sua sede, na Avenida Independência, 247, em Taubaté. Na ocasião fará entrega da Medalha Centenária a autoridades civis e militares que contribuíram para o engrandecimento da Unidade.

NOVA DUTRA MELHOR – O jornal virtual São José dos Campos Diário deu destaque ao aprimoramento da frota de prestação de serviço da SOS Nova Dutra. As modernas viaturas foram direcionadas às bases operacionais de Arujá, São José dos Campos e Pindamonhangaba, no trecho paulista; e à base de Penedo, no trecho sul fluminense.

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.