Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2015

BLOG DO CATALDI - 27/03/15


SEXTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 27 de março. Faltam 279 dias para o fim do ano. 497 para as Olimpíadas do Rio. 95 para a chegada do inverno. Dia do Circo e do Teatro. Término da guerra civil espanhola (1939). Aniversário de Maria das Graças Meneghel, a apresentadora Xuxa (1963). Morte do primeiro homem a fazer uma viagem espacial, Yuri Gagarin (1968); e do ator Felipe Carone (1995).

SÁBADO, 28.03.15. Dia do Diagramador e do Revisor. Reunião dos Generais Odilo Diniz e Mourão Filho com o governador de Minas, Magalhães Pinto, em Juiz de Fora, para acertar a deposição de João Goulart, que se daria 3 dias depois (1964). Morte do estudante Edson Luís, em protesto depois de sair do restaurante Calabouço, no Rio de Janeiro. Eu estava lá (1968). Morte do Presidente norte-americano e ex-comandante na segunda guerra mundial Dwight Eisenhower (1969). Beatificação do Padre José de Anchieta pelo Papa João Paulo II. Morte do criminalista Antonio Evaristo de Moraes Filho (1997).

DOMINGO, 29 de março. Fundação de Salvador, a primeira cidade do Brasil (1549) e de Curitiba (1693). Aniversário do ator global Lima Duarte (1930). Vitória de Nelson Piquet – o Pai – no Grande Prêmio Brasil de fórmula Um, disputado no Rio de Janeiro (1981). Morte do cantor Jessé (1993)

PROVALE

INSINCERIDADE – O suplício de Marta Suplicy com o fardo petista nas costas, esta prestes a terminar. Fala mal do PT. Mas, no fundo, quer mesmo a legenda do PSB para derrubar Haddad na próxima eleição. Lembra o Evangelho de Lucas (10:41-42) quando Jesus disse: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária...”. O amigo Nagi Nahas que o diga... Fala sério!

VERGONHA – Delatores denunciam que Dirceu tirava o dele da propina destinada ao PT. De novo? Outra vez? Agora pode ficar livre de todas as penas. Afinal, como dizem, terá cem anos de perdão...

LAMBANÇA – Deu no JB - “A Justiça aceitou ação civil pública do MP paulista sobre cartel em contratos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) envolvendo 11 empresas privadas. Na ação, proposta em 4 de dezembro os promotores pedem a anulação de três contratos firmados no período de 2002 a 2007, a dissolução de dez das 11 empresas que constam no processo (Siemens, a Alstom, a CAFa TTrans, a Bombardier, a MGE-Manutenção de Motores e Geradores Elétricos, a Mitsui, a Temoinsa, a Tejofran e a MPE – Montagens e Projetos Especiais), o ressarcimento dos valores firmados e indenização por dano moral coletivo. Somados chegam a R$ 418 milhões...”.

ENFIM - Buritizal, Caiabu, Cássia dos Coqueiros, Ibirarema, Jeriquara, Nova Castilho e Ribeirão Corrente, cidades do interior paulista, são ilhas em meio à infestação da dengue no Estado de São Paulo. Nestes 7 municípios não existe o transmissor contaminado... O governador quer autorização da ANVISA para ampliar testes da vacina produzida pelo Instituto Butantã em humanos.

MALUQUICE – Só quem tem titica na cuca pode achar e tentar convencer alguém, de que o Rio de Janeiro usa água limpa para lavar esgoto. Só se for para limpar a cabeça de camarão do denunciante, interessado em estimular fratricídio.

TRAGÉDIA – Se você não está satisfeito com a administração de Vito Ardito Lerário saiba que a situação ainda pode piorar... (pode parecer impossível, mas vejam...)

OPOSIÇÃO – Fernando Frangão anuncia chapa de oposição pelo PP à prefeitura. Diz que tem apoio de Paulo Salim Maluf. Não se trata de primeiro de abril antecipado, gente! Ele já esta nas ruas dizendo isso, em busca de correligionários e caçadores de votos. Jornada árdua já que até aqui não conseguiu mais de 600 eleitores nas várias tentativas para vereador...

ATENTO – Se Torino não tomar cuidado e embarcar de novo em provocações de candidaturas menores, perde a eleição outra vez. Há algo no ar além dos aviões de carreira. Apesar do peso de suas propostas e da maturidade e prestígio de seu vice. Ao que se cogita, João Bosco Nogueira. Há quem diga que Bosco será o candidato...

APOSTA – Apesar do convite formal, este colunista não crê que o prefeito Lerário vá à Câmara de Pinda participar do debate sobre a importância do rebaixamento da linha férrea para a mobilidade urbana (andou engasgando no Rádio 4ª feira). A audiência pública, convocada pelo vereador Oswaldo Negrão esta confirmada para 1º de abril, às 19 horas.

DESAFIO – Este Colunista continua desafiando um vereador de coragem, que abra a caixa preta do velório municipal. Dona Telma, da Funerária Santo Expedito quer falar em audiência publica sobre a exploração comercial do espaço em que já se paga entre 300 e 600 reais pelo uso da sala fúnebre por pouquíssimas horas. Mais que o aluguel mensal de um Apê... O jurista Paulo de Andrade revelou a este Colunista que construiu o velório municipal com recursos da prefeitura no governo Geraldinho... E agora: o velório é publico ou privado?

ESPERANÇA – O jornal virtual “São José dos Campos Diário” acompanha par e passo o desdobramento da negociação para que o Aeroporto de lá volte a operar. O prefeito Carlinhos de Almeida (PT) volta de Brasília com a bagagem cheia de esperança de que a TAM passe a atuar no terminal já em meados do ano. A Azul encerrou atividades. Considerou as linhas para São José sem resposta comercial.

NOITE DE GALA – A Academia Pindamonhangabense de Letras realiza, nesta sexta feira (27), Sessão Solene para empossar como titular da cadeira 25, patronímica de Antonio Pinheiro Junior, o acadêmico Sebastião Nelson da Cruz. A programação inclui a apresentação musical de alunos da FASC; homenagem às mulheres e à poesia, por alunos da Liga da Leitura do Colégio Emilio Ribas – Anglo Pinda; homenagem ao radialista Jota Marcondes; conferência do acadêmico Fábio Pereira Mendes sobre “Caravaggio, o Mestre da Realidade e das Sombras”; e, ainda, noite de autógrafos de Erika Araújo, lançando o livro “Águas de Março”. O espaço do Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina, reservado para os eventos a partir das 20 horas, certamente será pequeno.

Será em Aparecida, de 15 a 24 de abril, a 53ª reunião da CNBB

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.