Páginas

sexta-feira, 17 de abril de 2015

BLOG DO CATALDI - 17/04/15




O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 17 de abril. Faltam 258 dias para o fim do ano. 476 para as Olimpíadas do Rio. 74 para a chegada do inverno. Dia Nacional de Luta pela reforma agrária. Data do  massacre de Eldorado de Carajás: a PM matou 19 agricultores do MST (1996). O navegador florentino, Giovanni Verrazano chegava à baia de Nova Iorque (1524). Morte do estadista norte-americano Benjamin Franklin (1790). Osório impunha derrota ao Paraguai na Batalha de Laguna Sirena, onde houve 500 mortos (1866). Invenção do jogo de sinuca pelo britânico Neville Chamberlain (1875). Morte do escritor e jornalista colombiano Gabriel Garcia Márquez (2014).

AMANHÃ FOI  ASSIM

SÁBADO, 18 de abril.  Dia Nacional do Livro Infantil, por causa do nascimento de Monteiro Lobato (1882). Incongruência: a Igreja católica canonizou a quem matou na fogueira - Joana D’Arc (1909). Inauguração da primeira fábrica da Coca-Cola no Brasil (1942). Nascimento do compositor Sidney Muller (1945), do ator Antonio Fagundes (1949), de Adriane Galisteu (1973) e do músico Pedro Camargo Mariano (1975). Morte do físico Albert Einstein (1955), da cantora Linda Batista (1988) e de Nelson Gonçalves (1998). 

DOMINGO, 19 de abril. Dia do Indio e do Exército. Morte do naturalista Charles Darwin (1882), do ex-ministro dos transportes, Coronel Mario David Andreazza (1988), do futebolista Dener (1994), do ator Walter D’Avila (1996) e do ex-ministro e conselheiro de FHC, Sérgio Motta (1998). Aniversário do cantor e compositor Roberto Carlos Braga (1941). Morte do Locutor Esportivo Luciano do Valle (2014). 

PRO VALE

BNDES PEDE SOCORRO - Quem vê o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, criado para fomento de iniciativas no Brasil; aportar dinheiro em obras em Cuba, na África e quê tais, pode imaginar que o dinheiro esteja saindo com sobra pelo ladrão... Mas, pelo visto não é assim. Na calada o governo enviou à Câmara, Medida Provisória para legitimar a tomada de recursos junto ao Tesouro Nacional, no valor de R$ 30 bilhões para socorrer o BNDES, cobrindo mais esse rombo. E a Câmara Federal aprovou. MP segue agora para o Senado. E eu, bobinho, pensava que quem empresta dinheiro a Cuba e perdoa dívidas na África, está com o caixa abarrotado... Muita ingenuidade minha...

TOCOU HORROR - A Missão itinerante do Tribunal de Contas do Estado andou pela Câmara de Pindamonhangaba. Levou alguns documentos. Atrasou o exame que o presidente Felipe César (PMDB) precisa fazer no RH, para responder à indagação formulada pelo Cidadão Roberto Veloso (tenho cópia), a respeito de malfeito que teria sido praticado nos idos de 2010.

RESPONDENDO AO LEITOR – Seguidor da coluna está em dúvida se o sucesso de Bobby di Carlo, na Jovem Guarda, era: “MARCELINA, branca ou negra, gorduchinha, baixinha, magrinha ou gigante será, meu amor?” (...) Acho que é MARCIANITA. Marcelina está em outra parada... Aliás, o sucesso que bomba é “Se ela dança, eu danço”...

GENEROSIDADE - Me contaram que tem gente arrependidíssima de ter passado graxa na maçaneta do meu carro. Agora? Fazer o quê? Perdoar eu perdoou, mas, não esqueço...

PSDB, ATÉ QUANDO? - Roderley Miotto respondeu à altura as cartas que Vitão tem endereçado contra ele ao Rotary e à ACIP. Disse em plenário da Câmara, e, a este colunista, que o prefeito só terá credibilidade junto ao empresariado quando cumprir promessas de campanha. Roderley está sendo perseguido no PSDB, porque ambiciona ser prefeito. Mas, não teme que o Partido possa puní-lo por seguir suas convicções e divergir da bancada “quando for pro bem da cidade”. Inclusive, crítico, à votação da contribuição de iluminação pública que violentou o Povo.

SERÁ QUE COLA? - Padre Afonso teria sorrido quando soube da proposta de correligionários para transferir domicílio para Pinda e duelar em votos com Vitão em 2016...

CANDIDATÍSSIMO – Aliás, o nome do desembargador do trabalho Fábio Prates da Fonseca é citado nas rodas políticas como possível opositor a Vito Ardito Lerário na próxima eleição... Bom nome!

BOAS IDÉIAS - João Bosco Nogueira, também cotado ao Palácio de Cristal, disse a este Colunista que poderia liderar um grupo disposto a construir o futuro de Pinda. Desde que haja compromisso de prolongar o Anel Viário cortando o Lessa, entre outras obras futuristas. Quero ouvi-lo com mais vagar. Suas idéias são sempre oportunas e lúcidas...

SAÚDE – O engenheiro sanitarista e ambiental Rafael Lamana faz eficiente controle de dengue e vetores em Pindamonhangaba. Competentíssimo...

VACINAÇÃO - Pindamonhangaba abre dia 27, a Campanha Anual de Vacinação contra gripe e H1N1, priorizando o atendimento a idosos, doentes crônicos e crianças alérgicas. O Dia “D”, com atenção em todos os postos da Cidade, será a 30 de abril.

FOI OUVIDO - Carlos Alberto Durand é mais um a acreditar na eficiência das ouvidorias. Levou 5 meses discutindo com a equipe do INSS de Pinda, para conseguir autenticar o tempo de serviço da esposa, interessada em adicioná-lo ao dossiê oriundo da Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo. Reclamou da funcionária Fabiana na Ouvidoria da Previdência em Taubaté, e, dias após, foi chamado ao posto de Pinda para receber o documento. Nasceu!

EM CIMA DO FATO - Aceitei honroso convite para ser comentarista diário do radiojornal “Assim News”, transmitido por mais de 35 emissoras pelo País. Na Região, o noticiário é apresentado pela 92,3 FM entre 6:30 e 7:00 horas. O âncora é Sérgio Fontenelle.

VIVAS AO EXÉRCITO - O novo comandante do 2º Batalhão de Engenharia de Combate e da Guarnição Federal em Pindamonhangaba, Tenente Coronel Rogério Caum preside e antecipa aqui, nesta sexta-feira, a sua primeira formatura pelo dia do Exército Brasileiro, que transcorre a 19 de abril. Convida a todos para a solenidade, a 17 de abril na Praça do Quartel às 9 horas. Honrado com o convite, confirmo presença.

CIDADE ALERTA - Confesso que fiquei preocupado com a transferência do Capitão PM Cavalheiro para Taubaté. Mas felizmente, em lugar dele, voltou a Pinda, o Capitão Warley Miyake. Tem a mesma competência e elegância. Tenho visto mais “comandos”, desencorajando malfeitores a transitarem pela Cidade. Benvindo Warley. Boa sorte Cavalheiro. 

PAPO DE BAMBI - Leitor da coluna divergiu da sugestão que fiz de Leão Lobo para novo técnico do são Paulo. Ele diz: “Como diria aquele político: ‘disconcordo’ de você quanto ao próximo técnico do tricolor. Deveria ser Noé.  Explico: se em sua Arca ele conseguiu cuidar de vários animais, será mais fácil, ainda, cuidar de 11 Bambis...”. CRUEL, MALDADE!


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com