Páginas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

BLOG DO CATALDI - 03/04/15


SEXTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 03 de Abril. Faltam 272 dias para o fim do ano. 490 para as Olimpíadas do Rio. 88 para a chegada do inverno. data da emancipação de Jacareí (1652) Aniversário de Doris Mary Ann Von Kappelhoff – a atriz Doris Day (1924). Morte da cantora Sarah Vaughan (1990). - Provável que ocorra nesta sexta-feira, em Pindamonhangaba, o sepultamento de Thomaz Alckmin (filho caçula do governador Geraldo Alckmin), morto em acidente de helicóptero, ontem, em São Paulo-Capital. Expressamos profundo pesar.

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 04 de abril. Criação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (1872). Criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (1949). Juscelino Kubistchek propunha em Jataí, Goiás; a mudança da capital para Brasília (1955). Jango se asilava no Uruguai (1964). Morte de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados (1968); do líder negro Martin Luther King (assassinado no mesmo ano) e de Pepê, esportista da Asa Delta (1991). 

DOMINGO, 05 de abril. A França executava o advogado revolucionário George Jacques Danton na guilhotina (1794). Morriam: o escritor e estadista do império José Bonifácio de Andrada (1838); e o líder nacionalista chinês Chang Kai-Sheki (1975)... Privatização da Companhia Siderúrgica Nacional por um bilhão de dólares, valor inferior ao que tinha em estoque (1993).  Morte do ator José Wilker (2014).

PRO VALE

GULA – Diante da maior crise de abastecimento do Estado de São Paulo, a Sabesp pretende aumento da tarifa de água e esgoto, acima dos 13,8% autorizados pela agência reguladora. A Sabesp informa que apesar do percentual dobrar o reajuste de 2014, ficou aquém do esperado... É ralo sem fundo, meus amigos!

ATRASO – Antes tarde do que nunca... O governo paulista vai investir mais de 100 milhões de reais no reflorestamento de 200 km² de matas ciliares, ao longo de 784 kms de rios, olhos d’agua e nascentes. Tivesse aplicado mais recursos ao invés de distribuir dividendos da SABESP na bolsa de Nova Iorque, talvez os efeitos da crise hídrica fossem mais brandos.

FINALMENTE – Da leitura da Coluna mais uma providencia interessante. O Governo do Estado resolveu estudar a possibilidade de captação de água do mar em Bertioga, para suprir o Cantareira, após ‘dessalinição’. Justo como sempre propomos... Não é preciso muita pesquisa. O Brasil já faz isso em Fernando de Noronha. Em espaços mais curtos, vários transatlânticos suprem as necessidades de passageiros e tripulantes em cruzeiros, assim. Porta-aviões americanos procedem da mesma forma. Essa vai ser uma solução definitiva, sem o cobertor curto da divisão da água podre dos volumes mortos, e briga com irmãos de outros estados.

PÁSCOA - Além das celebrações da Páscoa, a Catedral de Aparecida estará aberta a dois eventos neste mês de abril. De 7 a 10, o Congresso da Vida Consagrada, à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II. Refletirá sobre o tema: “Não ardia o nosso coração quando Ele nos falava no caminho?” (Lc 24, 29)... De 15 a 24, acontecerá  53ª Assembléia Geral da CNBB.

– A Câmara municipal de Pindamonhangaba iniciou nesta quinta-feira o recesso de Páscoa. Você percebeu? Pelo nível do que se faz lá dentro não fará diferença alguma, aberta ou fechada. Espera-se que nenhum edil se vista de ‘coelhinho’ e use o carro oficial para entregar ovinhos aos eleitores. É o que falta...

DESAFIO – Este Colunista encontrou, com lupa, um vereador com coragem para abrir a caixa preta do velório municipal de Pindamonhangaba. O vereador da Cidadania Professor Oswaldo Negrão (PMDB)... Ele! Sempre ele! Não vai ouvir de imediato Dona Telma, da Funerária Santo Expedito. Primeiro vai “percorrer todo um caminho”. Pra inicio de conversa, oficiou o prefeito para explicar essa história que confunde o que é público com o que é privado. Também quer ouvir o jurista Paulo de Andrade, o construtor do prédio. Depois é que será possível saber se é legal, moral e justo cobrar 600 reais por apenas algumas horas de luto numa sala mal ajambrada. Estamos no rumo certo: a Caminho da Luz no fim do túnel...

ILUMINAÇÃO – Falta rediscutir a contribuição de iluminação pública, viciada na origem por imposição da ANEEL – incompetente para legislar e redefinir competências de taxas, ainda que maquiadas como ‘CIP’. Muitos já estão pagando mais de R$ 100,00 por mês junto à conta de luz. O vereador Professor Oswaldo – (sempre ele, somente ele) – vai ajuizar Ação Popular em defesa dos Pindenses...

PERDI – Apostei que o prefeito Lerário faltaria ao debate na câmara sobre o rebaixamento da linha férrea. Ele foi... Bem verdade que acompanhado da ‘turma do amendoim’, séquito e claque para aplaudir seu lero-lero...

GANHEI – Tudo o que falei e publiquei sobre o DNIT e a linha do trem foi confirmado pelo órgão. Vai tocar a obra independentemente da boa ou má vontade do prefeito Lerário... Comparecimento maciço de representações dos bairros. Troca de farpas. Mas, apesar da claque numerosa, o bom senso pendeu para aplaudir o CIDADÃO Álvaro Staut que adotou Pinda há 37 anos. Nas galerias houve quem dissesse que, calado o prefeito é um poeta... Amigos: a Cidade venceu!

ALIÁS – Pinda cresce fora da prefeitura. Já está em testes a mais nova emissora de TV da região. Trata-se da RVCI. Você já pode acompanhar o sinal em cores no canal aberto 31. A TV da FAPI está se consolidando numa parceria com a Rede Novo Tempo. Provável que, em 2 meses já esteja no ar com pelo menos 2 horas de programação diária.

BOA - Agora está certo. O Aeroporto de São José dos Campos volta a operar em julho atendendo passageiros de linhas da TAM. É plano do Prefeito Carlinhos de Almeida (PT) ampliar a disponibilidade do terminal recém reformado a outras empresas aéreas.

ÓTIMA – A gasolina que você abastece no Posto 10 de Julho, do Amigo Aryzinho Galvão é importada dos Estados Unidos. A Shell comunicou a seus revendedores que não acredita mais na distribuição da Petrobrás...

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com.