Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

BLOG DO CATALDI - 08/05/15



SEXTA-FEIRA, 8 DE MAIO DE 2015
O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 08 de maio. Faltam 237 dias para o fim do ano. 454 para as Olimpíadas do Rio. Dia da Cruz Vermelha Internacional, do Artista Plástico e da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Data da emancipação de São Luiz do Paraitinga (1769). O serviço militar tornou-se obrigatório para os homens entre 21 e 44 anos (1908). Aniversário do desportista João Havelange (1916), do compositor Billy Blanco (1924), da atriz Betty Faria (1941) e do goleiro Taffarel (1966). Morte do cientista Vital Brasil, descobridor do soro antiofídico, do compositor Geraldo Pereira (1955) e do piloto Giles Villeneuve (1982)... O TSE tirava de Brizola e concedia a Ivete Vargas a sigla do PTB, dando origem ao PDT (1980). Morte do cantor Jair Rodrigues que, com Elis Regina, consagrou o “Dois na Bossa”. (2014).

AMANHÃ FOI ASSIM 

SÁBADO, 09 de maio. Nascimento do Trapalhão Dedé Santana (1936). Carlos Marighela, dirigente do PCB foi baleado e preso num cinema do Rio de Janeiro (1964). Primeiro assalto armado comandando por Lamarca, contra duas agencias bancárias de São Paulo (1969). Morte do comediante Renato Corte Real (1982).

DOMINGO, 10 de maio. É dia do Campo, da Cozinheira, do Guia de Turismo e da Cavalaria (“na Guerra a Nossa Estrela Guia”). Invasão da Holanda, Bélgica e Luxemburgo pela Alemanha (1940). Morte de Catulo da Paixão Cearense (1946) e da atriz Joan Crawford (1977). Nelson Mandela assumia a Presidência da África do Sul (1994).

PRO VALE

POLÍCIA MOTIVADA - Fui cumprimentar meu vizinho, agora exercendo a titularidade da Delegacia Municipal de Pindamonhangaba, Dr. Vicente Lagioto, o qual reputo brilhante na investigação. Perguntei a ele como vai superar a falta de quadros na Polícia Civil? Me respondeu: -“com política motivacional”... Abriu a porta do gabinete e mostrou a satisfação com que as equipes estão trabalhando. Dando o dobro de si para vencer todos os obstáculos. Saí convencido. Gostei do que vi.

PODIA SER DE PINDA – A Folha de São Paulo publicou reportagem sobre o investimento de 2 milhões de reais do São Paulo F.C. no vôlei de Taubaté. Inclusive a contratação de Lucarelli, da seleção brasileira. Segundo Ricardo Navajas o time irá disputar a Superliga em condições de brigar pelo título. Se engana quem pensa que o prefeito de Pinda está arrependido ou incomodado. Estaria se ligasse para o esporte da Cidade. Parabéns ao Prefeito de Taubaté, e, sobretudo ao Magnifico Reitor da FAPI Luiz Otávio Palhari. A nós resta assistir e torcer pelo time do professor Macaé.

OPOSIÇÃO JÁ ERA - Se passar a nova lei eleitoral que acaba com as coligações, muitas carreiras políticas poderão terminar. Inviabilizados, partidos nanicos tendem a se aglutinar. A conseqüência é que muita gente que se diz de esquerda vai virar direita, nadando desesperadamente pela sobrevivência. Consta que aqui em Pinda só terão chance os que estiverem no PSDB, PMDB e quando muito o PT. Dos 11 vereadores, pelo menos 8 poderão ser do PSDB. Vai daí que já se pode assistir antigos oposicionistas beijando a mão do Poderoso no Palácio de Cristal. Assim como em Taubaté ninguém levará de Junior Ortiz, Vitão também pode ficar imbatível. O único que ganharia dele seria João Ribeiro, mas, fazer o quê? Não quer mais... Aliás, Vito Ardito, querendo, já pode inaugurar mais uma obra da iniciativa de João Ribeiro: a Praça Doutor Catioca, no Lessa...

CIÚMES – Me contaram que um secretário que também responde pela alcunha de Inhonho, preocupado com o beija-mão e a debandada de outros partidos para junto do Poderoso, teria reunido seu séquito, escalado assim; (todos os nomes me foram passados cifrados, sinceramente nem imagino quem são) Jorjão, Toni do Jornal, Zé Verde, Lando da Boleia e Papagaio Falador. Quê Rôlo!!! O encontro foi na Padaria Santo Pani, aqui pertinho de casa, em pleno expediente municipal. Em pauta a atitude a ser tomada, porque Inhonho não teria chance nas urnas, com tamanha adesão de notáveis à chapa que buscará a permanência na Cristaleira da Nossa Senhora de Bonsucesso... E já é permitido fazer conchavo na hora do trabalho na repartição?

POTOCA - O prefeito Vito Ardito disponibilizou um telefone para o munícipe reclamar da falta de lâmpadas e da iluminação pública: 3644-5214, assim como o e-mail ip@pindamonhangaba.sp.gov.br. Doce a ilusão de que alguém resolva uma coisa ou outra por lá. A municipalidade não tem lâmpadas em estoque... A firma que ganhou a licitação para fazer a manutenção do sistema não pode operar porque o certame foi impugnado. Experimente ligar e pedir uma troca de lâmpadas... Eles anotam, mas não trocam. Parece um bloco carnavalesco que tem no Rio, o “Concentra, mas, não Sai”... Mas a CIP “Contribuição de Iluminação Pública” continua sendo cobrada junto à conta de luz. Estamos pagando por um serviço que não é oferecido. Alô Ministério Público. Alô Câmara Municipal! Com 11 ou 17 vereadores vai ser sempre a lesma lerda.

ALIÁS – Ouvi dizer que, o cidadão José Roberto Cornetti Veloso tem revelado que o aumento do número de vereadores em Pinda não vai passar. Que cartas teria na manga? Não sei! Mais fácil acertar na ‘raspadinha’... Quem sabe pedirá a nulidade da sessão por vício na origem, vez que o tema não estava na ordem do dia. Foi manobra do vereador Tuninho da Farmácia, temeroso de não ser reeleito, a vista da sua imensa rejeição. Mas quem me falou lembrou que foi dele, Roberto Veloso, a iniciativa para reduzir de 19 para 11 vereadores lá atrás. Muita gente acha que para fazer o que eles fazem e ganham, não precisa mais do que os que já existem... “bacalhau basta!”.

OPINIÃO – Colega ilustre, o advogado Dr. Simões emitiu conceito a respeito do que escrevemos sobre a vergonhosa tentativa de aumento do número de vereadores e a famigerada transferência da iluminação pública para o bolso do contribuinte: “- Você está correto meu caro, em relação a duas coisas: o pretendido aumento do número de cadeiras de vereadores de Pinda, o que é uma vergonha; e o Apagão, que vem sendo decretado pelo Município, jogando as contas de iluminação pública para os Munícipes. Veja bem, é como eu digo no (livro) “Revolução Política”, as receitas federais, estaduais e municipais não suportam os exagerados gastos cometidos por má gestão e pela corrupção, por exemplo, superfaturamento de obras. Não há receita que chegue, porque se trata de um saco sem fundo. A Câmara deveria se preocupar com coisas como essas, se é que os edis querem ter moral, respeito e admiração. Cuidar a questão da iluminação pública, a fim de evitar mais um saque no bolso do contribuinte já combalido. E assim deveriam agir e defender a população. Precisamos mesmo é de um novo sistema de governo nos três níveis de administração pública do país”.

“BLITZEN” ABUSIVAS - Justiça seja feita ao vereador Magrão. Indignado com as incursões dos agentes municipais de trânsito contra munícipes, segundo ele abusivas; decidiu pedir explicações ao Executivo sobre ação dos “marronzinhos” cobrando documentos de motoristas como se fossem policiais militares. Protocolou o requerimento nº 642/2015, querendo informe a respeito de ‘blitzen’ que vêm acontecendo nas proximidades de Estrada de Ferro Campos do Jordão. Segundo Magrão, até fiscal de pedágio agora dá carteiradas em Pinda. Magrão foi textual: “Presenciei esta operação e obtive informações que outras estão ocorrendo na cidade, as quais estão sendo realizadas por agentes de trânsito”.

LEMBRETE - PSDB começa com ‘P’ de perdulário, presídio, pedágio e punição... Dez novos radares começaram a operar em seis estradas estaduais do Vale do Paraíba. Foram instalados nas Rodovias: Monteiro Lobato (SP-050), Doutor Manoel Hyppolito Rego (SP-055), Deputado Nesralla Rubez (SP-058), Henrique Eroles (SP-066) Salvador Pacetti (SP-171), e, aqui perto de nós, na Amador Bueno da Veiga (SP-062). Até o fim do próximo mês, outros 39 radares serão instalados em rodovias do Vale. E vem aí o aumento de 15 por cento da água, como este Colunista anteviu... São obras do PSDB, com P de perdulário, presídio, pedágio e punição...

DAS REDES SOCIAIS – Pergunta que se multiplica a partir de uma moradora do Araretama: “porque os pontos de ônibus aqui do bairro não têm cobertura nem calçamento, como outros implantados em áreas consideradas nobres. Quando chove a gente apanha chuva e tem que amarrar saco plástico de supermercado no pé... Vem aí as eleições, quando os candidatos vêm a periferia. Não esqueça, meu povo”...

SEMPRE FLAMENGO - Era menino e admirava a lealdade e estilo de Carlos Alberto jogar pelo Flamengo. Ele hoje está em Pinda. Mora no Real Ville. Anônimo, dedicado Cristão, atua silenciosamente na reforma e nas obras sociais da Igreja do Perpétuo Socorro. Grande caráter. Figura humana exemplar. Agora um Craque de Deus.  

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com.