Páginas

sexta-feira, 15 de maio de 2015

BLOG DO CATALDI - 15/05/15



O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 15 de maio. Faltam 230 dias para o fim do ano. 447 para as olimpíadas do Rio de Janeiro. Dia Internacional das Famílias (ONU); do Assistente Social; dos Objetores de Consciência; e dos Gerentes de Bancos... Fundação do primeiro PTB com apoio de Getúlio Vargas (1945). Aniversário do futebolista Ray (1965). Morte de Juracy Magalhães (2001).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 16 de maio. Dia do Gari, nome dado aos varredores de rua em homenagem ao primeiro chefe da limpeza urbana do Rio de Janeiro – Aleixo Gari. Nascimento do saudoso futebolista Nilton Santos (1925). Morte do cantor Sammy Davis Junior (1990). Condenação de Paula Tomaz,  assassina da atriz Daniela Perez (1997). Morte do ator e diretor Luiz Armando Queiroz (1999).

DOMINGO, 17 de maio. Dia Mundial das Telecomunicações. Decreto da licença maternidade de 2 meses (1932). Criação da CBF (1979). Morte da atriz Elza Gomes (1985). Assassinato do governador do Acre, Edmundo Pinto (1992).

PRO VALE

ACERTOU NA ‘RASPADINHA’ – O Cidadão José Roberto Cornetti Veloso tem palpites ótimos para acertar em qualquer coisa. Até na ‘raspadinha’. Disse que ia haver defecção no projeto de aumento de número de vereadores de Pinda e não deu outra. O próprio autor da proposta, Vereador Tuninho da Farmácia (PDT) pediu a retirada de pauta, cantando o velho fado: “Não sei se vou ou se fico... Não sei se fico ou se vou...”. Êta Câmara de Pinda...

OUTRA – Foi protocolado, sob o nº 00058/15 no Ministério Público, pedido documentado do Cidadão José Roberto Cornetti Veloso, para que sejam investigados casos de desvio de função de funcionários na Câmara de Pinda, com pagamento de atrasado, sem respaldo de título executivo judicial. A questão afeta período em que a mesa diretora da Câmara era presidida pelo vereador Martim César e integrada por Tuninho da Farmácia, Jair Roma e Alexandre Faria.

CARONAS CARAS – O Juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena, titular da 3ª Vara Cível de Pindamonhangaba, designou para 11 de junho próximo, às 14 e 30, a audiência de instrução e julgamento do processo nº 1000340-62.2014.8.26.0445 que apura o uso indevido do carro oficial da Câmara Municipal de Pindamonhangaba. Respondem á ação civil pública os vereadores Martim César (DEM) e Tuninho da Farmácia (PDT). Em tese, a Cidadania pode assistir, já que as audiências são públicas.
CADÊ A CÂMARA? – Não tive notícias se o Legislativo Municipal está apurando denúncia do jornalista Walter Magui de que estariam sendo doadas, irritualmente, sobras de cestas básicas compradas para o funcionalismo. A divulgação tornou público o informe... O fato de atribuir-se a responsabilidade da apuração ao Ministério Público – fiscal da lei; não tira o dever de investigação dos senhores vereadores, regiamente pagos para isso. Sobretudo em vésperas de eleições...

ALIÁS – Moradores do Lessa estão cobrando também o posicionamento do legislativo municipal, sobre informação que transpira no bairro, onde moram alguns funcionários do Executivo. Consta que a prefeitura teria em seus planos prolongar um arruamento por sobre a APA ali existente, sublimando uma nascente, em plena era de crise hídrica... A via se estenderia, atravessando propriedade da Família Lerário, até chegar ao shopping. Se a Câmara não tomar providência, o caso será levado ao Ministério Público, segundo denuncia o blog do SAL – Grupo “Somos Amigos do Lessa”. 

CAI A CIP – O vereador Roderley Miotto enviou a este colunista matéria apresentada pelo deputado federal Eduardo Cury – PSDB-SP; derrubando a determinação da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL; que transferiu para os municípios a responsabilidade pela iluminação pública, e autorizou prefeituras a instituírem a CIP – “contribuição de iluminação pública”. Tomara que o vereador faça bom uso da legislação e, inclusive, encontre meios para a municipalidade indenizar em dobro o que vem cobrando indevidamente na conta de luz...

JUSTIÇA DERRUBA A CIP – Aliás, tanto a Companhia Paulista de Força e Luz quanto a Elektro, devem continuar responsáveis pelos serviços de iluminação pública nas cidades de Gália e Andradina, respectivamente. Decisão é do desembargador Johonsom Di Salvo, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ao negar efeito suspensivo contra duas decisões que determinaram a continuidade do serviço pelas empresas. Além dos municípios não terem condições de assumir os serviços de iluminação pública, a justiça considera que a ANEEL não tem o poder de determinar que as prefeituras assumam o serviço, e, ainda por cima, transfiram a responsabilidade financeira para a população.,. Pindamonhangaba continua cobrando pela prestação que não oferece. A terceirizada não pode operar porque a licitação foi embargada.

DE SAÍDA... - Circula a notícia de que o médico Isael Domingues, vice de Vitão, pretende deixar o Partido Verde, onde teria prejudicado, em parte, a votação de Padre Afonso, mesmo assim reeleito deputado estadual. Dizem que atende a um pedido feito ainda em vida pela sogra. Outros dizem que ele e o padre não cabem mais num mesmo elevador. Há quem sustente que vai integrar a um grupo inelegível e salvar uma chapa no PMDB... Dr. Isael é um filho da sorte. Apesar de brigado com o prefeito, continua recebendo mais de 10 mil como vice, sem qualquer atividade...

EMOÇÃO – Devotos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida revelaram a este Colunista que foi ‘calorosa’ a entronização da imagem da Padroeira do Brasil no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. A comitiva contou com cerca de 400 pessoas entre bispos, padres e devotos, liderados pelo Cardeal Arcebispo, Dom Raymundo Damasceno Assis, e pelo bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Darci José Nicioli.

FESTA NO SOCORRO – Agora que está praticamente concluída a restauração da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vem ai a festa da Paróquia, “em casa reformada”. O Craque Carlos Alberto Alvarez que, no passado abrilhantou a equipe do Flamengo, e, hoje, pilota o programa social Comunitário; convida para as festividades em louvor da Santa, inclusive o bingo que a 13 de junho, às 20 horas, vai arrecadar fundos para a continuidade dos projetos...

CULTURAIS - Alberto Marcondes Santiago, vibrante presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, sinaliza para 2 eventos culturais importantes: Mapa Cultural Paulista e VIII Festipoemas, ambos com inscrições abertas. O Mapa Cultural, apenas até o fim da tarde desta sexta-feira. Já o Festipoemas aceita inscrições até 31 de julho.

SAUDADE – Sinto falta da camaradagem de José Lauro Silva, ex-dirigente do Banco Econômico em Pinda e dos bons tempos do “Jornal da Cidade”. Soube por Amigos que, hoje em dia, nos honra com o acompanhamento deste ‘Blog-Coluna’ em Taubaté, Cidade que também me acolhe bem, inclusive com meu reconhecimento como Cidadão Honorário.

ENFIM! – Comento com muita satisfação o relatório de recuperação da Estrada de Ferro Campos do Jordão, por nós tratada carinhosamente de “Estradinha”, porém gigante pelo enorme potencial histórico, turístico, econômico e geográfico. Centenária e histórica, porque nascida em 1914, do ideário dos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho, para conduzir e dar suporte ao tratamento da tuberculose, que se alastrava em todo o país. Leva até hoje, pelos mesmos trilhos, ao clima favorável de Campos do Jordão... Turística por descortinar pontos de rara beleza na Serra da Mantiqueira... Econômica por trazer recursos, inclusive em dólares para a região... Geográfica por enfrentar em trilhos simples, porém totalmente energizada; inclinações a 10 por cento, em montanha de mais de Mil e 700 metros, até alcançar o ponto ferroviário culminante do Brasil, no Alto do Lageado... A Estradinha dispensa as cremalheiras que existem na estrada de Ferro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e que sobe a apenas 714 metros. Mil a menos... É a primeira vez que observo transparência numa administração, desde que cheguei a este Vale, 8 anos atrás... É também a primeira vez que observo a “senhora estradinha” merecendo tratamento indispensável a sua recuperação. Desde a área gerencial até a renovação da via permanente, incluindo estações novas e antigas, bem como parques temáticos, como: o Capivari e o Reino das Águas Claras, onde se percorre visualmente a obra literária de Monteiro Lobato... Diga-se de passagem, há coisa de ano e meio, fui até o Reino das Águas Claras com uma filha, genro e neta que me visitavam. Ali, encontrei pleno abandono. Agora, pelo que me dá notícia o diretor ferroviário engenheiro Ayrton Camargo e Silva, já posso ir até lá e levar visitantes, sem temer o “Reino das Águas Podres”... É a nossa querida “estradinha” de volta aos trilhos. Parabéns!

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com Blog: http://pensandovoce.blogspot.com