Páginas

sexta-feira, 19 de junho de 2015

BLOG DO CATALDI - 19/06/15



SEXTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 19 de junho. Faltam 195 dias para o fim do ano. 412 para as Olimpíadas do Rio. Começa a Semana Nacional Antidrogas. Afonso Segreto fazia a primeira filmagem no Brasil, com tomadas da Baía de Guanabara (1898). Aniversário de Chico Buarque de Holanda (1944) e de Sidney Magal (1953).

SÁBADO, 20 de junho. Dia do Revendedor. Criação do BNDES, tendo por primeiro diretor Roberto Campos (1952). Data da independência de Mali e do Senagal (1960). Morte da favorita de Noel Rosa, Aracy de Almeida (1988), do articulador político Renato Archer (1996) e do goleiro do Palmeiras, Oberdan Cattani (2014).
DOMINGO, 21 de junho. Dia Internacional da Música, Dia Olímpico Universal, do Intelectual, e do Mídia. O Brasil vencia a Itália e conquistava o Tri-campeonato Mundial no México (1970). Morte do Grande Líder Trabalhista Leonel de Moura Brizola (2004). Morte da Socióloga e líder feminista Rose Marie Muraro (2014).

PRO VALE

ZITO AGORA É SAUDADE – Meu mais novo velho Amigo, daqueles em que o pouco tempo se faz muito, se foi. Torci por ele quando menino em duas conquistas de Copa. Aumentei a admiração quando o conheci e tornei-me Amigo através do Aryzinho Galvão, aqui em Pinda... Que Cara formidável o José Ely de Miranda! Santista de sete costados ajudou muita gente. Inclusive Robinho e Neymar, desde o anonimato até a glória, através do Nosso José Ely Saudade de Miranda.

OUTRA SAUDADE – Dia 24 de junho faz quatro anos que o jornalista José Antonio de Oliveira – o Zé do Jornal; fez a grande viagem. Como faz falta à Cidade. Sobretudo nas rodas políticas.

QUE TAL? – Ta na cara que a entrevista da Dilminha no Jô foi encomendada. O gordo decadente já perdeu dois do sexteto e meia hora de programação. Dizem que está com um pé fora da Vênus platinada. Não é primeira vez que o apresentador gera discussões com seus jabás. Ele que normalmente pergunta e dá a resposta ao mesmo tempo (não deixa ninguém falar), dessa vez ficou caladinho, esperando a dona da festa verberar e chorar. E a entrevista que deslocou o gorducho a Brasília, francamente... foi um tiro no pé. Tanto para entrevistada quanto para o entrevistador! Viva Danilo Gentili.

ÊTA EXTINTOR - É a terceira vez que o Ministério das Cidades adia a obrigatoriedade do extintor veicular ABC. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC. Agora o Ministério das Cidades anunciou que o prazo será prorrogado pela 3ª vez. Passa a impressão que o tal extintor ABC não é tão importante assim. Ou então combinemos: carro, não pegue fogo até as autoridades decidirem.

PENSE BEM, SKAF... – La vem a FIESP outra vez. Primeiro Paulo Skaf levantou a bandeira da redução da conta de luz. Resultado? A zorra de preços que estamos vivendo agora. Aumento em cima de aumento... Depois Skaf disse que ia acabar com a majoração do IPTU na capital paulista. Deu chabu... Agora ta enfiando o narigão de novo no aumento da Sabesp. Diante da proximidade de nova eleição, diz que vai impedir o reajuste de 15 por cento imposto pelo governo Alckmin... Veja lá Paulo Skaf, se vai nos meter em nova embrulhada...

CAMPANHA - Estamos praticamente a um ano do início oficial da campanha eleitoral. Tem gente que ainda nem sabe se poderá concorrer, mas já botou o bloco na rua, com algumas aparições públicas que não eram costumeiras. Inclusive no Azeredo. Erro estratégico iniciar por Moreira, onde o xerife da área é Mané da Sub, esperto e querido observador. Aspones dizem que “The Old Man Poll” está absolutamente seguro de que o aquário no Palácio de Cristal não é ‘casa da sogra’.

CARONAS NA RETA FINAL – Assim que voltarem as cartas precatórias para oitiva de testemunhas alhures, e, da apresentação de alegações finais, o juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena, ao que tudo indica, estará em condições de sentenciar no processo 1000340-62.2014.8.26.0445, que avalia o comportamento dos caronas que usaram veículos da Câmara de Pindamonhangaba para fins pessoais. Da audiência de 11 de junho próximo passado resultou a seguinte posição do Magistrado: “1. Considerando que a expedição de carta precatória para as oitivas de testemunhas foi requerida antes do saneador, suspendo o processo até o retorno das cartas precatórias. 2. Com a vinda das precatórias, intimem-se as partes para apresentarem os seus memoriais, no sucessivo prazo de 10 dias, a começar pelo autor. 3. Por fim, defiro o pedido de prazo para a juntada de substabelecimento requerido pelo réu Antônio Alves da Silva...”.

NOVA CEI DOS CARONAS – Vai ter desdobramento o processo arquivado na Câmara. Vereadores da legalidade contrataram um jurista para reabrir a Comissão Especial de Inquérito, diante do despacho saneador do Juiz indicar que o fato de ter havido pagamento por conta do uso irregular dos carros não elide a improbidade. E teve mais gente “ensinando” o mau exemplo, usando o veículo oficial para fins particulares, com ar “professoral”.

COMO SERÁ? – Essa nem a Sandra Anemberg, que explica tudo em seu matinal de domingo, na Globo, saberá explicar... Mais fácil acertar na ‘raspadinha’ do que prever o que pode acontecer no processo 0007406-13.2014.8.26.0445. Certo que passou bons meses, desde dezembro passado, na promotoria. E, agora, voltou para o juizado criminal de Pindamonhangaba. Está no cartório desde primeiro de junho próximo passado... Como Será, diria a Sandra Anemberg?

“TUDO É PASSAGEIRO” – O título é muito criativo. O conteúdo é histórico e ilustrativo... O arquiteto e urbanista Ayrton Camargo e Silva, a quem tivemos a felicidade de receber em Pinda, para restaurar com competência a centenária Estrada de Ferro Campos do Jordão; lança livro interessantíssimo, mês que vem, na Livraria Martins Fontes, na avenida paulista ao lado da estação Brigadeiro, em São Paulo. A data ainda não vai ser agendada... Conta a história dos bondes na paulicéia. Em matéria de trilhos, tudo o que Ayrton faz é com amor. Somos gratos por sua vinda para Pindamonhangaba.

ALIÁS - O “14º Salão São Paulo de Turismo”, o “15º Congresso do Turismo Paulista” e a “4º Expo Artistas Paulistas renderão homenagem ao diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão, às 13:45 horas do dia 24 de Junho de 2015, nas dependências do Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. É o reconhecimento ao trabalho de Ayrton Camargo e Silva a frente da nossa ‘estradinha’...

SUPERAÇÃO – Rogério Ceni sonha em superar os mil e 281 gols de Pelé... Talvez renovando até a eternidade... Quem, sabe?

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com