Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

PREVISÕES DO "VELHINHO"

Velhinho de Taubaté

Caro senhor Irani Lima, leia com atenção, por favor.

Estou decepcionado com vossa senhoria. "Entro" todo dia em vosso blog para saber das novidades da política de minha amada Taubaté e o que vejo? Nada! Não quero acreditar que o senhor, sempre tão bem informado, esteja por fora das últimas informações políticas dessa "urbe", como o senhor gosta de chamar nossa cidade.

Li com muita atenção seus escritos acerca do engenheiro Francisco Oiring e também sobre o engenheiro José Antonio Saud Junior. São dois homens valorosos, na minha opinião e na da minha turminha da D. Epaminondas. Na nossa "rodinha" de aposentados só se fala de política e de futebol. A turma se divide entre são-paulinos  corintianos, a maioria, palmeirenses e santistas.

Nas nossa conversas nunca chegamos a um acordo sobre o melhor time do Brasil. Se foi o Santos de Pelé ou o Botafogo de Garrincha. Uma coisa é certa para nós: o melhor jogador de futebol de todos os tempos foi Pelé. Até guerra pararam na África para ver o Pelé jogar. Depois do Pelé vem o Maradona, mas bem longe do craque-café.

Parece que a turminha da D. Epaminondas está mesmo descontente é com o prefeito municipal, senhor José Bernardo Ortiz Monteiro Junior, que prometeu mundos e fundos na campanha eleitoral e não cumpriu quase nada até agora, faltando um ano e cinco meses para terminar seu governo, Melhor seria chamar de desgoverno, de tão ruim que é. Até nos faz lembrar o senhor Roberto Peixoto, de triste memória para nós que amamos esta terra que consagrou Monteiro Lobato, Hebe Camargo, Cely Campello, Renato Teixeira, Tony Campello, mas também consagrou o Paulo Preto.

O que mais se comentava na praça era a queda de popularidade do atual prefeito, sua cassação, que já começam a acreditar que será confirmada em Brasília. Ninguém acredita que os ministros do TSE vão modificar a sentença do tribunal eleitoral de São Paulo, que confirmou a cassação do senhor Ortiz Junior pela Justiça Eleitoral de Taubaté. Além do prefeito, estão condenados com a cassação o vice-prefeito Edson Aparecido e o senhor Bernardo Sênior, tudo no mesmo pacote.

Entre nós, aposentados, com todo o tempo do mundo para "fofocar", de vez em quando pára um empresário, quase sempre comerciante, pra ouvir nossa opinião e emitir as suas. É um descontentamento só: mudança no trânsito, que prejudicou muita gente no comércio, e agora o aumento das passagens de ônibus. Alguém lembrou que o vereador Joffre Neto, que o senhor, por birra, na minha modesta opinião, chama de Catão da Vila São Geraldo. Fiquei curioso e pedi para o meu neto pesquisar na internet o que é catão. Só agora entendi que senhor está fazendo galhofa com o vereador, pois o Catão verdadeiro era um senador romano muito austero e o vereador em questão está sendo processado por improbidade. Ele até já processou o senhor por nos informar de tais processos, um aqui e outro em São Luiz do Paraitinga.

Estou me alongando e as congeminações estão ficando para traz. O que eu quero dizer, senhor Irani Lima e caros leitores que estiverem lendo esse prestigiado blog, é o seguinte: Tenho muita fé que minha querida Taubaté não  cometerá a sandice de eleger o ano que vem alguém ligado à grei do velho Bernardo Ortiz. Eles não merecem. Esta família pode ser responsabilizada pelo atraso político e econômico em que meteram Taubaté.. O senhor concorda comigo?

Sei que o senhor sabe, mas nunca é demais lembrar: já existem dois Ortiz inelegíveis: o "velho" Bernardo e o  "jovem" Antonio Mário de Mattos Ortiz, que já apoiou Ortiz Junior no segundo turno da última eleição municipal e ficou inelegível por um processo que estava em grau de recurso em Brasília. Isto quer dizer o quê? Que nenhum Ortiz poderá disputar a próxima eleição municipal se o Junior for cassado em Brasília, o que espero, aconteça ainda este ano.

A constatação dos "Velhinhos de Taubaté" é que os Ortiz, entenda-se Bernardo Ortiz, Antonio Mário  de Mattos Ortiz e Ortiz Junior estão com os pés na furna. É hora, portanto, e patentear-se uma nova liderança política que dê um rumo á nossa cidade. O nomes começam a despontar: os engenheiros Francisco Oiring e José Antonio Saud Junior. Há outros pretendentes. A nossa turminha acredita que o empresário André Saiki poderia ser candidato, mas ele não se juntaria num provável apoio de seu partido, o PSD, aos tucanos..

Também não duvidamos que Isaac do Carmo será candidato novamente pelo PT. O PSB não deve lançar ninguém. Embora esteja nas mãos da vereadora Maria da Graça que até poderia ser uma boa candidata, mas não tem coragem para tal.empreitada. De mulher só resta a vereadora Pollyana e é com ela que os "velhinhos" querem ir na próxima eleição, até aqueles que eram Ortia até debaixo d'água estão desacorçoados e decepcionados com esta gente que manda em Taubaté há mais de trinta anos.

Muito obrigado, senhor Irani lima. Fui...