Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

BLOG DO CATALDI - 21/08/2015




sexta-feira, 21 DE AGOSTO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 21 de agosto.Faltam 133 dias para o fim do ano. 351 para as Olimpíadas do Rio... Dia da Habitação. Fundação do Vasco da Gama, primeiro clube a admitir negros (1898). Assassinato do líder russo Leon Trotsky, no México (1940). Morte do cantor e compositor Raul Seixas (1989). Aniversário da Rede Vanguarda de Televisão (2003).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 22 de agosto. Dia Mundial do Folclore e do Supervisor Educacional. Aniversário de Rui Guerra, moçambicano radicado no Brasil (1931). Declaração de Guerra do Brasil à Itália e Alemanha (1942). Morte de Juscelino Kubitschek, na Dutra (1976); do jornalista e cineasta Glauber Rocha (1981) e do pianista Luis Carlos Vinhas (2001).

DOMINGO,23 de agosto. Dia da Injustiça.  Morte de Marechal Deodoro (1892). Aniversário da atriz Tônia Carrero (1922). Morte do ator Rodolfo Valentino (1926); de Edu da Gaita (1982); do jornalista e poeta Menotti Del Picchia (1988).

PRO VALE

DESAGRAVO – O Presidente da Câmara Municipal de Pindamonhangaba, Vereador Felipe César, parou o carro no Posto Trevo. Saltou. Me abraçou e perguntou porque parei de ir à Casa de Leis. Expliquei que o vereador Martin César tentou liderar um movimento interno para votar moção que impedisse, ainda que ilegalmente, meu ir e vir na Edilidade, por causa das divulgações que faço sobre o andamento do “processo dos caronas”, em que se apura responsabilidades pelo uso indevido dos carros oficiais. Felipe disse que serei sempre bem vindo na Câmara, ainda mais enquanto for ele o presidente... Já provei a todos que não preciso ir à Câmara ou freqüentá-la para saber o que se passa lá dentro. E vou continuar noticiando, para que o Povo saiba quem são e o que fazem seus representantes. Respeito muito o Vereador Felipe César, ao contrário de meus desafetos que confundem o público com o que é privado. Em homenagem a Ele posso até repensar minha postura.

A QUALQUER MOMENTO – Foi juntada ao processo número 1000340-62.2014.8.26.0445, a 17 de agosto, a carta precatória cumprida a pedido do juízo da 3ª Vara Cível, para que fossem ouvidas testemunhas arroladas pela defesa dos vereadores Martim César e Tuninho da Farmácia, fora da Comarca, no rumoroso caso do uso indevido dos carros oficiais da Câmara de Pinda. Provável que o Juiz Hélio Aparecido Ferreira de Sena já possa ouvir testemunhas locais ou até julgar.

DISSIMULAÇÃO – Mais de um ano e meio após o início da crise, o governo Geraldo Alckmin publicou portaria reconhecendo oficialmente, pela primeira vez, que a situação hídrica em São Paulo é crítica. Não pense que foi um rasgo retardado de sinceridade. A medida é a base para a decretação do racionamento sempre negado, inclusive agora. Mas que virá, virá... Água do mar, Geraldinho. Água do mar! Chega de blá, blá, blá... 

RECADO – De Myriam Leitão, no “Bom Dia Brasil” que redireciono a Paulo Skaf, diante de possibilidade de novo repasse dos custos das geradoras de energia: “Não foi só a crise hídrica a responsável pelo aumento das tarifas. Uma atitude demagógica e eleitoreira que fez baixar levemente o valor das contas, resultou no rombo que está sendo dividido agora entre os consumidores”. E o Povo agradece...

PERDA DE CHARME – Toda vez que entro em Pinda, pela Dutra, lembro de Hollywood. Por causa da inscrição “P I N D A M O N H A N G A B A”, vista dos dois lados da rodovia. Talvez inspirada no símbolo do Distrito de Los Angeles, que visitei no Mount Lee... Pois o charme está em vias de acabar! Pelo menos para quem vem do Rio. A CCR está duplicando o viaduto, o que pode encobrir a marca hollywoodiana da Cidade. Que pena! Preço do progresso, para termos aqui a feirinha do Brás. Tomara que não seja muvuquenta e perigosa como a original lá da Paulicéia. Aqui nem temos PMs suficientes para conter os assaltantes. Sem contar a quebra do comércio do centro, anotem! Seria para atrair hóspedes para os hotéis em profusão? Pinda, Cidade Hoteleira...

TOCOU HORROR – A presença da fiscal Osmarina do Tribunal de Contas do Estado, em andanças entre a prefeitura e a Câmara de Pindamonhangaba, deixa arrepiado o mais ostensivo careca. Ela esmiúça tudo. Sou capaz de apostar que ainda vai reduzir mais o quadro de funcionários da Câmara. A pergunta que não quer calar: por que só em Pinda, onde cada vereador só tem um assessor? Haveria alguma pressão intencional? A coisa foi tão intensa que até a Dama de Ferro virou manteiga. Pediu licença. Falta de argumentos?.

CLIMA TENSO – Se você estiver entre os vereadores CAL (PTB) e Magrão (ainda no PPS); não puxe assunto sobre ciclismo... Você poderá assistir a alguma reação antidesportiva... Já teve até sururu entre os dois no intervalo da última sessão.

ESCLARECIMENTO – O fato da Câmara de Pinda haver encaminhado ao CEPAM o pedido de abertura de comissão processante contra o vereador professor Eric a pedido do Sr. Cláudio Tótaro, não teria o condão de protelar o julgamento. Fonte do legislativo pindense disse que o objetivo foi colher detalhes técnicos para unificar legislações e normas, evitando um novo e futuro pedido de nulidade.

PREVENSÃO – De um advogado carioca, contratado para defender interesses de família de criança abusada: “admitir pedófilo no escotismo é como colocar raposa tomando conta do galinheiro”...

O MELHOR BOM DIA – Nada como acordar para um bom dia ouvindo cancioneiro mais autêntico, alegria, música e informação... Sérgio Fontenelle comanda da 92.3 FM, em Rede para todo o Brasil, o “Bom Dia Sertanejo”, a partir das cinco da matina. O Programa abre espaço ao comentário diário que faço neste blog, bem como à minha agenda, onde atualizo fatos históricos do dia.

UNIVERSIDADE DE PINDA – Em breve a FAPI estará oferecendo curso de medicina. As obras do novo núcleo, assim como do Pólo de Basquete estão a pleno vapor. A Cidade deve isso ao espírito empreendedor do Professor Luiz Otávio Palhari (O Magnífico Reitor), sua Família e Equipe.

MIMO – Entre outros méritos, o ex-vereador Fernando Nogueira é um grande artesão. Acaba de nos presentear com dois lindos Cristos. Um: num quadro que já decora a parede de meu escritório. Outro: num chaveiro que vai me acompanhar sempre. Fernando Nogueira foi dos primeiros a me acolher como Amigo em Pinda. Inclusive com frugal ágape em sua residência. Agradeço e não esqueço.

SEMPRE LEMBRADO – O ex-vereador Paulo de Andrade, citado pela Coluna entre os que exerceram mandatos gratuitos na Câmara de Pindamonhangaba, agradeceu a lembrança do nome e recordou que é dele o projeto do “Vale IPTU” que inspirou a atual “Nota Fiscal Paulista”...

MÉRITO – Outros motivos que tenho para admirar Paulo de Andrade estão: na solidariedade e lealdade permanentes. Além do fato de ter traçado a Avenida Nossa Senhora de Bonsucesso a bordo do teco-teco de Zé Pepê, e, de haver administrado a construção do Observatório Astronômico da USP, no Circulo Meridiano de Valinhos, cujo início da marcação topográfica ocorreu exatamente na ocasião do rasante do Concorde no Aeroporto de Viracopos, na década de 70.

AGRADECIMENTO 1 – De realçar a forma atenciosa com que fomos recebidos e orientados pela Equipe da Receita Estadual em Taubaté. Em especial a Recepcionista Aline e a Fiscal Marise Soares, Guaratinguetaense competentíssima.

AGRADECIMENTO 2 – Aliás, a generosidade é marca do pessoal de Guará. Mesmo a distância, o ex-gerente da Caixa de Pinda, Gustavo Sampaio - filho do Miguel e irmão da Michele (Vanguarda); sempre nos atende bem. Gustavo agora é superintendente geral da CEF para o Norte de Minas, com assento em Montes Claros.

AGRADECIMENTO 3 – Quando muita gente critica a violência da PM de São Paulo eu daqui só elogio. Três Comandos já se passaram por mim nesta Cidade: Capitão Medeiros, Capitão Cavalheiro e agora o Capitão Warley Takeo Santos Miyake. Todos ótimos. Agora, antes tarde do que nunca, aproveito para elogiar a forma com que me atendeu o Cabo Carvalho no comando da dupla que acionei pelo COPOM, meses atrás.

DILMA E O VASCO – Dizem que o Presidente do Vasco da Gama vai oferecer à presidenta Dilma Rousseff uma camisa cruzmaltina para quando os dois caírem juntos. Maldade...


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. e-mail: josecarloscataldi@hotmail.coBlog:http://pensandovoce.blogspot.com