Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

CONTRIBUINTE DEVE BOTAR AS
BARBAS DE MOLHO COM O LEÃO

José Carlos Cataldi, jornalista e advogado

A partir de dezembro de 2015 todos os nossos movimentos financeiros passarão a ser enviados automaticamente pelos bancos e instituições à Receita Federal. Os Planos de Saúde enviarão.

Em resumo é o que trata a Instrução Normativa 1.571 de 2015. Toda e qualquer movimentação será enviada mês a mês, e, os saldos no final de cada ano.

A movimentação bancária, por exemplo, precisa estar justificada por rendimentos compatíveis ou devidamente esclarecida por documentos idôneos, como empréstimos bancários. Na discrepância de dados, prevalecerá a presunção de sonegação fiscal, com a consequente atribuição da responsabilidade e penalidades.

Portanto, não interessa mais apenas o saldo em 31 de dezembro de cada ano. O propósito é conhecer a vida de cada contribuinte brasileiro, pessoa física ou jurídica em seus mínimos detalhes.

Já viram que devem cruzar também os dados da nota fiscal paulista. Vão conferir a metragem do papel higiênico que consumimos. Talvez para ajudar a Zé Dirceu, Cerveró et caterva.

Obvio que everemos ficar atentos. Declarar com precisão absoluta neste Big Brother, na mesma jaula do leão.

Falei e disse.