Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

BLOG DO CATALDI - 16/10/15



SEXTA-FEIRA, 16 DE OUTUBRO DE 2015

LEITURA DINÂMICA DOS PRINCIPAIS JORNAIS

DIA DE PRO VALE – Não perca, ao final do blog, o noticiário de Pindamonhangaba e região do Vale do Paraíba.

DESCRÉDITO - Segundo rebaixamento de nota de credibilidade do Brasil. Fitch atribui a desafios no ambiente político, mas preserva grau de investimento, por enquanto. Especialistas acham que o primeiro foi mais devastador.

COTAÇÃO - Apesar do rebaixamento, dólar perde força e cai a R$3,8030.

CRISE - Vale corta 500 milhões de dólares nos dividendos de 2015. Distribuirá 64% menos que em 2014

NOVO ESCÂNDALO - O secretário-executivo do Ministério da Pesca, Clemenson José Pinheiro, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina foram presos pela Polícia Federal, na Operação Enredados. Acusados de vinculação a “organização criminosa que cobrava R$ 100 mil por embarcação para emitir permissão de pesca, sem observância dos requisitos legais".

DEPOIMENTO VOLUNTÁRIO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou ao Ministério Público do Distrito Federal que presidentes e ex-presidentes do mundo inteiro defendem as empresas de seus países no exterior. Afirmou também que para ele defender a Odebrecht é motivo de orgulho.

CADEIA ? - Janot pede novo inquérito sobre contas de Cunha na Suíça. Motivação é a possibilidade de lavagem de dinheiro.

CICLISMO TEMERÁRIO - TCU abre investigação sobre “pedaladas” em 2015.

AVALIAÇÃO - OAB cria grupo de 5 notáveis para avaliar cabimento de impeachment.

NOVA TENTATIVA - Bicudo, Reale e PSDB fazem novo pedido de impeachment.

ATÉ A NORA ? – Fernando Baiano diz que pagou 2 milhões em contas da mulher do filho de Lula.

COISA FEIA – Lula, FHC e Collor são investigados por apropriação. Teriam levado para casa objetos do acervo da Presidência da República.

SEM ARREPENDIMENTO - Morreu aos 83 anos em Brasília o Coronel Brilhante Ustra, homem ligado à tortura na ditadura militar. Escreveu o livro “A Verdade Sufocada: A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”.

VIOLÊNCIA EM PROTESTO - Batalha campal diante do Palácio dos Bandeirantes, em protesto contra reestruturação do ensino em São Paulo. Polícia revidou com bombas de gás lacrimogêneo aos rojões atirados pelos estudantes.

INTERNACIONAL - Uruguai eleito para o Conselho de Segurança da ONU.

NAS ONDAS - Gabriel Medina ainda sonha com o bicampeonato ao vencer a etapa francesa do mundial de surf.

BRASILEIRÃO - Corinthians bate Goiás por 3 a zero e abre vantagem de 5 pontos contra o Galo. Santos perde de 1 a zero para o Grêmio, mas os dois mantém posições no G-4.

INFORME SINDICAL

SEM DIÁLOGO - Trabalhadores da Novelis, em campanha salarial, fizeram paralisação de uma hora nessa quinta-feira, dia 15. Segundo o coordenador do comitê sindical, Odirley Prado “a empresa pega carona na crise e não quer repor a inflação de 9,88%, de uma única vez”.

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA,16 de outubro. Faltam 77 dias para o fim do ano. 70 para o Natal. 294 para as Olimpíadas do Rio. 351 para as eleições de 2016... Dia Mundial da Alimentação, do Anestesista, da Ciência e Tecnologia e do Instrutor de Auto Escola. Aniversário da atriz Fernanda Montenegro (1929), do ex-jogador e comentarista Roberto Falcão (1953). Cancelamento dos jogos Pan Americanos em São Paulo, por causa de epidemia de meningite (1974). Coroação de Karol Wojtyla como Papa João Paulo II (1978). Morria o Comandante Militar Judeu Moshe Dayan (1981). O ex-ditador Chileno Augusto Pinochet foi preso em Londres (1998).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 17 de outubro. Dia Internacional para a eliminação da pobreza e do Eletricista. Morriam Frédéric Chopin (1849), o jornalista e político Amaral Neto (1995) e o primeiro apresentador do Jornal Nacional da Rede Globo, Hilton Gomes (1999). A constituição autoritária de 1969 era outorgada pela Junta Militar. A Petrobrás descobriu petróleo na Bacia de Campos (1973). Nelson Piquet conquistava o Grande Prêmio de Las Vegas e o campeonato mundial de Fórmula Um (1981).

PRO VALE E PINDA

VINGANÇA BRILHANTE – Portaria nº 4536 de 2015 da Secretária Synthea Telles revogou a portaria 4193 de 2014 e decretou o fim da isenção de ponto dos procuradores municipais (retaliando o fato de ter sido denunciada ao Ministério Público, como dizem os procuradores municipais, sob acusação de usar o carro oficial da prefeitura para levar mala até a casa da filha em São Paulo) .Os procuradores ficaram felicíssimos!!! Primeiro com a possibilidade de reforçar a prova de assédio moral. Segundo porque, na pior das hipóteses, toda vez que ultrapassassem o horário em audiências e serviços externos (o que acontece com frequência) passariam a ter direito a horas extras. Porém, como foram liberados do ponto há mais de ano e meio, decidiram ingressar na Justiça do trabalho com pedido de liminar. Denunciaram alteração unilateral do contrato de trabalho. Resultado: a isenção do ponto foi restabelecida sem ouvir a parte contrária pelo Juiz do Trabalho Aparecido Batista de Oliveira. Considerou ilegal e arbitrária a atitude do Prefeito Vito Ardito Lerário de submeter os Procuradores Municipais ao controle biométrico de ponto... Vitão  (ou quem o inspirou) não foi atento. Apesar de ser bacharel em direito, não observou que as alterações do contrato de trabalho exigem acordo de vontades... Colaboração do Colunista: “CLT, Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e, ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia”... No bojo disso ainda deve pintar, também, indenização por assédio moral!!! É o que dá se assessorar mal. Pagaremos a conta dessa vingança de pirro... Melhor que isso, só em Lisboa, Oh! pá...

HUUMM! – Essa encrenca caprichosa da Doutora com os procuradores municipais está cheirando mal. Pode não acabar bem... O homem tinha a eleição no saco. Por conta, já tava pintando tudo de cor de abóbora... Agora, tendo de despejar vendinhas no mercado municipal, que demitir em massa os comissionados, e não podendo realizar o concurso estratégico, nem para o caô da formação de cadastro reserva (famoso me engana que eu gosto), periga bater na quina da caçapa. Ta abusando da impopularidade, mesmo com 20 partidos encabrestados, duzentas mil azeitonas e materinha engendrada na “Isto é” ... Pode até despertar um candidato que anime a oposição... Sabedoria árabe: “Às vezes não basta juntar um grupo que cisca pra dentro. É preciso olhar-se no espelho crítico de quem cisca por fora...”. Tipo: seguir conselho de mãe sincera... Manhaneli está sendo informado para cobrar mais caro pelo SALVAMENTO!

UMA DICA – Leis sobre cargos e salários, comissionados ou efetivos, têm de passar e ser votadas na Câmara. Governar não é como tocar o gado na fazenda. Envolve legalidade e coisa pública ...

DE NOVO??? – Perdoem por usar o espaço para desabafar, mas cansei... Um conhecido, meio atrapalhado, sempre me pede conselhos depois das besteiras que faz. Certa vez foi pego emendando valores de notas de compra numa prestação de contas, pra dar ‘beiçada’ na empregadora. Censurei a lambancinha porca... O sujeito ganha bem, não é nenhum barnabé... Depois divulgou no site do empregador o número de uma conta bancária particular para recolher depósitos de inscrição para uma prova promovida pela empresa. Pior que teve gente que gravou o número do site... Parece coisa do Cunha... Quer saber? Cansei de aconselhar. Paciência tem limite, meu caro... Ah! se o chefe não tomar providência...

DO “CORONÉ” AO LOBISOMEM – Afirmação diante da Galera reunida: - “Estou com vários processos na Justiça. Vocês cometem erros absurdos. Estão querendo me ferrar? Pois penso em não correr à próxima... Não preciso disso. Vocês que vão se prejudicar. Vão ficar sem emprego”...

CONFUSÃO – Muita gente pensa que o Tribunal de Contas é órgão do Poder Judiciário. Não é! Trata-se de órgão consultivo do Poder legislativo. Indica se uma conta pública deve ser aprovada e homologada. Por exemplo: se o edital de licitação do transporte escolar de uma prefeitura prevê contratação para 9 mil kms, e o percurso mensal dos veículos é 7 mil, os auditores fazem glosa... A Câmara legislativa pode acolher ou recusar a impugnação. Efeito Osmarina...

PARA PENSAR - O Blog foi quem primeiro viu e sinalizou a reabertura do diálogo entre Mirinha Alckmin e Vitão. O fato é confirmado agora por um velho carregador de piano do PPS. Diz que o encontro da ‘famosa sobrinha’ com Vito Ardito na fila do “beija-mão” foi articulado por um mega empresário (?) a pedido do governador. Mas há quem diga que o bravo cacique Roberto também estaria estimulando o reencontro, na encolha... O Blog também antecipou a possibilidade do vereador Magrão, revoltado, deixar o PPS. O partido já perdeu quadros importantes como João Ribeiro e Luís Rosas, considerado grande articulador da legenda. Carlos Magno estaria arrumando as malas... Pergunta que não quer calar: - Seria interessante Vitão aceitar Mirinha como vice, em troca de segundinhos a mais na televisão, e de somar com o PPS o total de 20 partidos na coalisão, mas, sem empregos para oferecer a tanta gente? O que as azeitoninhas pensam desses partidos todos? Já somaram suas chances? Nem emprego de consolação vão ter, diante da decisão do Tribunal de Justiça impedindo contratações e concursos...

ALIÁS – Como o Blog informou em absoluta primeira mão, grupo ligado ao ex-prefeito João Ribeiro articulava uma candidatura de oposição. Pois este colunista conversava com o advogado Julielton Modesto (testemunha), quando porta-voz do grupo revelou a escolha do nome de Luiz Rosas para candidato a prefeito. Inclusive teria apoio do ex-prefeito João. Luiz Rosas é um bom nome. Ficha limpa. Ex-diretor do DEPTRAN, estimado e respeitado na cidade... Outro nome que eu gostaria de ver candidato a prefeito ou para melhorar o nível de nossa Câmara é o do combativo procurador municipal Antonio Florêncio Alves Neto.

CHUTANDO A BARRACA – Entre comerciantes e moradores do Socorro e do Lessa circulam rumores de que a marmoraria e as fábricas de blocos de cimento estão com os dias contados. Serão despejados em janeiro, a pedido do proprietário (s). Claro que qualquer coisa que se instale ali terá visual melhor. Mesmo que seja um projeto sem qualquer compromisso ecológico, como os atuais empreendimentos... Problema é que a municipalidade perderá em postos de trabalho e arrecadação, porque não houve atenção e cuidado em realocar as fábricas. Vão todas para Tremembé. Há de ser porque Pinda tem postos de trabalho de sobra...

ANDAMENTO PROCESSUAL – Despacho de 14.10.15 na Ação Civil Pública nº 1000340-62.2014.8.26.0445 em que se apura o uso particular do carro público: “Intime-se o requerido Martim César acerca da devolução negativa da carta precatória (pp. 772/780), devendo no improrrogável prazo de 05 dias, comprovar a regular distribuição com as cópias faltantes, sob pena de preclusão”.

AMOR, AMOR, AMOR  – Numa de minhas idas à Câmara, percebi que numa rodinha de funcionários próxima ao café, discutia-se em torno do nome de uma pessoa submetida a sindicância. Mantive distância, a ponto de não ser percebido ao olhar desatento. Bobinho, bobinho... Mas, em condições de ouvir o que se tratava! Foi quando um dos circunstantes deu a notícia de que o nome de um dos sindicantes havia sido impugnado pelo investigado, por alegada suspeição por desafeto... Foi quando outro participante disse: - então não vai haver sindicância pô! Aqui todos são desafetos dele. Não existe unanimidade maior nessa Casa!!! Outro acrescentou: - o Brasil inteiro! ... Caramba!!! 

MAU EXEMPLO VEM DE CIMA - Tem mais gente do DEM que adora uma carona... O presidente do partido, senador Agripino Maia, réu no Supremo Tribunal Federal por corrupção na Construção da Arena das Dunas, em Natal, também pediu carona num jatinho emprestado ao empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS. A jornalista da Folha, Bela Megale é quem fez a revelação...

PINDA NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL – Pelo mesmo preço que comprei.  Não sei de quem se trata... Mas, fui informado que um Filho de Pinda seria alvo de investigação pela polícia federal sob acusação de lobby junto ao governo Lula, em favor da indústria automobilística. Quem será?Estamos averiguando...

PARABÉNS MESMO! – Não se faz 32 anos todo dia. Ainda mais servindo qualidade... É com os produtos de primeira linha, e, a orientação segura da Cláudia e do Reginaldo Cafaloni, lá da Casa de Rações, na 7 de setembro, que tenho cuidado de meus pets. Pois além de sortear brindes, estão pretendendo festejar a efeméride no sábado, 31 de outubro, com show e exibição de animais silvestres, autorizados pelo IBAMA.  Vai valer a pena ir lá a partir das 8 e meia da matina...

BRONCA LIVRE - As Redes Sociais servindo como termômetro do Povo, aferido pelo “Farejador Anônimo”, em colaboração com a Coluna: ... Susi Cáirome está na bronca. Diz textualmente o seguinte: “É simplesmente deplorável a atual situação do chamado ‘Pronto Socorro de Pinda’! Um parente meu compareceu por 4 vezes ao local para ser atendido e por quatro vezes e por quatro médicos diferentes, os quais mal olharam para ele e já mandaram para o soro e receitaram Ibuprofeno. Não pediram exames, nem sequer tocaram no paciente. Não fizeram nada que se compare a um atendimento decente! A pessoa chega lá sentindo dores horríveis fica no soro e volta para casa...” E A RESPONSABILIDADE ORIGINÁRIA É DA PREFEITURA POR FORÇA DE LEI// Jonathas Lima e Daiane Porfírio estão preocupados com a retomada dos boxes no Mercado Municipal pela prefeitura. Teve gente que se elegeu com discursinho barato de apoio aos mercadistas, mas agora não vão dar jeito. Terão de desocupar o espaço até 31 de dezembro... Vai ter licitação! Gente com mais de 30 anos de ocupação e que pagou inclusive reformas, foi usada e está agora ao Deus dará... // Paulo Auto Peças cobra da câmara de Pindainvestigar e defender o dinheiro público. “A sociedade ainda confia nos senhores, mas pode deixar de confiar a menos de a 1 ano das eleições. Essa Casa de Lei deve abrir as CEIS contra os vereadores e a Secretária Jurídica. Ficará marcada pela omissão se não investigar atos de improbidade”. 

OPINIÃO EM DOIS TEMPOS

INVESTIMENTO – A Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo se prepara para assumir escala global, com investimentos da ordem de 650 milhões de dólares. As mudanças nas linhas de produção da maior unidade e sede da empresa, em São José dos Campos já estão em curso. Visam à montagem da nova família de jatos comerciais, batizada de E-2.  Representam a maior aposta da companhia. São mais potentes e inovadores e aos poucos substituirão a família E-1. A Embraer também faz ajustes na linha de produção para absorver a montagem dos novos aviões. Vai investir em equipamentos robotizados que, aliados ao talento humano, concorrerão para otimizar o circuito produtivo. A empresa trabalha para acabar com manuais em papel e deixar tudo digitalizado. Um tablet ajudará a montar o avião. A Embraer é orgulho para a Região e para o Brasil...

EXEMPLO DE GESTÃO – Camargo e Silva é exemplo de gestão no comando da Estrada de Ferro Campos do Jordão. A Gôndola G-1 está chegando a Pindamonhangaba para concluir o processo de modernização. Além de sua importância histórica é veículo de extrema necessidade para a manutenção da ferrovia. Encontra-se em andamento a instalação dos modernos equipamentos de registro e controle de velocidade na automotriz A-4 (caixa preta). Ela volta á operação em dezembro, permitindo a ampliação dos horários do Trem de Serra e do Trem do Mirante. São reformas complexas, envolvendo equipamentos modernos, de última geração, adaptados a veículos com muitas décadas de uso. Parabéns!


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão. É comentarista diário da Rede Novo Tempo de Televisão, TV Setorial do Vale do Paraíba e da rede da Rádio 92.3 FM. Foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. (e-mail josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com