Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

BLOG DO CATALDI - 30/10/15



SEXTA-FEIRA, 30 DE OUTUBRO DE 2015

O Leitor é o maior e mais justo Patrão!

LEITURA DINÂMICA DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS.

IMPEACHMENT - Cunha revoga decisão sobre procedimento  definido por ele mesmo para processar o impedimento da presidente Dilma Rousseff. Volta a valer o que está na Constituição. Com isso imagina tornar sem objeto as liminares suspensivas dos ministros Teori Zavascki e Rosa Weber, do STF.

SITUAÇÃO DELICADA - A pedido de Lula, PT recua nas críticas a Levy e poupa Cunha. Avisa que presidente da câmara e ala do PMDB 'flertam com impeachment'. Ex-presidente ressaltou as contradições entre o discurso de campanha e o procedimento da Dilma reeleita...


CALA BOCA GENERAL – O General Antonio Hamilton Martins Mourão que propôs “luta patriótica” deixa o comando militar do sul. Em palestra ele comentou a corrupção no governo. Assume posto burocrático na secretaria de economia e finanças e fica impedido de falar a tropa. Está em silêncio obsequioso. E haja democracia...

SABOTAGEM – Depois da intimação do filho de Lula pela Polícia Federal, finda a festa de aniversário do pai (tarde da noite), o PT diz que Lula é alvo de perseguição permitida pelo ministro da justiça e lançou o ex-presidente á sucessão de Dilma. A pedido da defesa a PF adiou o depoimento de Luiz Cláudio Lula da Silva. Lula ironizou: “eu vou sobreviver”...

CONDENAÇÕES CONTINUAM – O ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) foi condenado a 20 anos e 7 meses de prisão por crime de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato. Em sentença de 92 páginas, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, destacou que Corrêa tem antecedentes criminais (já foi condenado no mensalão). Pedro Corrêa está preso desde o dia 10 de abril, quando foi capturado na 11ª etapa da Operação Lava Jato, denominada "A Origem". Recebeu propina inclusive enquanto era julgado no plenário do Supremo. Pedro Corrêa é pai da Deputada Federal Aline Corrêa, muito conhecida aqui no Vale do Paraíba. 


LAVA JATO E O RIO – PGR pede continuidade de investigação da ‘Lava Jato’ sobre Sérgio Cabral e Pezão.

BRASIL EM RISCO – O PMDB divulgou documento criticando a política econômica e as altas taxas de juros. Não é uma ruptura. Mas o partido sinaliza que vai trilhar rumo próprio. Moreira Franco fala em “novo caminho”. O Documento será levado ao Congresso Nacional do PMDB por Michel Temer, falando como liderança partidária, não como vice-presidente da república.

NINGUÉM SE ENTENDE – Agora o Tesouro admite que o rombo do governo pode superar R$110 bilhões.

CÂMBIO - Dólar fechou em baixa a R$3,856.

INFLAÇÃO NÃO RECUARombo fiscal não deixará inflação voltar para a meta em 2016, segundo o Banco Central. Câmbio e reajuste de tarifas foram o foco da última reunião do Copom sobre pressões.


DESEMPREGO EM ALTA - A taxa de desemprego no Brasil subiu de 8,1% para 8,7% no trimestre, segundo o IBGE. É a maior taxa desde 2012. O país soma 8,8 milhões de desocupados. Cimar Azevedo, coordenador da pesquisa, afirma que “O mercado de trabalho não gera vagas para quem está em idade de trabalhar nem para quem está indo para a força de trabalho...”.



APOSENTADO PAGA MAIS CARO - Operações de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS ficam mais caras. O crédito pessoal consignado que tinha juros de 2,14%  agora passará a 2,34%. No caso dos empréstimos contratados pelo cartão de crédito, os juros sobem de 3,06% para 3,36%.

ALCKMIN DESAGRADA – Nova manifestação de professores em São Paulo contra a nova política de educação do governo estadual desmobilizando escolas fechou parte da Avenida Paulista.



VIDA SALVA EM VOO – Sorte de passageira que ia de Montevidéu para a França, salva pelo presidente uruguaio, que estava no mesmo vôo. Tabaré Vasquez é médico.

PIOR AINDA PODE VIR – Rússia diz que Estado Islâmico tem tecnologia para armas químicas. Moscou acusou EI de estar produzindo gases tóxicos na Síria.

DECISÃO DA COPA BRASIL – Sorteio realizado na CBF define a tabela da decisão. Primeira partida será no alçapão do Santos a 25 de novembro. Segunda no Alienz Park, a sede do palmeiras, a 2 de dezembro.
 
O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 30 de outubro. Faltam 63 dias para o fim do ano. 56 para o Natal. 278 para as Olimpíadas do Rio. 335 para as eleições de 2016... Dia do balconista e do comerciário. Lançamento do Jornal “O Abolicionista”, da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão (1880). Aniversário da PUC do Rio (1941). Aniversário de Diego Armando Maradona (1960). Voltando do exílio o Poeta Thiago de Melo foi preso no Galeão (1977). No automobilismo Nelson Piquet era tricampeão da formula Um (1987); Ayrton Senna conquistava seu primeiro título (1988) e Gil de Ferran a fórmula Indy (2000). Morte da psiquiatra Nise da Silveira (1999).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 31 de outubro. O folclore anglo-saxão festeja o Dia das Bruxas. Seria aniversário de Meu Irmão Queridíssimo (El Brujo) José Antonio de Oliveira. Saudoso Zé do Jornal!!!  É dia da Dona de Casa, da Normalista, da Poupança e do Repórter Policial. Num dia como hoje foi instituída a vacinação obrigatória (1904). Morria Charles Taze, fundador das Testemunhas de Jeová (1916). Orson Welles causava pânico, transmitindo, pelo Rádio, uma fictícia invasão marciana (1938). Assassinato de Indira Gandhi, primeira-ministra da India (1984). Morte também do cineasta Federico Fellini (1993).

PRO VALE

VITÃO PERDE MAIS UMA – Na campanha eleitoral de 2008 o ex-vereador Fernando Nogueira foi acusado de dizer (ao que consta dos autos) que “Vitão meteu a mão na prefeitura”... O Candidato Vito Ardito Lerário processou o ex-vereador Luís Fernando Ramos Nogueira. Ardito Lerário perdeu em primeira instância o processo que interpôs em face de Fernando Nogueira para receber indenização por dano moral. Lerário então recorreu. Perdeu de novo para Fernando Nogueira. Desta vez na Apelação Civel 0009679-04.2010.8.26.0445 que considerou: “não se pode negar que o homem público está mais sujeito à observação, ao controle social, está mais exposto e, neste sentido, mais suscetível a sofrer olhares de jornalistas do que o particular, especialmente no que se refere às coisas públicas, como ocorreu no caso concreto”. A derrota de Vito Ardito Lerário, dessa vez, foi por unanimidade. Se recorrer de novo, pode perder outra vez. Aí com mais 10 por cento pela reinação e teimosia...

ADIADO – Talvez pela proximidade do feriadão, foi adiado o depoimento da secretária de assuntos jurídicos perante a promotora Paula Gizzi sobre as várias denúncias formuladas pelo procurador municipal concursado Antonio Florencio Alves Neto. Agora será dia 5 de novembro.

METRALHADORA GIRATÓRIA – Em nova liminar a Justiça do Trabalho concedeu segurança aos procuradores municipais de se absterem de defender políticos de Pindamonhangaba em procedimentos administrativos no Tribunal de Contas. A defesa no TC é considerada incompatível com a função do advogado público. Ou seja, quem transgride a norma deve contratar advogado particular para sua defesa. O não cumprimento da ordem judicial será punido com pena cominatória de 500 reais, afora a desobediência. A prefeitura só acumula derrotas.

SINDICATO COBRA – Você vai se surpreender, mas até o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais decidiu cobrar do prefeito Lerário, posição que regularize a situação do pessoal que vive insegurança jurídica, sob ameaça de exoneração, por irregularidade na composição dos comissionados e alguns concursados nos quadros. Chega de lero-lero! Ninguém consegue trabalhar em paz na prefeitura de Pinda! Mesmo sem saber se haverá eficácia, a liderança sindical oficiou o prefeito Lerário para atuar junto a Câmara em busca da legalidade para os cargos, o que a essa altura parece difícil. Dizem que, em nova aberração jurídica, pretende-se transformar celetistas em estatutários. Cuidado: a previdência municipal está mal das pernas. Ai ninguém recebe na aposentadoria... Vereadores, mais experientes, dizem que a situação é incontornável. Ninguém quer segurar essa batata quente. nem o prefeito autor da cáca...

GALINHADA DA SOLIDARIEDADE – A festa de filiação de Dr. Isael Domingues ao Partido de Paulinho da Força, Amigão do Eduardo Cunha; não lotou o espaço não lá muito grande do bufê da Albuquerque Lins. O Farejador Anônimo foi lá e anotou presenças do Paulinho (Solidário) da Força, do coordenador regional do partido no Vale, do Prefeito de Aparecida, 2 deputados estaduais da legenda e só... De político da Cidade, apenas os ex-vereadores Fernando Prado Rezende e Abel Guimarães. O candidato agradeceu as presenças e aproveitou para falar do “amor eterno” pela esposa que pretende ver primeira dama. Depois dessa, nosso Farejador nem quis esperar a anunciada “galinhada”. Riu e nateu retirada...

“ATIVIDADE PARANORMAL 5 – O filme de sucesso sugere uma prova de amizade... Pois um vereador de Pindamonhangaba foi visto em Taubaté, intercedendo em favor de alguém que responde por procedimento assemelhado a ‘psicografia’ documental, num inquérito que tramita na Delegacia Seccional. Chama-se a isso SO-LI-DA-RIE-DA-DE... Adversários, por sua vez, estão tirando o mofo de um recorte de diário oficial em que um sujeito se deu mal em Campinas, por causa de solidariedades assim, lá pelos idos de 1998/99. Vi de passagem a publicação da Procuradoria Geral de Justiça, nas mãos de uns e outros... A próxima campanha vai ferver, pelo visto.

ALIÁS – O candidato Isael Domingues (Solidariedade) está montando um timaço de oposição, escalado com Ricardo Piorino (PDT) e professor Eric (PR) no ataque. Combinaram de ir todos a São Paulo terça-feira passada bater chapa. O escoteiro Eric está mesmo em todas. Até no silêncio do Shangrilá. Queria arrastar o Dr. Marcos Aurélio. Mas o médico, escaldado, não entrou nessa fria...

CHEIOS DE ESPERANÇA – Seguidores da liderança de Paulo Sérgio Torino ainda acreditam que se reverta a decisão da justiça eleitoral que o tornou inelegível junto com Mirinha Alckmin. O processo em que se apura abuso de poder econômico na eleição de 2012 está concluso ao ministro Luiz Fux desde novembro do ano passado. Mas, se tudo der errado, existe um plano “B”: lançar um nome virgem na política contra o experiente Lerário. O homem pode vir com o apoio dos meios rurais. De chapéu e tudo!

POUCO IBOPE – O Farejador Anônimo que a tudo vê e me diz, contou em torno de 30 pessoas na palestra organizada pelo candidato Rafael Goofy na Anhanguera. Trouxe um Senador da República, Aloísio Nunes, do PSDB. E pasmem! Na Cidade em que o prefeito é do mesmo partido, não foram capazes de catar uma claque na rua para fazer figuração... Pegou mal. Nosso guerrilheiro reformado do Araguaia, que veio de longe, ficou decepcionado com o vazio...

EFEITO CAMALEÃO? – Fiquei surpreso ao ler, outro dia, no blog do jornalista Magui, que o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, Antônio Romeu e, o diretor de comunicação Benedito Sergio Irineu, mudaram de cor... Será mesmo verdade que “endireitaram” como Carlinhos Casé, trocando a esquerda pela direita? Tanto este quanto aqueles, no PV e no PR, respectivamente; estão em partidos que vão trabalhar para a coligação do prefeito Lerário, que é do PSDB, ou estou enganado? Só mesmo em Pinda, onde o imponderável acontece... Acredite se quiser...

AINDA HÁ TEMPO? – A proximidade da eleição levava a crer que este ano ocorreria mais uma vez o tradicional ‘strogonnoff de frango dos Korenga’, numerosa família afro-descendente de Pinda. Mas qual! Até agora nada... Nenhuma movimentação! Talvez fique para o ano que vem, de acordo com o resultado das urnas... Pode até ter novidade no cardápio. Quem sabe ‘churrasco de jacaré’ ?

SEMPRE O PADRE AFONSO!Bela exposição do Deputado Estadual Padre Afonso Lobato (PV-SP). É com ele que a gente sempre conta. Veio a Pinda em atenção ao convite de vereador Marcos Aurélio e pela população... Disse que arrancou um compromisso importante do governador Geraldo Alckmin: mais R$ 400 mil por mês para atender a 60 novos casos de câncer no Hospital Regional de Taubaté. “A ida de pacientes até Guarulhos é uma logística onerosa e perversa”, afirmou o Parlamentar. ontem o secretário de saúde esteve aqui e confirmou a conquista do Padre...

DEMONSTRAÇÃO DE BOM GOSTO – Satisfação saber que a ÓTIMA jornalista Aline Bernardes é leitora assídua do Blog. Me aguarde para um café bem “Otimista”...

PARABÉNS MESMO! – Não se faz 32 anos todo dia. Ainda mais servindo qualidade... É com os produtos de primeira linha, e, a orientação segura da Cláudia e do Reginaldo Cafalloni, lá da Casa de Rações, na 7 de setembro, que tenho cuidado de meus pets. Pois além de sortear brindes, estão pretendendo festejar a efeméride neste sábado, 31 de outubro, com show e exibição de animais silvestres, autorizados pelo IBAMA.  Vai valer a pena ir lá, amanhã, a partir das 8 e meia da matina...

EDITORIAL

FALTA COERÊNCIA EM TUDO NESTE BRASIL BRASILEIRO...

Ary Barroso estava certo ao cantar “que este Brasil  lindo e trigueiro é meu Brasil brasileiro, Terra de samba e pandeiro...". Falo isso para refletir com você sobre o ontem e o hoje...

Ontem a ordem era destruir armas. Inclusive mediante recompensa... Toneladas e toneladas de ferros retorcidos, era o resultado diário nos postos policiais montados para o recolhimento. Agora a ordem é armar todo mundo de novo.

Calça de veludo ou nádegas de fora como diz o Povão... De acordo com o projeto que tem o apoio da chamada “bancada da bala” o parlamento pode aprovar até gratuidade de taxa de registro para quem compra a primeira arma...

Não existe coerência alguma entre o Ontem e o Hoje! O texto também altera o Estatuto do Desarmamento para reduzir o valor da taxa para quem for comprar da segunda arma em diante. Trezentos reais, ao invés dos mil anteriormente previstos...

E viva o Brasil bem brasileiro, Terra de samba e pandeiro. E mãos ao alto!


Falei e disse!