Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

LITURA DINÂMICA - 19/10/15


SEGUNDA, 19 DE OUTUBRO DE 2015

LEITURA DINÂMICA DOS PRINCIPAIS JORNAIS

MAL NA FITA - Dilma em situação difícil. Obrigada a cortar verbas de 7 programas sociais, inclusive “Ciência sem Fronteiras” e “Farmácia Popular”... Mas com mordomia e séquito que gasta o dobro do Reino Unido com a Rainha Elizabeth Segunda... Já não tem a ajuda de Temer e parte do apoio do PMDB... Resiste à impopularidade de Levy. E esta semana tem que emplacar a CPMF.

CONGRESSO A DERIVA - Nome de Renan na delação premiada preocupa o governo... Comentário de Dilma sobre Cunha: “lamento que seja contra um brasileiro!”

À IMPRENSA ARGENTINA- FHC e Aécio declaram que Dilma não governa mais.

PIZZA SABOR PETRÓLEO – CPI da Petrobras termina sem pedir indiciamentos. Tremenda perda de tempo e dinheiro... esse congresso...

BECO SEM SAÍDA - Desemprego faz meio milhão de pessoas ficarem sem planos de saúde, tendo de enfrentar a falência do SUS.

SOFRIMENTO EM BAIXA - Rio Guaíba começa a baixar, após cheia histórica. Itaipú escoa o dobro das cataratas de Iguaçu.

DESABRIGO - Tufão nas filipinas desabriga 15 mil.

INTOLERÂNCIA - Papa pede fim da violência na Terra Santa.

DONOS DO MUNDO - Obama determina fim das sanções contra o Irã... Merkel defende ajuda a Turquia.

ATIRANDO NO EI - Exército Russo anuncia que abateu 60 alvos terroristas na Síria.

JÁ QUEBRAVA UM GALHO - Mega sena acumulada deve pagar R$ 46 milhões.

NEIMAR EM ALTA - Depois da goleada na Espanha, nosso craque vira “Reimar”.

VAI CURINTXA - Resultados do fim de semana ampliam as chances do Corinthians conquistar o Campeonato Brasileiro. Abriu 8 pontos sobre o Galo. O Palmeiras apenas dormiu no G-4, com a retomada da quarta posição pelo Santos. O Flamengo pára de sonhar. Com o timinho que tem, não descer já está muito bom... No Z-4 estão Coritiba, Goiás, Joinville e Vasco...

PÂNDEGO – Do macaco Simão, hoje, na Folha: “Brasil 3 D! Dilma, Dunga e Dólar!...”

O DIA NA HISTÓRIA

SEGUNDA-FEIRA,19 de outubro. Faltam 74 dias para o fim do ano. 67 para o Natal. 289 para as Olimpíadas do Rio. 346 para as eleições de 2016... Dia do Guarda Noturno. Seria aniversário do diplomata, poeta, músico e cronista Vinicius de Moraes (Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes), nascido em 1913. Morriam: Samora Machel – líder da independência de Moçambique (1986); o empresário paulista  Aparício Basílio – assassinado – (1992) e Débora Farah, campeã brasileira de surf – por afogamento – (2001).

AMANHÃ FOI ASSIM

TERÇA-FEIRA, 20 de outubro. Dia internacional do Controlador Aéreo e do Arquivista. Data do lançamento em São Paulo do jornal socialista Avantil, escrito e destinado a italianos (1900). Luiz Carlos Prestes voltava ao Brasil após 10 anos de exílio (1979). Ayrton Senna conquistava no Japão o tricampeonato mundial da fórmula Um (1991). Morria o ator Burt Lancaster (1994).

OPINIÃO

ANVISA RETARDA REGULARIDADE DE ANTICANCERÍGENO DA USP

Cápsulas de fosfo-etano-lamina produzidas pela Universidade de São Paulo, em São Carlos, têm demonstrado eficiência relativa no tratamento de pacientes de câncer. A produção ainda é limitada. Mas, uma decisão do presidente do tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini em cumprimento a um posicionamento do Supremo, beneficiou cerca de 800 pacientes, e já faz prever enxurrada de novas ações judiciais para obtenção da substância.

Problema é que a USP de São Carlos não tem autorização para aumentar a capacidade de produção, principalmente por não ter licenciamento da ANVISA. E o número de interessados não pára de aumentar.

A ANVISA precisa trabalhar mais e dificultar menos. É desesperador o que passa um paciente de câncer no país, quando busca atenção para a doença.

Falei e disse!