Páginas

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

BLOG DO CATALDI - 09/10/15

SEXTA-FEIRA, 9 DE OUTUBRO DE 2015

O DIA NA HISTÓRIA

SEXTA-FEIRA, 09 de outubro.Faltam 85 dias para o fim do ano. 78 para o Natal. 302 para as Olimpíadas do Rio. 359 para as eleições de 2016. Dia da União Postal Universal. Morte do Papa Pio XII (1958); do escritor André Maurois (1967); de Emílio Garrastazu Médici, ditador brasileiro (1985); de João Cabral de Mello Neto (1999); e do economista Roberto Campos, criador do FGTS e da correção monetária, durante a ditadura militar (2001). Morte da atriz Norma Bengell (2013).

AMANHÃ FOI ASSIM

SÁBADO, 10 de outubro. Aniversário do ator Miguel Falabela (1956). Morriam: Delmiro Gouveia – pioneiro da fábrica da Pedra, em Alagoas (1917); o Presidente da UNE eleito na clandestinidade Honestino Guimarães, por desaparecimento (1973); O cineasta Orson Welles (1985) e João Jorge Saad, fundador da Rede Bandeirantes (1999)...  A censura brasileira era condenada no Chile pela Associação Interamericana de Imprensa (1972)... O Deputado Chico Pinto do PMDB baiano era preso por 6 meses, com base na famigerada Lei de Segurança Nacional por fazer discurso considerado “ofensivo” ao ditador Chileno Augusto Pinochet (1980).

DOMINGO, 11 de outubro. Dia nacional do Deficiente Físico. Lançamento da primeira revista brasileira destinada à criança: O Tico Tico (1905). Nascia o homem que revelou que “As Rosas Não Falam”; Angenor de Oliveira – o Cartola (1908). É aniversário do cantor e compositor Tom Zé. Data da criação do Museu Histórico Nacional (1922) e da primeira apresentação da Orquestra Sinfônica Nacional (1940). Morte da cantora francesa Edith Piaf (1963); do Padre Burnier, da missão de São Félix do Araguaia, com a destruição da cadeia em que ficou o PM assassino (1976) e de Renato Manfredini Junior – O Renato Russo da Legião Urbana (1996). Data da criação do Estado do Mato Grosso do Sul (1977).

PRO VALE

VALE A PENA LER DE NOVO - O Ministério Público de São Paulo moveu ação Declaratória de Inconstitucionalidade sobre todos os decretos que davam regularidade às atribuições de servidores públicos de Pindamonhangaba. Como ‘O Blog’ informou em edição extraordinária e absoluta primeira mão, seguindo orientação temerária, o Prefeito que às vezes nada em risco, e, em águas pouco seguras, decretou também possibilidade de preencher cargos com pessoas de sua confiança, mas, sem os requisitos necessários para as funções. A modificação da lei não passou pela Câmara, embora sempre submissa.

E ATENÇÃO!!! - O Município de Pindamonhangaba está proibido de contratar servidores públicos, inclusive mediante concurso, até o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 2206468-40.2015.8.26.0000. O Tribunal de Justiça de São Paulo acolheu liminarmente nesta terça-feira (06), pedido do Procurador Geral de Justiça. Por causa da mancada da administração Vito Ardito nomeando colaboradores de forma errada, agora nem médicos ou enfermeiros. Haverá realmente demissão de 98 por cento dos comissionados que entraram pela janela. Imagino que deve ser muito duro o sujeito passar com louvor num concurso público e depois ser orientado por quem não tem a mesma qualificação. Isso em ano pré-eleitoral deve desencapar os “cabos”. Tira fôlego da Corte no Palácio de Cristal.

ADVINHE E GANHE UM PRÊMIO – Em que lugar do Vale se acumulam anos de erros, sinecuras, prebendas, "amigos do rei", licitações fajutas, favoritismos, processos com pareceres transformados - de acordo com a "vontade do cliente"; contratos prorrogados com evidente ilegalidade? Quem disse Disneylândia, errou...

SYNTHEA TERÁ DE DEPOR - O Ministério Público em Pindamonhangaba instaurou Inquérito Civil para apurar se houve uso de carro oficial para fins particulares pela Secretária de Assuntos Jurídicos Synthea Telles de Castro Schimidt. A Secretária é acusada de improbidade administrativa. Será obrigada a depor no Fórum no dia 29 de outubro de 2015, às 14 horas. Maioria dos Procuradores Municipais também vai depor na qualidade de testemunhas de acusação. A confirmar-se o uso indevido, a promotora Paula Gizi poderá propor Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa exigindo que a Secretária deixe o cargo público e pague multa de até 100 vezes o valor do seu salário, ou seja, mais de um milhão e quatrocentos mil reais. O procurador queixoso, Antonio Florêncio Alves Neto também ingressou na Câmara com pedido de CEI.

APURAÇÃO – Deu na Tribuna do Norte que a Câmara de Pindamonhangaba abriu sindicância para apurar possível desvio de bloquetes de cimento que estavam armazenados em seu depósito. Denúncia, com vídeo e áudio, foi veiculada no youtube. Por isso mesmo, ganhou domínio público. Felipe César não havia como proceder de outra forma, senão investigar. Quanto ás CEIs requeridas pelo Cidadão contribuinte José Roberto Cornetti Veloso contra os vereadores Martim César, Tuninho da Farmácia, e, outra dirigida ao Professor Eric; diante do orçamento com pauta exclusiva na sessão passada, vão esperar espaço na ordem do dia, provavelmente a 16 ou 19 de outubro. Gestão transparente de Felipe César...

ALTA REFLEXÃO - Há políticos que embolsam sobras de campanha. Outros fazem a obra com a campanha das sobras... (Maçaneta, o sábio ...)

SALOMÔNICA – Tá mais fácil acertar na “raspadinha” do que decidir no processo 0007406-13.2014.8.26.0445, concluso para sentença desde 31 de julho de 2015. Trata-se de questão cabeluda é bem verdade...

BRONCA LIVRE – Natalia Rodrigues denunciou, com imagens no Pinda-Cidadã, o ba-fa-fá seguido de quebra-pau no pronto socorro municipal, dia 02.10.15, mais ou menos às 19,00 horas. A Band Vale exibiu o vídeo. A equipe do prefeito enganou a Band, atribuindo responsabilidade exclusiva a Santa Casa, quando a lei orgânica estabelece responsabilidade original do município. Opiniões pós-vídeo culpam o vigilante. Sugerem que a ‘ALVO’ deva apurar. Cenas de UFC ao melhor estilo...

A FRIA DO CARRO ZERO - Fabricantes e revendas autorizadas ampliam o tempo de garantia para obrigar consumidores a passarem por revisões periódicas e caras, a cada 10 mil quilômetros. Uma autorizada aumentou inclusive o prazo de garantia para 6 anos. Assim associa e assegura a sacola de bondade ao serviço espoliante por mais tempo. Mas não está sozinha nisso. Outras aumentaram a garantia para 3 anos, tornando os compradores reféns de seus serviços para não verem seus veículos desvalorizados na revenda, pela falta dos carimbos nos manuais... Redobrem atenção, principalmente agora que as vendas andam fracas. Preços dos serviços extras passaram a ser exorbitantes... Pela pós-lavagem do carro 40 reais. Pelo balanceamento e alinhamento de rodas, 140, quando o preço de mercado gira em torno de 40 reais, com direito ainda a revisão a cada mês, durante 3 meses, coisa que as autorizadas não fazem... A PROTESTE-JÁ estuda procedimento com base na denúncia deste colunista: (#SITE-20159298225396)  “vistoria obrigatória para manutenção da garantia, traveste venda casada, punida pelo código do consumidor. É forma de assegurar serviço pago no carro durante 3 anos. E o consumidor não consegue que a cláusula seja retirada do contrato ou do manual na hora da aquisição”. É o famoso embrulha e manda. Fique de olho!

O São Paulo trocou o técnico Ozório pelo Doriva... Doriva está sendo considerado misto de Técnico e Veterinário. Antes cuidava da macaca. Agora vai cuidar dos bambis.


José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão. É comentarista diário da Rede Novo Tempo de Televisão, TV Setorial do Vale do Paraíba e da rede da Rádio 92.3 FM. Foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. (e-mail: josecarloscataldi@hotmail.com Blog:http://pensandovoce.blogspot.com