Páginas

domingo, 1 de novembro de 2015

BLOG DO CATALDI - 01/11/15



DOMINGO, 01 DE NOVEMBRO DE 2015

LEITURA DINÂMICA DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS

ADVOGADO POST MORTEM - O abolicionista negro Luiz Gonzaga Pinto da Gama será reconhecido advogado, decorridos 133 anos de sua morte. Nasceu na Bahia. Apesar de mulato livre foi trocado pelo pai alcoólatra, português amasiado com a escrava Luiza Mahin, por uma dívida de jogo. Foi parar escravizado no Rio de Janeiro, sempre procurando estudar e ler. Acabou negociado no Estado de São Paulo, passando por fazendas em Santos, Campinas e Jundiai, antes de chegar a Pindamonhangaba. Rábula, autodidata, Luiz Gama libertou judicialmente mais de 500 escravos. Morreu a 24 de agosto de 1882, 5 anos antes da abolição. Está sepultado na capital paulista, no cemitério da Consolação. A homenagem da OAB, primeira do gênero, acontece nesta terça-feira (03.11.15) na Universidade Presbiteriana Mackenzie, às 19 horas. (”Pindamonhangaba, 03 de setembro de 1878. Requerimento assinado pelo grande abolicionista Luiz Gama, no qual pede a liberdade de 18 escravos que pertenceram a Alexandre Marcondes do Amaral Machado, já falecido na época, e que, apesar de disposição testamentária dando liberdade aos mesmos, ainda continuavam cativos...”).

RASTRO DA PROPINA PRÓ ALTERAÇÃO DA MP – Gente fina, deputados e senadores estariam envolvidos com a negociação fraudulenta para alterar a MP 471 em favor da Mitsubishi e da CAOA. A Polícia Federal interceptou mensagens com a cobrança de U$ 1,5 milhões. O depoimento do filho de Lula foi adiado. Será remarcado esta semana, a pedido dos advogados de Luís Cláudio Lula da Silva, dono das empresas LFT Marketing Esportivo e Touchdown que teriam sido ponte para a propina. A COAF, por sua vez, aponta movimentações milionárias suspeitas em contas de Lula-Pai, Palocci, Erenice, Pimentel e outros petistas. Tá na Revista Época.

RECONHECIMENTO DO DESGASTE ? - Lula não é a única opção para o PT em 2018. Pelo menos é o que diz Ricardo Berzoini.

MANTIDA A PRISÃO – O ministro Ribeiro Dantas, do STJ negou HC para Marcelo Odebrecht, Marcio faria da Silva e Rogério Santos de Araújo. Odebrecht está ensaiando carinha de Marcos Valério: vai pagar o pato. É o ‘carequinha da vez’.

GOLPE BAIXO? – Seguindo a tática de usar o contrataque como forma de defesa (provável que a mando de Eduardo Cunha), o aliado declarado “Paulinho da Força” protocolou representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ). Alega que Chico obriga funcionários do gabinete a recolherem metade do que ganham para um fundo financiador das campanhas eleitorais do chefe. O deputado rebate a acusação.

CUNHA JÁ CORRE RISCO – Medo da pressão popular faz presidente da Câmara perder aliados. Se antes vencia com folga o procedimento ético, agora, pesquisa aponta empate, havendo ainda dois indecisos.

LUTO - Morreu aos 93 o ex-governador do Piauí Lucídio Portela, sogro do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

BRIGA NA HORA DA PARTILHA... – Alckmin enfrenta a primeira crise na base aliada ao reduzir o percentual das emendas dos parlamentares ao orçamento. (Diz o Povão: (...) não sobra queijo).

CARESTIA - preços de mercadorias, como o açúcar, e serviços sobem em Brasília quase o triplo do que no resto do país. Consequência da pressão dos reajustes de serviços públicos, como passagens de ônibus e de metrô em outubro, além da elevação de tributos.

NADA DE RASPADINHA - A Caixa Econômica Federal informou que está suspensa a Loteria Instantânea conhecida como “Raspadinha”. Não há previsão para o produto voltar a ser comercializado. Passa por reformulações normativas. Lotéricos afirmam que não recebem os bilhetes que pagavam até R$ 100 mil em espécie, desde janeiro deste ano.

CRISE ADIA INVESTIMENTO - A Honda desistiu de inaugurar fábrica no Brasil, agora, por causa da crise. Queda de 20 por cento nas vendas desanima a iniciativa.

CONDENADOS PELA MATANÇA - A Justiça condenou o Rei do Feijão. Norberto Mânica e José Alberto de Castro comandaram a Chacina de Unaí, Minas Gerais, em 2004. Morreram 3 auditores-fiscais e um motorista do ministério do trabalho. As penas totalizam 100 anos de reclusão para cada um. Mas, ainda podem recorrer em liberdade porque são primários. Ainda faltam ser julgados outros dois réus.

REPETINDO SANTA MARIA - Ao menos 27 pessoas morreram e 162 ficaram feridas, no incêndio deflagrado em boate em Bucareste, informa o Ministério romeno do Interior. No show de hard rock do grupo "Goodbye to Gravity" houve uma explosão seguida de incêndio por causa da queima de fogos de artifício em ambiente forrado com espuma e isopor.

ACIDENTE OU ATENTADO? - Avião russo caiu na Península do Sinai com 224 pessoas a bordo. Sem sobreviventes. O Egito repele a reivindicação do EI quanto a atentado e indica falha mecânica como causa. “Caixa preta” já foi encontrada. As duas linhas de investigação não estão descartadas...

EM SALVADOR, BAHIA, o piloto André Textor saiu mal de uma pirueta num show aéreo que fazia com mais 3 parentes em aviões diferentes, nas imediações do Farol da Barra. O aparelho de André caiu no mar. Ele foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Morreu no Hospital.

NOVO ESCÂNDALO – o Vaticano está de novo no olho do furacão. O computador do revisor geral da Santa Sé, Líbero Milone foi violado. Trata-se do homem de confiança do papa Francisco para auditar e supervisionar contas, balanços e orçamentos da Igreja. O episódio revive fantasmas do “Vatileaks”, vazamento de informações que, em 2012, levou à prisão o mordomo Paolo Gabriele e abalou de tal forma o pontificado do antecessor que levou Bento XVI a renunciar em 2013.

EXEMPLO DE PERSEVERANÇA – Brasil fecha mundial paralímpico com 35 medalhas.

FÊNIX DO FUTEBOL - Time de Felipão é campeão na China, e, com gols de brasileiros: Paulinho e Ricardo Goulart. Aloísio “Boi Bandido” foi artilheiro. Técnico ressurge das cinzas.

VANTAGEM ? - A Argentina pode ter graves problemas para o jogo contra o Brasil, a 12 de novembro, pelas eliminatórias da Copa. Psicologicamente vem mal, com apenas um ponto em duas partidas. Também não deve contar com o lateral direito Zabaleta. Teve  distensão de ligamentos do joelho na partida entre o Manchester City e o Crystal Palace.

BRASILEIRÃO – São Paulo 3 Sport 0; Avaí 1 cruzeiro 1; Ponte Preta 1 Joinville 0; Coritiba 1 Figueirense 1.

O DIA NA HISTÓRIA

DOMINGO, 01 de novembro. Faltam 61 dias para o fim do ano. 54 para o Natal. 276 para as Olimpíadas do Rio. 333 para as eleições de 2016... 1º de novembro é dia de “São Nunca”, porque a Igreja Católica dedica a data a todos os santos. Em dia como hoje, Varnhagen iniciou em Sorocaba, São Paulo, a fundição de ferro em escala industrial no Brasil (1818). Foi registrada a patente do Sutiã (1914). Morria o escritor e jornalista Lima Barreto (1922). É aniversário do novelista Gilberto Braga (1945).

AMANHÃ FOI ASSIM

SEGUNDA-FEIRA, 02 de Novembro. Dia de finados. Data da inauguração da primeira emissora de Rádio do mundo, nos Estados Unidos (1920). Morte do escritor, crítico e dramaturgo irlandês Bernard Shaw (1950); também do cineasta italiano Píer Paolo Pasolini (1975) e da cantora Jovelina Farias Belfort, a Jovelina Pérola Negra (1998). Assassinato do banqueiro Edmond Safra, em Mônaco (1999).

3 DATAS MÍSTICAS

Ontem foi Halloween. Originariamente era ritual dos Celtas, povo que habitou a Grã-Bretanha, Irlanda e a França entre o ano 2000 e o ano 100 antes da era cristã. Para eles, a noite de 31 de outubro, (data da comemoração até hoje), era a véspera do “Samhain”, importante celebração que acontecia no dia 1 de novembro e que marcava 3 fatos importantes: o fim da colheita, o Ano-Novo Celta e também o início do inverno.

Era período de resguardo, pois acreditava-se que o portal entre o mundo real e o mundo espiritual ficava aberto a bruxos, mortos e criaturas místicas. Nesta estação de trevas e frio eles vinham do além para vagar pela comunidade. E, a maioria das famílias se recolhia em oração pelos antepassados. Aqueles que, por necessidade saíam de casa, vestiam-se de mortos ou bruxos para não serem notado pelos verdadeiros “Seres do Além".

A tradição do dia dos bruxos foi mantida com variações bem parecidas. Se um bruxo ou morto batesse na casa de um Celta, deveria ser recebido com alguma comida para não amaldiçoar o lar no ano que estava começando. Agora as crianças batem às portas.

O ‘Ano Novo’ também era a época em que as tribos conquistadas pagavam tributo aos conquistadores. Também era o início do armazenamento de alimentos para o inverno, tempo de retorno dos rebanhos aos pastos e período de renovação das leis.

Na Europa durante a Idade Média a festa de ‘Halloween’ passou a ser chamada de “Dia das Bruxas”. Mas aqueles que comemoravam eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição. Por isso, com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja Cristianizou a festa. O Samhain, a 1º de novembro, virou “Dia de Todos os Santos”. Foi criado também o “Dia de Finados”, celebrado em 2 de novembro no calendário cristão. O “Dia de Todos os Santos” na língua Inglesa é chamado de All Hallows e a véspera desta festa é chamada de Halloween. Em Irlandês é chamada de Oiche Shamhna - literalmente, véspera de Samhain.

A chegada a América foi por volta do século XIX quando boa parte da população Irlandesa partiu em busca de oportunidades na América do Norte e a tradição seguiu com eles, como festa de fantasias, fogos de artifícios e fogueiras altas... Brincadeiras com maçãs, bolos com surpresas dentro, doces e histórias de pavor contadas em voz baixa.

Já no século XX a tradição da festa foi repaginada à moda americana. Crianças vão de casa em casa propondo a troca de “travessuras ou gostosuras”.

No Brasil a celebração do Halloween é recente. Foi chegando ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda através da televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboraram para a popularização da festa em território nacional, promovendo grandes eventos como uma forma de vivenciar com os estudantes a "cultura norte-americana". Porém, um movimento nacionalista liderado pelo ministro da defesa e deputado federal Aldo Rabelo (PCdoB) propõe, até aqui sem êxito, a troca da bruxa pelo Saci Pererê. Vai conseguir sim ... Como diz o sambista, quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Falei e disse!