Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

JUSTIÇA CONDENA JORNAL DE PINDA
POR MANCHETES MENTIROSAS

A 4ª Vara Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou o jornal Correio da Cidade, de Pindamonhangaba, a indenizar o vereador Salvador Soares (PT), de Taubaté, vítima de manchetes tendenciosas publicadas em maio deste ano.

Jornal de Pinda pagará indenização a vereador Salvador Soares, de Taubaté
No despacho, a juíza Eliza Amélia Piza ressalta que “não há dúvidas acerca da ofensa à honra do autor [...]”. E que “a ênfase da chamada jornalística deixa de transmitir ao leitor a versão fiel dos fatos [...], razão pela qual deve a empresa-rê reparar o dano”.

A magistrada recorreu a uma citação do desembargador Álvaro Lazzarini para reforçar que “não pode um veículo de comunicação divulgar meias verdades, sob pena de recair em leviano sensacionalismo e fazer pairar dúvidas sobre sua credibilidade”.

Para Salvador, a decisão demonstra que o jornal foi tendencioso. “Tenho um grande respeito pelos veículos de comunicação que são sérios, mas não dá para aceitar mentiras e perseguições de quem quer me prejudicar por ser oposição”, disse ele.

Além de ter sido condenado a indenizar o vereador por danos morais, o jornal Correio da Cidade terá que conceder direito de resposta ao autor da ação. A decisão em primeira instância foi publicada na última segunda-feira, 7. Cabe recurso.