Páginas

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ALERTA AOS APOSENTADOS




TERÇA-FEIRA, 19 DE JANEIRO DE 2016

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas estima que pelo menos 323 mil segurados do INSS em todo o país vão ter a remuneração reduzida a um salário mínimo. Resultado do achatamento dos benefícios que estavam na faixa salarial entre um e dois pisos e agora entraram no nível mais baixo.

Isso acontece porque quase 10 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que têm benefícios superiores ao mínimo vêm ficando sem reajuste real. Ao longo do tempo, sofrem corrosão da inflação que realimenta apenas quem ganha o piso.

Ano passado, o Congresso chegou a aprovar emenda que garantia o mesmo reajuste a todos os aposentados do INSS, independentemente do valor do benefício. Mas a presidente Dilma vetou a iniciativa de igualar o percentual de aumento entre os dois grupos.

Para corrigir a injustiça, projeto a COBAP propõe recuperar gradualmente as aposentadorias em números de salários mínimos tomando por base o valor que o benefício tinha à época da concessão. Se for aprovado, garantirá correção em cinco anos, após a entrada em vigor até atingir o patamar original. A COBAP vai reforçar a campanha no Dia do Aposentado, domingo, 24 de janeiro...

Tomara que dê certo dessa vez

Falei e disse!

O DIA NA HISTÓRIA

TERÇA-FEIRA, 19 de janeiro. Faltam 347 dias para o fim do ano. 199 para as Olimpíadas do Rio. 257 para as eleições de 2016... Morte do Marechal Cândido Mariano Rondon, patrono das comunicações (1958) e da cantora Elis Regina (1982). Morte, também, do primeiro socialista a governar a Itália, mais tarde acusado de corrupção, Bettino Craxi (2000).

AMANHÃ FOI ASSIM

QUARTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO. Dia do Farmacêutico e do padroeiro que dá nome à Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Dia da oficialização da letra de Francisco Manoel da Silva para o Hino Nacional Brasileiro (1890). Criação do Ministério da Aeronáutica e da FAB (1941). Inauguração da TV Tupi do Rio (1951). Prisão e desaparecimento, pela repressão, do deputado Rubens Paiva (1971). Geisel afastava o comandante do Segundo Exército em reação a crise pelos assassinatos de Herzog e Fiel Filho. Inauguração do Aeroporto Internacional do Galeão (1977). Morte de Garrincha (1983). Inauguração do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (1985).