Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CARTILHA ENSINA DEFESA
CONTRA ASSÉDIO


SEGUNDA-FEIRA, 08 DE FEVEREIRO DE 2016
  
Assédio sexual é crime. Não pode ser praticado em nenhuma circunstância. Mesmo no carnaval... Mas, os casos têm sido tão comuns que a defensoria pública de São Paulo elaborou uma cartilha para orientar mulheres sobre como proceder diante de investidas indesejadas.

O texto mostra primeiro a diferença entre o que é paquera e o que é desrespeito. Não havendo respeito, ocorre o assédio, que é crime, mesmo sem uma pessoa tocar na outra. O toque, pela lei atual já é visto como estupro.

A vítima precisa agir e denunciar imediatamente. Deve procurar um policial ou, se estiver em ambiente privado, o segurança do local.

Denunciar é importante para desencorajar os violadores e evitar que mulheres sejam tratadas como objetos sexuais, sem controle sobre a própria sexualidade e submissas a papéis sociais tradicionais.

Caso precise de ajuda, a cartilha orienta como procurar a defensoria, as Delegacias e secretarias de Defesa da Mulher.

O DIA NA HISTÓRIA

SEGUNDA-FEIRA, 08 de FEVEREIRO. Faltam 327 dias para o fim do ano. 179 para as Olimpíadas do Rio. 237 para as eleições de 2016... Dom João VI era aclamado Rei de Portugal Algarve e Brasil, (1818). Lançamento da Guiana Francesa do primeiro satélite de comunicação Brasileiro – O Brasilsat (1985).

AMANHÃ FOI ASSIM

TERÇA-FEIRA, 09 DE FEVEREIRO. Criação da Taça Davis de Tênis por Dwight Filley Davis (1900). Primeiro vôo comercial acontecia entre Paris e Londres (1919). Partida do Quinto Escalão da FEB para a Itália na segunda guerra mundial (1945). Morte do radialista e compositor Ary Barroso (1964), do sambista Blecaute (1983), do ex-ministro Mario Henrique Simonsen (1997) e do empresário espanhol e ex-presidente do Corinthians Vicente Matheus (1997).