Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

PT DEFINE CANDIDATURA APÓS
DEBATE E PRÉVIA EM TAUBATÉ


Os filiados decidirão entre Isaac do Carmo e Júlia Martin quem será o candidato do partido a prefeito de Taubaté na eleição de outubro.

Neste sábado (16/07), às 16 horas, os pré-candidatos petistas debatem suas propostas.

O encontro será na Rua Dino Bueno, 65, às 15 horas (esta rua vai da rodoviária velha até o largo da CTI, ao lado da estrada de ferro). A reunião é aberta a todos os interessados.

No domingo (17/07), no mesmo endereço, das 9 às 17 horas, os filiados petistas escolherão, por voto secreto, quem representará o partido na eleição de outubro.

HISTÓRICO

O primeiro candidato a prefeito pelo PT em Taubaté foi Oswaldo Ribeiro da Silva, em 1982. Obteve 4.066 votos. Terminou a eleição em 6º lugar.

Em 1988 foi a vez do professor Benedito Lázaro, que terminou em 3º lugar com 9.690 votos.

(OBS: a eleição foi vencida por Salvador Khuriyeh, atual presidente do diretório municipal do PT, na época candidato pelo PDC)

O PT lançou o professor Eduardo Carlos Pinto na eleição de 1992. Ficou em terceiro lugar com 6.174 votos..

O último candidato do PT no século passado foi o médico Arnaldo Ferreira dos Santos, em 1996. Ficou em quinto lugar, com 4.317 votos.

(OBS: Salvador Khuriyeh disputou a eleição pelo PDT. Ficou em segundo lugar com 36.072 votos).

No ano 2.000, Salvador Khuriyeh foi novamente candidato a prefeito pelo PDT. O PT foi um partido coligado ao lado do PL e do PC do B. Salvador ficou em terceiro lugar, com 17.996 votos.

Salvador Khuriyeh voltaria a ser candidato ao Executivo em 2.004, já pelo PT, como vice-prefeito de Antonio Mário. Foi uma coligação com PT, PMDB, PSL, PL, PPS, PFL, PSB, PRP e PC do B. Perdeu a eleição.

Vera Saba (PT) foi candidata a vice-prefeita na chapa vencedora de Roberto Peixoto em 2008.

O então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, foi o candidato do partido na eleição municipal de 2012.

Disputou o segundo turno com o atual prefeito, Ortiz Junior (PSDB). Obteve 40.869 votos.

ATUALIDADE

O apoio de Lula em 2012, que participou de comício em Taubaté, foi fundamental para a ida de Isaac do Carmo ao segundo turno da eleição municipal daquele ano.

Isaac do Carmo chegou a se reunir com o então candidato a prefeito pelo PV, Padre Afonso Lobato.

A conversa girou em torno de um possível segundo na eleição de 2012. Quem fosse para o segundo turno receberia o apoio do outro.

O petista foi para o segundo turno, mas não teve o apoio esperado.

Nos últimos meses, Isaac do Carmo chegou a conversar com o pré-candidato a prefeito pelo PMDB José Antonio Saud sobre uma possível aliança PMDB-PT.

Após os acontecimentos políticos deste ano, com líderes do PMDB apoiando o golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff, a iniciativa de Isaac foi rechaçada pelo PT taubateano.

Em votação interna, o partido, que chegou a se aproximar do PSOL, decidiu marcar o debate e a prévia, que se realizarão neste final de semana.

O surgimento da pré-candidatura da jornalista Júlia Martin atrapalhou os planos de Isaac do Carmo, que se recusava a disputar a convenção municipal por entender que tinha direito adquirido por ter sido o último candidato do partido a prefeito de Taubaté.

Júlia Martin, 28 anos, representa a ala jovem do PT, mas conta com o apoio de petistas que militam no partido desde a sua fundação em Taubaté

Será uma disputa renhida, salutar, democrática.

O PT sairá fortalecido deste embate.